Ao longo de 2022, Paraná garante bolsas a atletas e leva esporte aos 399 municípios 23/12/2022 - 20:50

Sem folga no calendário, as ações da Superintendência Geral do Esporte no ano de 2022 começaram com o Verão Paraná. Seguindo com Jogos Oficiais do Estado, novos programas e incentivos via programas como o Geração Olímpica e Proesporte. Além disso, é importante frisar que todas as ações visam aumentar a qualidade de vida dos envolvidos, sejam eles crianças, adultos ou idosos.

O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, comenta sobre o ano proveitoso e de muito sucesso para o esporte paranaense. “Um ano que conseguimos ficar em primeiro lugar nos Jogos da Juventude; que evoluímos muito no PROESPORTE com mais de 20 milhões de reais atendendo em torno de 500 projetos esportivos; o Geração Olímpica e Paralímpica que é o maior programa que temos de bolsas do Brasil; os Jogos de Aventura e Natureza está virando exemplo para outros estados; a operação verão está toda planejada e cada dia cresce mais. Enfim, o esporte paranaense teve um ano bem organizado e estruturado. Então, terminando o ano com muita alegria e com certeza o esporte paranaense terá mais quatro anos de muito sucesso de muita vibração, muita organização de respeito ao dinheiro público”, afirma.

Confira a retrospectiva de 2022 das ações da Paraná Esporte, estruturadas em tópicos que vão desde a manutenção de projetos já existentes às estratégias internas e externas da Superintendência.

JOGOS OFICIAIS
 

JAPS

Jogos Abertos do Paraná - A fase regional dos JAPS foi disputada em julho e contou com a participação de 264 municípios com 806 equipes e 12.200 participantes. Os jogos aconteceram em 12 municípios-sede: Guaratuba, Prudentópolis, Cornélio Procópio, Arapongas, Terra Rica, Umuarama, Ivatuba, Planalto, Palmas, Laranjeiras do Sul, Toledo, Borrazópolis.
​​​A macrorregional aconteceu no início de setembro em quatro cidades-sede: Irati, Jandaia do Sul, Floraí e Marechal Cândido Rondon. Ao todo foram 2.835 pessoas de 104 municípios participando da competição. 
A fase final dos JAPS aconteceu de 4 a 6 e 25 a 27 de novembro, nas cidades de Toledo, Cascavel e Apucarana. Os mais de 3.9 mil atletas que se classificaram ao longo das fases regionais e macrorregionais disputaram 18 modalidades: basquete, bocha, bolão, futebol 7, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, handebol de praia, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, xadrez, rugby, atletismo e natação.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JAPS.

 

JAPS MASTER

Jogos Abertos do Paraná Master - O litoral paranaense recebeu a 2ª edição dos Jogos Abertos Master do Paraná (JAPS Master) entre os dias 7 a 11 de setembro, com as modalidades coletivas, em 4 municípios-sede: Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba.
A competição tem como objetivo fortalecer a prática esportiva competitiva para pessoas entre 40 e 60 anos, além de promover o âmbito social e a prevenção de doenças. 
Ao todo foram 901 atletas de 63 equipes participando do evento, que é disputado entre seleções municipais. Os atletas competiram em cinco modalidades: basquetebol, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol.
​As modalidades individuais serão disputadas no interior do estado, o atletismo acontece na cidade de Cascavel entre os dias 21 e 23 de outubro e a natação acontece em Apucarana entre 4 e 6 de novembro.
Os JAPS Master são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte e conta com o apoio das Prefeituras Municipais das cidades-sede.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JAPS Master.

 

PARAJAPS

Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - A 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) aconteceu em Londrina, entre os dias 12 a 15 de novembro. A competição contou com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes.
Neste ano foram 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez. 
A delegação curitibana somou 200 pontos e alcançou pela décima vez o título de campeã geral e ficou à frente de Maringá (146), Cascavel (139) e Londrina (130).
O PARAJAPS é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina. A competição estreou em 2012, também na cidade de Londrina, e é similar aos Jogos Abertos do Paraná, sendo destinado a atletas adultos de alto rendimento. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JAPS.

