JIIDO 2025
SOBRE OS JOGOS DA INTEGRAÇÃO DO IDOSO
Os Jogos da Integração do idoso iniciaram em Guaratuba, em 1994, como proposta do Governo do Estado. O objetivo era criar um projeto de fomento à atividade física e esportiva para pessoas da melhor idade.
Os jogos tornaram-se tradição nos municípios que iniciaram as modalidades esportivas adaptadas para os atletas. Dentre as modalidades, podemos citar o basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro (acima de 70 anos), tênis de mesa e jogos de mesa (dama, dominó e xadrez).
Para participar, os atletas deverão estar com 60 anos completos no ano de realização do evento ou mais, de ambos os sexos. Os participantes inscritos poderão participar em até duas atividades esportivas adaptadas por dia.
Em 2019, os JIIDOS tornaram-se Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, houve a participação de mais de 40 municípios do Estado do Paraná nas atividades que aconteceram em Praia de Leste e Guaratuba, nas condições de Competição (Guaratuba) e Oficinas (Pontal do Paraná).
Neste ano, o evento contará com três etapas distintas: bronze, prata e ouro. A etapa bronze é voltada especialmente para novos idosos que ainda não conhecem as modalidades do jido, sendo também uma oportunidade para que novos municípios possam participar. Já as etapas prata e ouro representam a fase competitiva do evento, reunindo atletas já selecionados. Para este ano, mais de 2.500 atletas estão confirmados, sendo aproximadamente 1.400 na categoria ouro e cerca de 1.000 na categoria prata.
Os Jogos de Integração do Idoso - JIIDO - são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e das prefeituras municipais.