Jogos de Aventura e Natureza

 

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA - JANs


Em 2023, os JANs alcançaram um novo patamar, com quatro etapas executadas com sucesso: Litoral, Corredor das Águas, Norte e Angra Doce, registrando a participação de mais de 160 mil pessoas. A primeira etapa, realizada em Londrina e Alvorada do Sul nos dias 3 e 4 de junho, destacou-se pelos Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e competições de handebol de praia, futebol americano, light kart e street skate. Em seguida, o Litoral sediou o Festival de Inverno, abrangendo cidades como Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, oferecendo um amplo leque de modalidades esportivas e atividades culturais.

O mês de setembro foi marcado pela terceira etapa, realizada em Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, proporcionando um total de 47 atividades em diversos municípios do Noroeste do Paraná. Por fim, a última etapa, sediada no Norte Pioneiro do estado, na região de Angra Doce, envolveu os municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Tomazina. No total, foram promovidas 119 atividades somando ações esportivas e integradas.

Para o ano de 2024, já estão confirmadas três empolgantes etapas: Curitiba e Região Metropolitana, entre 18 e 26 de maio; o retorno do Festival de Inverno, entre os dias 13 e 21 de julho no litoral paranaense;  por fim, uma nova etapa, no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro. Os Jogos de Aventura e Natureza continuam a ser um evento de referência, unindo esporte, turismo e preservação ambiental. Prepare-se para mais um ano de muitas ações!

JAN Norte
JAN Corredor das Águas

 

jogos de aventura e natureza

​​​

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) representam uma iniciativa pioneira no Brasil que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. Desde sua concepção em 2019, os JANs têm crescido significativamente, tornando-se um marco anual aguardado por milhares de pessoas em todo o país.

JAN Festival de Inverno
JAN Angra Doce

 

 

Jogos de Aventura e Natureza ganham prêmio nacional de Top Inovação da Uninter

A segunda edição do Prêmio Top Inovação, promovido pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), em parceria com a Fundação Wilson Picler, revelou os projetos mais inovadores do Brasil. A ação teve como objetivo dar visibilidade, incentivar e aprimorar ideias que trouxeram soluções inteligentes e criativas para o desenvolvimento socioeconômico do país, efetivadas por gestores de entidades públicas ou privadas no ano de 2022.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte (atual Secretaria de Estado do Esporte), recebeu o Prêmio de Inovação na categoria Desporto pelos “Jogos de Aventura e Natureza”, projeto que desde 2019 promove o turismo e o desenvolvimento regional, gerando emprego e renda em todas as regiões do estado por meio de campeonatos e ações sócio esportivas de modalidades que envolvem céu, mar e terra.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento ao Esporte da Paraná Esporte, Tiago Campos, o sucesso do projeto e seu reconhecimento nacional é fruto de muito planejamento. ‘’2022 foi de muito sucesso e afirmação para os Jogos de Aventura e Natureza, tendo em vista que tivemos um período muito difícil de pandemia nesses últimos anos. Mas neste ano conseguimos realizar tudo que planejamos. Levamos competições, apresentações e clínicas esportivas para a comunidade, atendendo mais de 74 modalidades e recebendo 11 mil atletas em nossas etapas, sejam em campeonatos nacionais [como os campeonatos brasileiros de canoagem, brasileiro de BMX Racing, campeonato brasileiro de surf no litoral] ou campeonatos internacionais [como os de Beach Tennis e Punhobol]. E esse é o grande objetivo, como proposto pelo nosso governador Ratinho Júnior e o nosso superintendente Hélio Wirbiski, de utilizar o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego e renda e também o fortalecimento dessas federações esportivas. Para coroar esse ano maravilhoso, nós recebemos o Prêmio Nacional de Top Inovação do Grupo Uninter. Saber que fomos coroados com esse reconhecimento nos deixa muito gratificados e felizes, na certeza de que estamos no caminho certo e com resultados positivos”, afirma Campos.

Neste ano (2022), o prêmio Top Inovação Uninter recebeu mais de 140 projetos, somando 14 áreas diferentes da inovação brasileira: Mobilidade Urbana e Logística Urbana (Infraestrutura); Jurídico e Tributária; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Agronegócio; Arquitetura e Urbanismo; Empreendedorismo e Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar (Psicologia); Direitos Humanos; Segurança Pública e Segurança Privada; Educação; Desporto; Engenharia, Tecnologias e Processos (TI); Comunicação e Melhores Campanhas Institucionais; Comércio Exterior e Relações Internacionais. O projeto “Jogos de Aventura e Natureza” concorreu na categoria Desporto, juntamente com outros projetos de diversos estados do Brasil.

O secretário do esporte, Helio Wirbiski, aponta que o esporte paranaense é o grande beneficiado deste reconhecimento. “O esporte no Paraná tem planejamento completo, dos 12 aos 90 anos. Então, finalizamos o ano de forma feliz: premiados e contemplados, porque passamos de uma Superintendência para uma Secretaria” finaliza.

Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná por meio da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com as prefeituras municipais e com o apoio das federações esportivas de cada modalidade.

 

 

Esporte e Turismo - Saúde e Natureza

Saúde e Natureza

 

Além de incentivar a prática de esportes, os Jogos de Aventura e Natureza foram criados para alavancar o turismo nas mais belas regiões do estado. Destacando o ecoturismo, em que o Paraná apresenta um grande potencial.

Conheça as Cidades

 

Galeria de Fotos

Confira os locais e datas das competições