 

PARANÁ COMBATE

Paraná Combate - A segunda edição do Paraná Combate aconteceu entre os dias 12 e 16 de outubro no município de Londrina. A competição contou com a participação de mais de 1700 atletas e 700 dirigentes e comissão técnica, totalizando mais de 2400 envolvidos no evento. O grande destaque foi a delegação de Cascavel que sagrou-se campeã.
Dentro dos cinco dias de competição, foram disputadas as modalidades de boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo, wrestling nas categorias juvenil, atletas entre 15 anos completos, 17 anos e adultas acima de 18 anos. Dentro destas modalidades apenas o boxe (por força de regra) não pode ser disputado por menores de 18 anos.
O Paraná Combate edição de 2022 foi uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio das federações de lutas do estado e da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Para mais informações, acesse a página oficial do Paraná Combate.

 

JIIDO

Jogos da Integração do Idoso - Os 16° Jogos da Integração do Idoso (JIIDO) foram realizados entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, no litoral do Paraná. As competições aconteceram em Guaratuba com 1286 atletas, sendo 808 feminino e 478 masculino. Com a participação de 44 municípios e um total de 499 equipes, com atletas de 60 anos completos ou mais. 
Os atletas participaram de 10 modalidades competitivas adaptadas para o público idoso, sendo elas, basquete relógio, handebol por zona, peteca, voleibol câmbio, vôlei no escuro (acima de 70 anos), vôlei de praia, tênis de mesa, jogos de mesa (dominó e damas) e xadrez relâmpago.
Além da competição, os idosos participaram de oficinas com o objetivo de iniciação às modalidades adaptadas. Estas oficinas aconteceram em Pontal do Paraná, na Associação Banestado, e contou com aproximadamente 21 municípios participantes e 110 idosos. Foram realizadas 10 oficinas com as mesmas modalidades da competição, recreação, caminhada e dança.
Os Jogos da Integração do Idoso são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Guaratuba e de Pontal do Paraná.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JIIDO.

 

JUPS

Jogos Universitário do Paraná - Os jogos aconteceram de 15 a 21 de julho no município de Apucarana. Disputados nas modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, taekwondo, voleibol e xadrez, todas nas modalidades masculino e feminino.
Uma grande novidade que foi apresentada nesta edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) é a implantação dos jogos eletrônicos, os e-Sports, disputadas em seis modalidades diferentes. Os inscritos disputaram na primeira etapa, os seguintes jogos: Free fire, Clash Royale, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES 2022 ou Fifa 2022, League Of Legends (LOL) e Poker. Os vencedores de cada modalidade garantiram vaga para representar o Paraná e as instituições de ensino superior em que estudam na competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Para mais informações, acesse a página oficial dos JUPS.

 

JOJUPS

Jogos da Juventude do Paraná - Os 34° Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) começou com a fase regional no mês de junho em 12 cidades-sedes: Carambeí, Santa Mariana, Centenário do Sul, Marialva, Iporã, Goioerê, Planalto, Clevelândia, Pinhão e Palotina. A competição contou com a participação de 597 equipes de 292 municípios. 8.350 atletas disputaram 4 modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. 
A macrorregional aconteceu em agosto nos municípios de Castro, Ibiporã, Mandaguari e Medianeira. Ao todo participaram dessa fase da competição 1.613 atletas em cinco modalidades: basquetebol, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol.
A fase final do JOJUPS aconteceu em três fins de semanas, de 16 a 18 de setembro em Toledo, de 23 a 25 de setembro em Cascavel e de 8 a 10 de outubro também em Toledo.Os Jogos da Juventude visam o esporte de alto rendimento para os jovens de todo o estado e, ao todo, mais de 3.800 atletas disputaram em 15 modalidades: basquetebol, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis, badminton, futsal, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, atletismo e handebol de praia.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JOJUPS.

 

PARANÁ BOM DE BOLA

Paraná Bom de Bola - A fase regional do Paraná bom de Bola começou em maio em 12 cidades-sede: Campo Largo, Tibagi, Ribeirão do Pinhal, Cambira, Sarandi, Iporã, Boa Esperança, Corbélia, Verê, Quedas do Iguaçu, Missal e Marilândia do Sul, com participação de 185 municípios. Foram mais de 10 mil atletas, ao todo foram 357 equipes competindo.
Já a fase macrorregional aconteceu em quatro cidades-sede nos municípios de Arapongas, Moreira Sales, Palotina e São Mateus do Sul. Ao todo foram 69 jogos totalizando mais de 300 gols marcados com 1.236 atletas. 
A fase final da 2º edição do Paraná Bom de Bola encerrou no dia 15 de novembro no município de Goioerê. Ao todo, foram 1.100 participantes, entre atletas, dirigentes e comissão técnica. A competição foi dividida em quatro categorias: feminino sub 16, masculino sub 16, masculino sub 21 e master (+50). 

