Profissionais de Educação Física estão capacitados para os Jogos da Integração do Idoso 24/06/2022 - 10:17

Os Jogos da Integração do Idoso (JIIDO) iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do Governo do Estado, com o objetivo de estimular a atividade física e esportiva para os idosos. Em 2021, houve a presença de 30 municípios nas atividades que aconteceram em Praia de Leste e Guaratuba com mais de 1100 participantes.

Esse ano, os JIIDOS serão realizados entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, em Guaratuba e Pontal do Paraná. Contando com nove modalidades, sendo elas: basquete relógio, handebol por zona, peteca, voleibol câmbio, vôlei no escuro (acima de 70 anos), vôlei de praia, tênis de mesa, jogos de mesa (dominó e damas) e xadrez relâmpago.

Para participar, os atletas deverão estar com 60 anos completos ou mais, de ambos os sexos. O Governo do Estado do Paraná disponibilizará oficinas para os idosos que estão iniciando os trabalhos nestas modalidades esportivas. Com isso, os JIIDOS terão sede em dois municípios, Guaratuba e Pontal do Paraná, sendo que no primeiro serão realizadas as competições e neste último as oficinas.

Foi ofertado uma capacitação para os profissionais de Educação Física, sendo que essa preparação habilita o município para participar dos jogos. Foram 12  capacitações, uma em cada regional, contando com mais de 120 municípios.

Para o coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, e chefe do Escritório Regional do Esporte, Marcos Schemberger, os jogos consistem em uma competição esportiva com atividades esportivas e modalidades adaptadas. “As ações culturais que desenvolvem o relacionamento entre os participantes é de extrema importância no dia a dia dos idosos atletas que participam dos jogos. Temos participantes com mais de 80 anos que demonstram o quanto a atividade física pode auxiliar no envelhecimento com qualidade de vida e saúde. Se em 2021 tivemos 30 municípios participantes e cerca de 1100 atletas idosos, para 2022 a expectativa é que ultrapassemos o número de 80 municípios e mais de 2000 atletas idosos”, afirma.

As inscrições abrem no período de 11 a 15 de julho por meio de um aplicativo que estará disponível na página, que ainda está em construção, do Jogos da Integração do Idoso.

Os Jogos da Integração do Idoso são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com as Prefeituras Municipais de Pontal do Paraná e de Guaratuba. O evento e as capacitações integram o Programa Vida Ativa, que tem como diretriz fundamental o desenvolvimento humano, utilizando o esporte como instrumento de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.