Vida Ativa

PROGRAMA VIDA ATIVA

As políticas públicas estaduais na área do Esporte, têm como diretriz fundamental o desenvolvimento humano, utilizando o Esporte como instrumento de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Neste sentido são desenvolvidas ações voltadas ao público idoso em três frentes: infraestrutura, capacitação e ações integrativas.

Com intuito de oportunizar o acesso a atividades físicas de forma facilitada, voltadas a melhoria da saúde e consequentemente de qualidade de vida, o Estado do Paraná, formaliza parcerias com os municípios para instalação de academias da saúde, também chamadas de academias ao ar livre, orientando os municípios que estas sejam instaladas em espaços ociosos e com alta de concentração de população idosa.

Não somente para melhor utilização da infraestrutura adquirida em parceria, por meio do programa Escola do Esporte, o Estado do Paraná oferta aos municípios paranaenses cursos de formação voltados ao trabalho diário com idosos, capacitando os agentes esportivos municipais em atividades específicas para valorização e integração dos idosos, contribuindo para que estes adquiram um estilo de vida ativo e saudável.

Anualmente, o Estado do Paraná organiza os Jogos da Integração do Idoso, reunindo idosos de todo o Estado no litoral, proporcionando uma troca de experiências por meio de ações esportivas adaptadas, recreativas e culturais, como canto e dança.

Todas estas ações são do Programa Vida Ativa, que congrega saúde, esporte e cultura em prol da melhoria da qualidade de vida.

 

marcavidaativapng_1