Para mais informações, acesse a página oficial do Paraná Bom de Bola.

jans

No ano de 2022, os Jogos de Aventura e Natureza (JANS) atenderam 74 modalidades esportivas, contando com a presença de 11.102 mil atletas participantes, 413 profissionais de educação física, tendo um total de 434 profissionais envolvidos em todos os eventos.
Os Jogos de Aventura e Natureza foram divididos em 4 etapas ao longo do ano, sendo elas:

Corredores das Águas  - 31/03 a 03/04
Do dia 31/03, ao dia 03/04, os municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná, Maringá, Paranavaí, Terra Rica e Marilena receberam nove modalidades esportivas dos mais variados estilos. Mais de 1.6 mil atletas praticando seu esporte, na região banhada pelo Rio Paraná e movimentando a economia dos municípios-sede.
Dados desta etapa: 06 municípios-sede, com 1.631 mil atletas, 09 modalidades, 234 profissionais envolvidos, 22 mil público total.

Etapa Norte- 23/06 a 03/07
Do dia 23/06, ao dia 03/07, Londrina, Ibiporã, Alvorada do Sul, Sertaneja e Sertanópolis receberam mais de 30 eventos dos JANS. Ao todo, foram 15 competições esportivas, a nível estadual, nacional e internacional, de Terra, Ar e Água, recebendo aproximadamente 4.4 mil atletas de todas as regiões do Brasil e do Mundo que vieram ao Paraná disputar o título de suas modalidades. Também nesta etapa, mais de 3200 crianças e jovens das escolas Municipais, Estaduais e APAES dos municípios participantes, aproveitaram e vivenciaram esses esportes através das 11 clínicas esportivas destinadas ao público infantil.
Dados desta etapa: 05 municípios-sede, com 4.412 mil atletas, 24 modalidades, 228 profissionais envolvidos, 26.270 mil público total.

Etapa Festival de Inverno - 09/06 a 17/07
A etapa do Festival de Inverno aconteceu no Litoral Paranaense, mais especificamente nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Antonina. Os cinco municípios foram palco para as 16 modalidades disputadas pelos mais de 1.7 mil atletas durante esses 37 dias de muita competição.
Dados desta etapa: 05 municípios-sede, com 1.706 mil atletas, 16 modalidades, 125 profissionais envolvidos, 7.250 mil público total.

Angra Doce - 28/07 a 07/08/22
Etapa Angra Doce esteve presente nos municípios de Jacarezinho, Ribeirão Claro e Carlópolis de 28 de julho a 07 de agosto. Os quatro municípios foram palco para as 18 modalidades disputadas pelos mais de 2.1 mil atletas durante esses 37 dias de muita competição.
Dados desta etapa: 04 municípios-sede, com 2.142 mil atletas, 18 modalidades, 93 profissionais envolvidos, 12.050 mil público total.

Além destas quatro etapas, os Jogos De Aventura e Natureza atenderam os seguintes eventos esportivos durante o ano de 2022: Rally Transparaná, Mikasa Open Beach Soccer, Rally dos Sertões, Encontros Motocross, Campeonatos Motocross, Copa Brasil de Corrida de Aventura, Campeonato Mundial de Punhobol, Campeonato Brasileiro de Pesca e Campeonato Brasileiro de Canoagem.
Em 2022, o projeto "Jogos de Aventura e Natureza" recebeu o Prêmio Nacional Top Innovation da Uninter, na categoria Desporto. 

Para mais informações, acesse a página oficial dos Jogos Aventura e Natureza.

