JIIDOS - Jogos da integração do Idoso

Os Jogos da Integração do idoso iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do Governo do Estado. O objetivo era criar um projeto de fomento à atividade física e esportiva para pessoas da melhor idade.

Os jogos tornaram-se tradição nos municípios que iniciaram as modalidades esportivas adaptadas para os atletas. Dentre as modalidades, podemos citar o basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei cambio, vôlei de praia, vôlei no escuro (acima de 70 anos), tênis de mesa, jogos de mesa (dama e dominó) e xadrez, além de atividades de jogos de salão.

Jogos de Integração dos idosos no Rio de Janeiro, 2004.

Durante um tempo, o Governo do Estado esteve ausente dos jogos. A retomada aconteceu em 2017, com apoio da Paraná Esporte, principalmente no pagamento da arbitragem, material esportivo e premiação. É dado a todos os municípios um troféu e medalhas para todos os integrantes. Cabe aos municípios o transporte, hospedagem e alimentação.

As fotos a seguir datam de competições realizadas em 2017, 2018 e 2019.

Foto de abertura.
Foto da abertura dos Jogos.

Finalização do grupo todo
Cerimônia de finalização dos Jogos.
Grupo São José dos Pinhais (PR).

Dominó Feminino.

JIIDOS

trio_4
trio_6
trio_5

JIIDOS

galera

Na foto acima, de pernas cruzadas e fazendo o sinal de "positivo", Rubens Schane descreve cada registro fotográfico da integração do esporte, uma maneira de levar para a posteridade o melhor dos Jogos. "Sinto-me honrado e gratificado por ter a oportunidade de registrar tão nobres pessoas da Melhor Idade... Grandes amizades vieram através do Esporte na Melhor Idade", conta ele.

bola
Superintendente Hélio Wirbiski em 2018.
Basquete masculino.

VOLEIBOL MASCULINO 2018
VOLEIBOL MASCULINO 2018.
VOLEIBOL MASCULINO.

Handebol masculino.

BASQUETE  FEMININO 2018
Basquete Feminino 2018.
Basquete feminino.

Em 2017 foram oito municípios participantes. Em 2018, 12. Este número chegou em 15 municípios parceiros em 2019.

foto
Na primeira fileira, à esquerda, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, na segunda fila ao centro, Marcos Aurelio Schemberger, coordenador da 33° edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade, 2018.
torcida

HANDEBOL FEMININO 2018.
Handebol feminino.

VOLEIBOL FEMININO QUADRA.
Voleibol feminino.

Para participar, os atletas deverão estar com 60 anos completos no ano de realização do evento ou mais, de ambos os sexos. Os participantes inscritos poderão participar em até duas atividades esportivas adaptadas por dia.

ampla

alone_1

EXPO

Vôlei de praia masculino.
praia

la praia
praia

volei

homem
Dia do desafio

galera
Final dos treinos para os jogos da melhor Idade no ginásio José Richa em Guaratuba, em 2021.

Portanto, em 2019, os JIIDOS tornaram-se Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, está prevista a participação de 20 municípios do Estado do Paraná nas atividades que acontecerão em Praia de Leste e Guaratuba. Dentre as modalidades, podemos citar vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, tênis de mesa, handebol, damas e dominó (feminino e masculino).

Nos dias quotidianos
É que se passam