Jogos de Aventura e Natureza ganham prêmio nacional de Top Inovação da Uninter 08/12/2022 - 16:26

A segunda edição do Prêmio Top Inovação desenvolvido pelo Centro Universitário Internacional Uninter, em parceria com a Fundação Wilson Picler, revelou no último sábado (26) os projetos mais inovadores do Brasil. A ação teve como objetivo dar visibilidade, incentivar e aprimorar ideias que trouxeram soluções inteligentes e criativas para o desenvolvimento socioeconômico do país, promovidas por gestores de entidades públicas ou privadas no ano de 2022.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, recebeu o prêmio de Inovação na categoria Desporto pelos “Jogos de Aventura e Natureza”, projeto que desde 2019 promove o turismo e o desenvolvimento regional, além de gerar emprego e renda em todas as regiões do estado por meio de campeonatos e ações sócio-esportivas de modalidades que envolvem céu, mar e terra.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento ao Esporte da Paraná Esporte, Tiago Campos, o sucesso do projeto e seu reconhecimento nacional é fruto de muito planejamento. ‘’2022 foi de muito sucesso e afirmação para os Jogos de Aventura e Natureza, tendo em vista que tivemos um período muito difícil de pandemia nesses últimos anos. Mas neste ano conseguimos realizar tudo que planejamos. Levamos competições, apresentações e clínicas esportivas para a comunidade, atendendo mais de 74 modalidades e recebendo 11 mil atletas em nossas etapas, sejam em campeonatos nacionais [como os campeonatos brasileiros de canoagem, brasileiro de BMX Racing, campeonato brasileiro de surf no litoral] ou campeonatos internacionais [como os de Beach Tennis e Punhobol]. E esse é o grande objetivo, como proposto pelo nosso governador Ratinho Júnior e o nosso superintendente Hélio Wirbiski, de utilizar o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego e renda e também o fortalecimento dessas federações esportivas. Para coroar esse ano maravilhoso, nós recebemos esse Prêmio Nacional de Top Inovação do Grupo Uninter, saber que fomos coroados com esse reconhecimento nos deixa muito gratificados e felizes, na certeza de que estamos no caminho certo e com resultados positivos”, afirma Campos.

Neste ano, o prêmio Top Inovação Uninter recebeu mais de 140 projetos, somando 14 áreas diferentes da inovação brasileira: Mobilidade Urbana e Logística Urbana (Infraestrutura); Jurídico e Tributária; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Agronegócio; Arquitetura e Urbanismo; Empreendedorismo e Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar (Psicologia); Direitos Humanos; Segurança Pública e Segurança Privada; Educação; Desporto; Engenharia, Tecnologias e Processos (TI); Comunicação e Melhores Campanhas Institucionais; Comércio Exterior e Relações Internacionais. O projeto “Jogos de Aventura e Natureza” concorreu na categoria Desporto, juntamente com outros projetos de diversos estados do Brasil.

O superintendente geral do esporte, Helio Wirbiski, aponta que o esporte paranaense é o grande beneficiado deste reconhecimento. “O esporte no Paraná tem planejamento completo, dos 12 aos 90 anos. Então, finalizamos o ano de forma feliz: premiados e contemplados, porque passamos de uma Superintendência para uma Secretaria” finaliza.

Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná por meio da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com as prefeituras municipais e com o apoio das federações esportivas de cada modalidade.