JEPS

Jogos Escolares do Paraná - A primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, realizado em seu modelo tradicional, reuniu mais de 20 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, participando das disputas nas modalidades futsal, basquetebol, voleibol, handebol, xadrez, atletismo e tênis de mesa. Esta primeira regional foi realizada em 15 cidades-sede: Astorga, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Catanduvas, Centenário do Sul, Chopinzinho, Ivaí, Matelândia, Planalto, Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Tomazina e União da Vitória.
Já a segunda etapa da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná aconteceu em 16 cidades-sede, sendo elas: Goioerê, Jardim Alegre, Kaloré/Marumbi, Loanda, Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Palmital, Pérola, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Santa Mariana, Tapejara, Teixeira Soares e Wenceslau Braz. Os jogos aconteceram simultaneamente nas 16 cidades-sede entre os dias 26 e 31 de maio, conta com a participação de 183 municípios e tem ao todo 17.751 inscritos entre atletas e dirigentes.
A etapa macrorregional contou com disputas de alunos-atletas de escolas e colégios que garantiram a classificação na fase regional. Esta fase foi realizada nos municípios de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos. A etapa contou com aproximadamente 16 mil participantes se enfrentando em oito modalidades regulares, sendo elas: atletismo, basquete, futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, além de 2 modalidades destinadas a alunos com deficiência (ACD), sendo o atletismo e o futsal. A competição encerrou no dia 19 de junho, quando foram definidas as 18 equipes para as fases finais.
As finais da 68ª edição dos Jogos Escolares do Paraná foram divididas em duas cidades. Campo Mourão recebeu os 5.800 alunos-atletas da categoria B de 12 a 14 anos entre os dias 15 e 23 de julho. Já Pato Branco acolheu os 4.780 alunos-atletas da categoria A de 15 a 17 anos entre os dias 05 e 13 de agosto.
Os campeões dos JEPS categoria A competiram nos Jogos da Juventude promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil na cidade de Aracaju nos dias 1 e 17 de setembro. Nas modalidades individuais os campeões foram para os jogos, já na modalidade coletiva o técnico campeão escolheu o time que representou o estado do Paraná. Já os campeões dos JEPS categoria B competiram nos Jogos Escolares Brasileiros na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro. 
Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento contou com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das Prefeituras Municipais.

Para mais informações, acesse a página oficial dos Jogos Escolares do Paraná.

 

JEPS BOM DE BOLA

JEPS Bom de Bola - Alunos-atletas de escolas públicas e privadas do Paraná competiram na 68ª edição dos Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola. A competição é exclusiva na modalidade futebol, disputada em duas categorias, de 12 a 14 anos (Ensino Fundamental) e 15 a 17 anos (Ensino Médio), ambas no masculino e feminino. 
A primeira regional ocorreu entre os dias 26 a 28 de agosto em 15 cidades-sede, sendo elas: Cambira, Capitão Leônidas Marques, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste,  Foz do Jordão, Itaguajé,  Itapejara do Oeste, Missal, Rio Negro, Santo Inácio, São João do Triunfo, Sapopema, Terra Roxa, Tomazina e Verê. Contou com aproximadamente 5922 alunos-atletas. 
A segunda regional aconteceu entre os dias 09 a 11 de setembro com 7.478 participantes em 16 cidades-sedes, sendo elas: Colombo, Quinta do Sol, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Iguaçu, Rancho Alegre d' Oeste, Jardim Alegre, Jacarezinho, Alvorada do Sul, Querência do Norte, Antonina, Iporã, Wenceslau Braz, Antônio Olinto, Palmital, São Sebastião da Amoreira, Palmital.
A terceira etapa foi realizada em Curitiba com 342 participantes distribuídos em 20 equipes.
Os alunos-atletas de escolas e colégios que garantiram a classificação na fase regional competiram na fase macrorregional entre os dias 23 e 25 de setembro com 2.700 participantes nas cidades:Antonina, Teixeira Soares, Rio Bonito do Iguaçu, Formosa do Oeste, Pitanga, Icaraíma, Marumbi e Japira.
A fase final aconteceu na cidade de Lapa entre os dias 11 e 16 de outubro com 1.400 alunos-atletas e 72 equipes.
Os Jogos Escolares Bom de Bola são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio das prefeituras.

Para mais informações, acesse a página oficial dos JEPS.


PROGRAMAS
 

GOP

O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em vivo estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta. No ano de 2022 o programa completou 11 edições. Ao todo foram distribuídas 1.160 bolsas para técnicos e atletas de 46 modalidades olímpicas e paralímpicas, divididas em 7 categorias. No Jogos da Juventude Brasileiro que aconteceram na cidade de Aracajú, a delegação paranaense conquistou 82 medalhas, dessas 61 foram de atletas bolsistas do programa. Nos Jogos Escolares Brasileiros que aconteceram no Rio de Janeiro, o Paraná se destacou ao conquistar 107 medalhas, a delegação contou com 293 pessoas, sendo 54 bolsistas. O Geração Olímpica e Paralímpica conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, que em 2022 investiu 4,75 milhões para o programa. 

