JOSÉ CANDIDO MURICY

José Candido Muricy nasceu em Curitiba, no dia 23 de abril de 1943. Filho de Milton Muricy e Anita Postarek Muricy, é casado com Vera Lucia de Moura Brito Muricy e pai de quatro filhos: Luciana e Christiana (gêmeas), Maria Angélica e José Ricardo.

Muricy Iniciou seus estudos em escola pública, no Grupo Escolar XIX de Dezembro e no curso secundário no Colégio Marista Santa Maria. Como todo garoto criado na década de quarenta, jogava futebol de botão, bolinha de burico, voleibol, tênis, golfe e futebol no campo da Galicia (atual praça 29 de março). Entretanto, quando conheceu o basquetebol, percebeu que aquele era o seu esporte do coração.

Milton, seu pai, também era atleta. Muricy via nele seu grande ídolo e incentivador. Aos 10 anos de idade, jogou pelo Colégio Santa Maria. Já pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendeu a equipe de Medicina e também participou da Seleção Universitária. Nos Clubes de Curitiba jogou pelo Círculo Militar do Paraná, Sociedade Thalia e Clube Curitibano.

 

futebol_no_campo_da_galicia_-_muricy_com_a_redinha_na_cabeca.jpg
Futebol de campo da Galicia. Na foto, Muricy é a criança de redinha na cabeça.
dr_muricy_o_filho_jose_ricardo_e_o_neto_leonardo_
Da esquerda para a direita, o filho Jose Ricardo, o Muricy e o Neto Leonardo.

 

Foi nessa época que decidiu se tornar atleta profissional. Chegou a ser convidado pelo Vasco da Gama (RJ) mas, como Muricy mesmo conta, sua mãe zelosa o dissuadiu carinhosamente com um cabo de vassoura. A ameaça era clara: você vai ser médico.

Portanto, formou-se em medicina pela UFPR em dezembro de 1968. Hoje, é conhecido principalmente pela sua vida profissional, sendo dono de diversos investimentos na área da saúde. Como médico e cirurgião, tem reconhecimento internacional na especialidade de cirurgia plástica e transplante capilar. Como desportista, se manteve ativo da infância até os dias atuais.

Defendeu as seleções de Curitiba e do Paraná em vários campeonatos regionais e nacionais. Participou de sete campeonatos mundiais de basquetebol máster como atleta e coordenador, defendendo as cores do Brasil com pódio em quatro dos sete mundiais: Luibliania (Eslovênia 2001/4º), Orlando (USA 2003/4º), Christchurch (Nova Zelândia 2005/Prata) San Juan (Porto Rico 2007/4º), Praga (Czech Republic 2009/Prata), Natal (Brasil 2011/bronze) e Thessaloniki (Grécia 2013/prata).

mundial_da_grecia
Mundial disputado na Grécia.
Mundial disputado na Grécia, em 2013. Equipe foi prata.
Mundial disputado na Grécia, em 2013. Equipe foi prata.

 

muricy
muricy
muricy

 

Dos três Pan-Americanos que participou, foi premiado em todos: Guarujá (BR)/prata, Lima (Peru)/ouro e San José (Costa Rica)/bronze.

Foi presidente da Federação Paranaense de Basketball em 76, 77 e 78; e da Associação Paranaense de Basquetebol Master por oito mandatos consecutivos, de 1999 à 2015.

 

Torneio Duque de Caxias.
Torneio Duque de Caxias.
rs
Torneio SESC.

 

 

Fundou o seu próprio Clube em novembro de 2003 e o batizou de Galicia Basketball Club, que reúne amigos de 30 a 85 anos. Pelo seu Clube, realiza anualmente os Torneios Verinha Muricy e Galicia nas duas sedes próprias.

É admirado pela seriedade e profissionalismo que imprime em todos os seus empreendimentos, sejam eles esportivos, profissionais ou lazer. É um líder nato, aglutinador, festeiro e toca um pandeiro como ninguém.

show_img.
reinaug_gi_
rs

 

reinaug_gi_
Mundial de Natal, 2011.

 

Dois
Muricy e sua esposa Vera Lucia.
ricy arena

 

No Galicia, com o deputado estadual Michele Caputo e o deputado federal Luiz Carlos Hauly.
No Galicia, Muricy de vermelho com o deputado estadual Michele Caputo (à esquerda) e o deputado federal Luiz Carlos Hauly (à direita).
Visita Anderson Varejã no Galicia Basketball
Visita Anderson Varejã no Galicia Basketball.

 

Sede Dalicia.
Equipe na sede da Galicia.
jogo