Exposição: Verão de todos os tempos

Durante a temporada, o Governo do Estado do Paraná realiza a Operação Verão, que envolve inúmeras instituições. Com início em 1981, a operação foi chamada de "Viva o Verão" e ocorreu no litoral paranaense. Nos anos seguintes, o projeto passou a ser realizado também no interior do estado. Desde então, a Operação Verão vem estimulando as práticas de atividade física aos veranistas e moradores do litoral, promovendo o bem estar físico, mental, social e a qualidade de vida de todos os envolvidos.  Além disso, também leva entretenimento e diversão à população, fazendo parcerias com as secretarias municipais, universidades e outras entidades do estado.

Para a realização do evento, ocorre anualmente o recrutamento e capacitação de monitores. A infraestrutura envolve a montagem de palcos, tendas, pontos de atendimento, confecção de uniforme, peças promocionais, transporte e segurança aos envolvidos.

Municípios atendidos:

Litoral: Matinhos, Caiobá,  Guaratuba,  Ipanema, Shangrilá, Pontal do Paraná, Praia de Leste, Equipes itinerantes em Antonina, Paranaguá, Morretes, Guaraqueçaba e Ilha do Mel.

Interior: Ribeirão Claro, Porto Rico e na Costa Oeste os municípios lindeiros: Santa Helena, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Diamante D'Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Terra Roxa.

Parceiros frequentes:

• Prefeituras Municipais;
  • Companhia Paranaense de Energia/ Copel;
  • Fundação Cultural de Curitiba;
  • Universidades do Estado;
  • Paraná Turismo;
  • Superintendência de Inovação da Casa Civil;
  • Secretaria da Saúde;
  • Secretaria da Comunicação Social e Cultura;
  • Sanepar;
  • Detran;
  • IAP.

Para acessar a galeria de fotos, clique nos botões correspondentes a cada década. E caso tenha queira compartilhar suas fotos, vídeos e materiais referentes ao Verão nesta galeria, pode enviá-los no e-mail do Centro de Memória do Esporte: cm.esporte@esporte.pr.gov.br.