Para mais informações, acesse a página oficial do Geração Olímpica e Paralímpica.

PROESPORTE

 A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Superintendência Geral do Esporte e da Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (CPROESPORTE), tornam público a conclusão da etapa de seleção de projetos referente ao Edital N° 4 do PROESPORTE. Programa que destina 9 milhões de reais em recursos financeiros decorrentes de renúncia fiscal para a execução de projetos esportivos, conforme os critérios estabelecidos no decreto nº 8.560/2017 e nos termos do edital 04.
Puderam inscrever projetos esportivos dentro dos seguintes requisitos: pessoa física, pessoa jurídica de direito privado, OSCIP e OS, pessoa jurídica de direito público da administração direta e indireta que comprovem ser residentes, domiciliados e estabelecidos no estado do Paraná há no mínimo 2 anos. Os projetos puderam ser inscritos em 05 diferentes áreas: Formação esportiva (Vivência esportiva); Formação esportiva (Fundamentação e aprendizagem da prática esportiva); Excelência esportiva (Especialização e aperfeiçoamento esportivo); Excelência esportiva (Alto rendimento); Esporte para a Vida Toda e Readaptação.
A seleção e a homologação final dos 75 projetos aprovados estão relacionados em ordem alfabética com o código do projeto e valor aprovado, e podem ser conferidos nestes links:  

Lista aprovados 
Publicação Diário Oficial do Estado (DIOE) 

Para mais informações, acesse a página oficial do PROESPORTE.

VERÃO

O Verão Paraná - Viva a Vida aconteceu de 28 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, e bateu o recorde de todas as edições já realizadas, efetuando 607.273 atendimentos no litoral e no noroeste do estado. Os atendimentos se referem aos cadastros realizados nos postos fixos e as interações com o trio elétrico que percorreu toda a orla de Matinhos a Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.
De terça a domingo, as equipes coordenadas pela Superintendência Geral do Esporte estiveram no litoral do Paraná – em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Antonina e Morretes – e na região noroeste – em Porto Rico e São Pedro do Paraná – realizando diversas atividades esportivas, culturais e recreativas. A programação contou com caminhada orientada, avaliação física, recreação infantil, aulas de ginástica e dança, entre outras atividades de esporte e lazer.
Os postos fixos do Verão Paraná - Viva a Vida estavam estruturados com palcos para a realização das aulas, muro de escalada com tirolesa, mesa de futmesa, além de quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. Todas as atividades foram preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação.
O Verão Paraná - Viva a Vida foi uma realização conjunta do Governo do Estado por meio da Superintendência Geral do Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Detran, Sanepar, Copel, Turismo, Cultura e Sejuf. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi, Daju e apoio do SESC e das prefeituras municipais.

A edição 2022/23 do Verão Maior Paraná está prevista para acontecer de 26 de dezembro a 31 de janeiro de 2023. Todas as atividades dos postos serão realizadas de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, sendo preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. 
​​​Todos os envolvidos no projeto participaram de uma capacitação realizada pela Superintendência Geral do Esporte de 28 de novembro a 02 de dezembro, com diversas palestras e oficinas referentes às atividades a serem desenvolvidas durante a temporada, visando o melhor atendimento da comunidade litorânea e veranistas.
O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

Calendário de atividades e eventos - Verão Maior Paraná

O PARADESPORTO QUE QUEREMOS

O programa O Paradesporto Que Queremos inova com a estruturação de uma rede de desenvolvimento do paradesporto, que contará com metodologia específica, infraestrutura, materiais adaptados e capacitações, iniciando-se com a adesão de sete municípios com infraestrutura adequada para a proposta. São eles: Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Maringá e Francisco Beltrão.
O Paradesporto Que Queremos aprimora as políticas públicas de incentivo e ampliar as ações voltadas às modalidades deste segmento, seguindo os princípios do Sistema Esportivo Federal e da Lei Geral do Esporte do Estado do Paraná.
O programa visa o desenvolvimento de ações voltadas à prática paradesportiva por todo estado. Entre os assuntos abordados estão a Frente Paranaense pela Educação Paralímpica, o Centro de Referência para Treinamento de Modalidades Paradesportivas em Curitiba, o PARAJAPS, os Jogos Escolares do Paraná, as APAEs e Centros de Desenvolvimento do Paradesporto em sete municípios paranaenses, entre outros temas.


COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS
 

BRASILEIRO DE VÔLEI ESCOLAR

Brasileiro de Vôlei Escolar - O Paraná foi a sede do Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol, entre os dias 24 de abril e 01 de maio. As partidas foram disputadas em Foz do Iguaçu e contou com as delegações dos 26 estados além do Distrito Federal, reunindo mais de 800 atletas e profissionais atrelados a esta modalidade, de todo o país. 
Os jogos foram realizados no centro de convenções do Hotel Rafain, além das quadras esportivas do ginásio Costa Cavalcanti, ginásio esportivo Ronaldo Schmidel Nunes e associação atlética Banco do Brasil.
O campeonato contou com o apoio irrestrito do Governo do Estado do Paraná através da Superintendência Geral do Esporte e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. 

 

JEBS

Jogos Escolares Brasileiros - Os Jogos escolares Brasileiros aconteceram entre os dias 1 e 15 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. A competição recebeu 5,6 mil estudantes de 12 a 14 de todo o país. A delegação do Paraná esteve presente nos JEBS em peso, com 283 participantes entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao todo o Paraná conquistou 107 medalhas (34 ouros, 31 pratas, e 42 bronzes) e ficou em 2º lugar no quadro de medalhas, ficando atrás somente do estado de São Paulo.

 

paralímpiada

Paralimpíadas Escolares - Entre os dias 21 a 26 de novembro, o Paraná marcou presença nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Com uma delegação de 112 integrantes entre alunos-atletas, dirigentes, técnicos e staff, o Paraná busca manter o bom desempenho no que se refere ao paradesporto. A competição conta com alunos-atletas de faixa etária entre 11 e 18 anos. 
Foram 14 modalidades, sendo elas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de pc (paralisia cerebral), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, parabadminton, taekwondo e halterofilismo. A delegação do Paraná competiu em oito modalidades: atletismo, bocha, goalball, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas, parabadminton, taekwondo.
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelos Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.

Para mais informações, acesse a página oficial dos Jogos Escolares do Paraná.

  

TERCEIRA ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF PROFISSIONAL

Terceira etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional - Depois da engorda da praia, o Pico de Matinhos, recebeu a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Surfe, uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com apoio da Federação Paranaense de Surf (FPSurf) e da Superintendência Geral do Esporte. O evento aconteceu entre os dias 22 e 28 de agosto e contou com a presença dos melhores atletas do Brasil.
​​​​​As duas primeiras edições do novo circuito aconteceram em Maceió/AL, e Saquarema/RJ, respectivamente. Esta foi a maior etapa do circuito neste ano, que contou com 247 atletas, sendo 216 masculinos e 31 femininos e R$280 mil em premiação. As baterias iniciaram diariamente às 8h e duraram o dia todo.
Matinhos é conhecida por ser um dos berços do Brasil em revelar atletas na modalidade. Após a engorda da praia, este foi o primeiro evento deste porte e mostra que o pico continua com ondas propícias para a prática esportiva.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM SLALOM E EXTREMO

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Extremo - A cidade de Tibagi recebeu entre os dias 27 e 29 de maio o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom. O evento foi uma realização da Superintendência Geral do Esporte por meio dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) em parceria com a Prefeitura de Tibagi, e contou com a organização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), da Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) e da Associação Semeando Sonhos.
O campeonato aconteceu no Rio Tibagi, na nova pista internacional de canoagem, localizada no Parque Linear Reinhard Maack. Essa é uma das poucas pistas semi artificiais do Brasil construída no leito de um rio.
As provas tiveram início na sexta-feira (27), com o tiro livre da canoagem slalom extremo e com as provas da 2ª divisão (iniciantes). No sábado (28), aconteceram as descidas classificatórias de canoagem slalom e das provas por equipe. As semifinais e finais da canoagem slalom foram realizadas na manhã de domingo (29), e no período da tarde aconteceram as baterias da canoagem slalom extremo.
O evento teve a presença confirmada de 115 atletas e movimentou o cenário dos esportes de aventura e do turismo da cidade de Tibagi. 
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom foi disputado nas categorias menor, júnior, sênior e master, com as provas K1 (caiaque individual), C1 (canoa individual), masculino e feminino; equipe caiaque e canoa masculino e feminino; além de canoa dupla mista.

