Programa Geração Olímpica muda nome em homenagem aos paratletas 21/09/2021 - 16:38

Na última sexta-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, junto à Copel, promoveu um almoço para homenagear os representantes do Paraná que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Aproveitando a presença dos atletas e técnicos, foi lançado oficialmente o novo nome do Programa Geração Olímpica. Agora, passará a se chamar Programa Geração Olímpica e Paralímpica.

A mudança de nome, no entanto, já era um tópico debatido há algum tempo pela Comissão Estadual de Avaliação do programa. Em junho, Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, sugeriu a alteração em seu discurso, no evento de lançamento da Torcida Paraná em Tóquio, ocorrido no Palácio do Governo.

Já na última década, o Paraná tem se tornado referência nos esportes paralímpicos. Em dez anos de Geração Olímpica (então Talento Olímpico do Paraná), foram concedidas 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta.

SOBRE O GERAÇÃO OLÍMPICA
Neste ano, o programa Geração Olímpica celebra sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do país - conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa investe anualmente mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, em média de 1.000 bolsas, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional.

Outros destaques, como os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que contam anualmente com cerca de dois mil competidores, também reforçaram a presença do paradesporto no estado; ou mesmo o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), que somadas as edições de 2018 e 2019, contemplou 14 projetos paradesportivos.

Por fim, as nove medalhas conquistadas pelos bolsistas do programa Geração Olímpica nas Paralímpiadas de Tóquio corroboraram para a inclusão oficial do nome “paralímpico” à logomarca, que começará a ser utilizada no próximo ciclo do programa em 2022.

 

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Embora os atletas tenham sido os primeiros a ouvirem a novidade, a escolha do dia 21 de setembro para comunicar a mudança da logomarca  foi devido à simbologia que intrínseca à data, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  

A data traz a reflexão sobre a importância da inclusão social e objetiva conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados. Neste quesito, o esporte tem papel fundamental na integração dessas pessoas, pois seus benefícios vão além dos ganhos físicos, interferindo também nos aspectos sociais e psicológicos de todos os envolvidos.

 

Confira os medalhistas dos Jogos Paralímpicos

Giovane Vieira - Canoagem - Prata

Gledson Barros - Futebol 5 - Ouro

Jeferson da Conceição - Futebol 5 - Ouro

Cássio Reis - Futebol 5 – Ouro

Jovane Guissone - Esgrima em cadeira de rodas – Prata

Eric Tobera - Natação - Bronze

Débora Borges - Natação - Bronze

Beatriz Borges - Natação - Bronze

Meg Emmerich - Judô - Bronze