Jogos da Integração do Idoso - JIIDO

JOGOS DE INTEGRAÇÃO DO IDOSO - JIIDO

Os Jogos da Integração do idoso iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do Governo do Estado. O objetivo era criar um projeto de fomento à atividade física e esportiva para pessoas da melhor idade. 

Os jogos tornaram-se tradição nos municípios que iniciaram as modalidades esportivas adaptadas para os atletas. Dentre as modalidades, podemos citar o basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei cambio, vôlei de praia, vôlei no escuro (acima de 70 anos), tênis de mesa, jogos de mesa (dama e dominó) e xadrez, além de atividades de jogos de salão.

Para participar, os atletas deverão estar com 60 anos completos no ano de realização do evento ou mais, de ambos os sexos. Os participantes inscritos poderão participar em até duas atividades esportivas adaptadas por dia.

Em 2019, os JIIDOS tornaram-se Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, houve a participação de mais de 40 municípios do Estado do Paraná nas atividades que aconteceram em Praia de Leste e Guaratuba, nas condições de Competição (Guaratuba) e Oficinas (Pontal do Paraná).

Pela primeira vez o Governo do estado realizou os jogos neste novo formato propiciando a participação de mais municípios através das capacitações realizadas em Pontal do Paraná e de um melhor desenvolvimento das  competições realizadas em Guaratuba, arcando inclusive com as despesas de hospedagem e alimentação para mais de 1400 participantes. 
 

Neste ano, os JIIDO's ocorrerão no seguinte cronograma:

  • Competições: 26/08 a 01/09, em Guaratuba;
  • Oficinas: 28/08 a 01/09, em Pontal do Paraná.
     

Confira o regulamento técnico das modalidades  >> Download

Confira o regulamento geral das modalidades  >> Download

 

Contato: jiido@esporte.pr.gov.br

 

>> Inscrições em breve!

jiidomateria

 

Os Jogos de Integração do Idoso - JIIDO -  são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e contam com o apoio do CREF -PR e das prefeituras municipais.