Exposição Virtual: Integração da Terceira Idade Paranaense

O Centro de Memória do Esporte apresenta a terceira exposição virtual, desta vez contando a história dos Jogos de Integração da Terceira Idade Paranaense e presta homenagens a três atletas do estado: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy. 


→ As exposições podem ser conferidas no final da página, clicando em seus respectivos cartões.


Um olhar para a melhor idade e o surgimento do Estatuto do Idoso


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como "idoso" pessoas com mais de 65 anos em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

Aqui no Brasil, representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em dez anos, estima-se que este número supere o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Portanto, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida do brasileiro impacta diretamente na saúde, assim como exige redes de atenção organizadas para atender essa população.

Neste aspecto, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), que prevê ao idoso a garantia de todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. 

A lei também ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

 

A juventude se vive todo dia.

Marcos Schemberger, conhecido por "Padre", Coordenador da Regional Litoral


Importância do Esporte na integração 
 

Nas últimas décadas, devido ao avanço da medicina e ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, tem-se observado uma mudança no perfil do idoso. De maneira geral, não são mais pessoas debilitadas, dependentes e frágeis que costumavam ser décadas atrás. Inclusive, viajam, vivem sozinhos e buscam meios de se manterem ativos. 

Ainda assim, apesar de terem tido boas experiências esportivas quando jovens, existe a probabilidade de se afastarem do esporte quando atingem a velhice. Isso deve-se ao estabelecimento de prioridades quanto ao hábito e estilo de vida que por vezes não contemplam a atividade física.

Por isso, por meio da Superintendência do Esporte, a Paraná Esporte apoia a realização dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS), que acontecem desde 1996 no litoral do Paraná. Afinal, a promoção ou restabelecimento da saúde por meio da prática do exercício, atividade física e esporte como atividade de lazer (recreação, entretenimento) é um objetivo da nossa Política de Esportes do Estado.

Portanto, em 2019, os JIIDOS tornaram-se Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, está prevista a participação de 20 municípios do Estado do Paraná nas atividades que acontecerão em Praia de Leste e Guaratuba. Dentre as modalidades, podemos citar vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, tênis de mesa, handebol, damas e dominó (feminino e masculino).

Para 2022, a proposta é manter o investimento atual e subsidiar hospedagem e alimentação dos participantes nas cidades parceiras. 
 

 

"A prática esportiva é tão incrível e transformadora que rejuvenesce o idoso e prepara o jovem,
desvendando o segredo da mente sã e do corpo são. Que possamos aprender a viver melhor com quem nos é exemplo."
Adriana Porto, Diretora do Centro de Memória do Esporte do Paraná