 

jogos da juventude

Jogos da Juventude Brasileiro - Os Jogos da Juventude aconteceram na cidade de Aracaju, em Sergipe dos dias 2 a 17 de setembro. Pela primeira vez, a seleção foi formada por equipes finalistas da etapa estadual dos Jogos Escolares do Paraná. A delegação paranaense fez sua melhor participação da história na competição ao conquistar 82 medalhas (37 ouros, 18 pratas e 27 bronzes), fazendo com que o Paraná se consagrasse o grande campeão da competição, ficando à frente de estados como São Paulo e Santa Catarina e Minas Gerais. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), este é o maior evento olímpico da categoria e reúne os melhores atletas de todos os estados e Distrito Federal.

 

RALLY DOS SERTÕES

Rally dos Sertões - A 30ª edição do Rally dos Sertões fez parte do calendário oficial dos Jogos de Aventura e Natureza, em uma parceria entre o Governo do Estado, através da Superintendência do Esporte, e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O Rally teve sua largada no dia 26 de agosto, tendo de forma inédita, a cidade de Foz do Iguaçu como sede e sua chegada no dia 10 de setembro, em Salinópolis (PA).
Foram 15 dias de estrada percorrendo 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 quilômetros foram de trechos especiais, passando por oito estados das cinco regiões brasileiras, sendo eles: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. 
Esta edição do Rally reuniu cerca de 300 pilotos, agrupando mais de 3 mil pessoas e movimentando de R$800 mil a R$1 milhão por dia em cada cidade percorrida

 

RALLY TRANSPARANÁ

Rally Transparaná - Depois de atravessar o estado em cinco dias, de 01 a 05 de março, os participantes do Rally Transparaná encerram a maior competição off-road de regularidade das Américas em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. O evento festivo da chegada aconteceu neste sábado (5), com uma competição open de ciclismo com 217 participantes, inovando o rally que contou com carros, motos e bicicletas.
Desde a largada, em Foz do Iguaçu, os carros e motos passaram por cerca de 60 municípios paranaenses, onde o percurso de carro contou com 136 veículos percorrendo 1.330km e 80 motos que fizeram 1.421km.
O rally contou com participantes de 15 estados do Brasil, que vieram até o Paraná para competir, passear e apreciar as belezas naturais do estado. A competição apresentou as seguintes categorias: carros em rally 4x4, passeio adventure e trilha 4x4. As motos foram divididas em competição Big Trail e passeio.
O 28° Rally Transparaná é uma realização do Jeep Clube Curitiba, com o apoio do Governo do Estado do Paraná por meio da Superintendência Geral do Esporte, da Federação Paranaense de Motociclismo e Federação Paranaense de Ciclismo.

CAMPEONATO MUNDIAL VÔLEI ESCOLAR

Campeonato Mundial Vôlei Escolar - Primeira vez em que o evento esportivo saiu do continente europeu e aconteceu na América do Sul. O campeonato foi realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 20 e 26 de junho. Conta com 14 países participantes sendo eles Argentina, Brasil, Chile, Taipei, Croácia, Chipre, França, Grécia, Israel, Lituânia, México, Holanda, Sérvia e Turquia, e compõe com aproximadamente 500 participantes.
Os jogos aconteceram no ginásio Costa Cavalcanti, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e no hotel Bourbon Cataratas. O Paraná teve quatro escolas no campeonato. A Associação Educacional e Assistencial Martin Luther da cidade de Marechal Cândido Rondon representando o vôlei feminino, o Colégio Estadual São Vicente de Paula - EFMNPR da cidade de Nova Esperança representando o masculino e o Colégio Campo Sales que teve equipe masculina e feminino. A equipe masculina do Colégio Campo Sales ficou em terceiro lugar conquistando a medalha de bronze. 
O evento teve o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, do governo federal, através da Secretaria do Esporte, e do Governo do Paraná, pela Superintendência do Esporte.

