O Esporte Que Queremos

 

Programa O Esporte Que Queremos

 

INSCRIÇÕES - IX Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná

PLATAFORMA DE DADOS

CADASTRO ESPORTIVO MUNICIPAL

POLÍTICA MUNICIPAL DE ESPORTE

CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE

FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE

OFÍCIO CIRCULAR PÓS CAPACITAÇÃO

CONTATOS

 

Reitor da UFPR – Ricardo Marcelo Fonseca

 

Depoimento do ex-atleta olímpico de vôlei de praia – Emanuel Rego

 

Vídeo histórico – O Esporte Que Queremos

 

 

O programa O Esporte Que Queremos é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos Municípios, tendo como premissa a LEI GERAL DO ESPORTE, a LEI DO SISTEMA ESPORTIVO ESTADUAL, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.

Desse modo, o que se pretende é contribuir ao desenvolvimento esportivo no Paraná de forma consistente e integrada, auxiliando os municípios a melhorar os processos de gestão delimitados por dados concretos e a sua utilização, e um plano de capacitação fortalecido por processos contínuos de consultoria técnica.

 

GESTÃO ESPORTIVA COM BASE EM EVIDÊNCIAS

Todo esse processo tem como ponto de partida um diagnóstico feito com os municípios do estado (por meio do Cadastro Esportivo Municipal, com 100% dos municípios respondendo) que alimentou uma PLATAFORMA DE DADOS (BI-Business Intelligence) intitulada Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), construída pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), parceira fundamental em todo esse trabalho.

 

COLETÂNEA DE PUBLICAÇÕES “O ESPORTE QUE QUEREMOS”

A partir dos dados coletados foram identificadas lacunas que permitiram a concepção do próximo passo do programa: a criação de documentos de orientação e processos de capacitação e consultoria destinados ao aperfeiçoamento de políticas e programas personalizados aos gestores esportivos dos municípios do Paraná.

CONFIRA A COLETÂNEA COMPLETA

 

SELOS E CERTIFICAÇÃO

A adesão ao programa O Esporte Que Queremos se dá a qualquer tempo, desde que o município participe de todas as etapas, que o certificam de forma sucessiva e gradual. Essa Certificação é traduzida em SELOS que demonstram o avanço no processo de planejamento:

SELO BRONZE – entregue aos municípios que preencherem os dados do Cadastro Esportivo Municipal na plataforma GEEM.

SELO PRATA – para os municípios que conquistaram o selo bronze e apresentaram uma proposta quanto a sua Política Municipal de Esporte.

SELO OURO – por sua vez, os municípios que receberam o selo prata e desenvolveram os requisitos quanto a formalização do Conselho Municipal de Esporte recebem o SELO OURO.

SELO PLUS – cumpridas as etapas anteriores, aos municípios que desenvolverem instrumentos de financiamento e Fundo Municipal para o Esporte destina-se o selo plus.

 

O ESPORTE QUE QUEREMOS 2023: TEMAS EM EVIDÊNCIA - CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE + FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE

Cumpridas todas as etapas o município terá um planejamento completo de ações, o planejamento da sua política esportiva, com a composição de um conselho municipal de esportes e os demais instrumentos de planejamento e financiamento do esporte local, estando aptos, desde que formalizado o Conselho e o Fundo Municipal de Esportes, a receber recursos que se destinam ao cofinanciamento, prioritariamente por transferências automáticas fundo a fundo, com o recebimento e repasse de recursos financeiros de forma facilitada, oriundos do Fundo Estadual do Esporte do Governo do Paraná.

 

A constituição do Conselho e do Fundo Municipal de Esporte é o recorte temático que estará em evidência na programação do programa O ESPORTE QUE QUEREMOS – 2023.

 

AGENDA DE CAPACITAÇÕES OEQQ 2023

 

Venha conosco! Esse é “O Esporte Que Queremos”