 

SUL-AMERICANO DE ATLETISMO SUB-23

Sul-Americano de Atletismo sub-23 - Do dia 30 de setembro a 2 de outubro, Cascavel recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA). Foram mais de 270 atletas de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 
​​​​Com 79 atletas, o Brasil contou com a maior seleção da competição e somou 462 pontos na classificação geral, sendo campeã ainda no masculino, com 223, e no feminino, com 239 pontos. Na classificação por medalhas, a seleção brasileira somou 57 conquistas, sendo 18 de ouro, 19 de prata e 20 de bronze.
Os atletas do Paraná contribuíram para a vitória da seleção brasileira na competição. Ao todo foram convocados 13 atletas do Paraná, sendo eles: Érica Geni Cavalheiro, Letícia Ruzilla de Paula, Gabriela de Freitas Tardivo,Gabriela Araújo Gil de Sá, Marya Izabella Botega Netto, Stefany Beatriz Navarro da Silva, Renan Correa Gallina, Vítor de Oliveira da Silva, Felipe Izidoro da Silva, João Carlos Percegona de Souza, Henrique Motta Frazão, Paulo Henrique Ribeiro e Gabriel Luiz Boza.
O Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo foi realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, através da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).

Confira a matéria completa no site oficial da Agência de notícias do estado do Paraná.


AÇÕES PONTUAIS E ESTRATÉGICAS
 

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE PARANAENSE

O Centro de Memória do Esporte Paranaense é um espaço público criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e tem como objetivo o resgate e a preservação da história do esporte no Paraná.
Atua como facilitador para pesquisas, estudos e procedimentos de salvaguarda e conservação de objetos-documentos e testemunhos da história do esporte paranaense. Dessa forma, intuí viabilizar tais atividades, atendendo às políticas definidas pelo Governo do Estado instituídas conforme parâmetros democráticos e estabelecidos na Constituição Federal e de acordo com as diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Durante o ano de 2022, o Centro de Memória realizou a elaboração do plano museológico para 2022 a 2026, digitalização de fotos do acervo, visitas mediadas dos  estudantes de Educação Física da UFPR,  parceria com os Centros de Memória da UFPR e URGS, parceria com apoio técnico do Museu Oscar Niemeyer - MON, inserção do acervo do Centro de Memória ( troféus, medalhas e placas) no sistema de catalogação Pergamum dentre inúmeras outras ações. 

Para mais informações, acesse a página oficial do Centro de Memória do Esporte Paranaense.

pedala paraná

Durante este ano de 2022, o programa Pedala Paraná efetuou a instalação de 13 novas ciclorrotas em todo o estado do Paraná, totalizando 450 km . Ao todo, foram realizados mais de 15.6 mil atendimentos a toda a população paranaense.
O Pedala Paraná, através da Superintendência do Esporte, em conjunto com a Superintendência da Ação Solidária e apoio da CUFA – Central Única das Favelas, realiza também, o Pedala Solidário. Este projeto nasceu em prol de uma ação beneficente e sem fins lucrativos com finalidade de angariar alimentos que são dirigidos às famílias que vivem em dificuldades financeiras. Neste ano de 2022, o Pedala Solidário contou com o apoio de 115 municípios e mais de 50 mil peças de roupas arrecadadas.

Para mais informações, acesse a página oficial do Pedala Paraná.

escola do esporte

Escola do Esporte por meio de convênio entre a Paraná Esporte, a Superintendência de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi estabelecida a abertura da segunda turma do curso EAD de especialização lato sensu em Gestão Pública do Esporte, para gestores públicos servidores que não são portadores de curso superior, beneficiando em torno de 280 alunos matriculados. 
Também foram estabelecidas cooperação técnica com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) através do Projeto de Extensão “Formação de Treinadores”, tendo em vista 
o aprimoramento e qualificação de profissionais de Educação Física, alcançando a participação de 1.115 pessoas em diferentes cursos sendo eles: Planejamento e Gestão Esportiva dos Jogos Oficiais do Estado do Paraná (693 participantes), Desenvolvimento da Ginástica Rítmica no Estado do Paraná (24 participantes), Capacitação de Pareceristas para Análise de Merito de Projetos de Incentivo ao Esporte (45 participantes), Garotas Jogam Futsal - Fundamentação e Aprendizagem da Prática Esportiva (77 participantes).

GALERIA DE IMAGENS