Governo do Paraná homenageia delegação dos JEBS 10/11/2021 - 06:31

A manhã da última terça-feira, 09, foi de homenagens na Superintendência Geral de Esporte do Governo do Paraná. Após a delegação paranaense voltar campeã dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), os estudantes-atletas foram contemplados com uma novidade: os participantes, de modalidades olímpicas, estão classificados para as bolsas-atletas, categoria formador, na edição 2022 do Programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP).


“Trabalhamos com mais de 100 mil jovens nos Jogos Escolares do Paraná. Com a boa notícia das bolsas de seis meses, o Governo do Paraná incentiva previamente o esporte do estado, um prêmio pelo destacado desempenho a estes atletas que competiram no Rio de Janeiro”, revelou o superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski.


O embaixador dos JEBS, ex-jogador Giba participou da cerimônia e ressaltou a importância dos professores e das competições escolares para a formação dos atletas. “Hoje vocês estão representando a bandeira do Paraná. Daqui a pouco estão representando o Brasil, levando os princípios do esporte. Vocês são o futuro do esporte e o esporte começa na escola”, finalizou Giba.


GERAÇÃO OLÍMPICA - Ao todo foram 79 medalhas e o primeiro lugar geral nos JEBS.  Dessas conquistas,  32 são medalhas do programa Geração Olímpica e Paralímpica.  Nas modalidades de atletismo, ginástica rítmica, natação, badminton, judô e tênis de mesa. Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.


Entre os homenageados e bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica, está a judoca Daniela Yumi Yokoyama. Treinando desde os dois anos, Daniela foi campeã peso médio -58 kg nos JEBS. Para ela, a competição teve emoção, crescimento pessoal e muito aprendizado. “Os JEBS foram uma experiência inesquecível. A emoção de entrar no parque olímpico, a oportunidade de participar de uma competição dessa magnitude é inexplicável. Foi um campeonato que me proporcionou crescimento não só como atleta, mas também como pessoa”.  Agora, Daniela segue focada após subir no lugar mais alto do pódio e teve a certeza do amor pelo judô.


Outro destaque da competição e bolsista do programa é a atleta Julia Ricardo representando a ginástica rítmica. Foi campeã individual geral e integrou a equipe paranaense que conquistou ouro na classificação geral. Somando as conquistas, voltou ao pódio com duas pratas: aparelho arco e aparelho maças. “Participar dos JEBS foi uma experiência. Foram dias incríveis e muito marcantes”, conta atleta do Clube Agir de Curitiba.

Para conhecer o programa Geração Olímpica e Paralímpica, acesse aqui e conheça os 10 anos de trabalho.

LEMBRANDO: Os alunos/atletas que representaram o Estado do Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros e nas Paralímpiadas Escolares Brasileiras terão direito automático a bolsa FORMADOR ESCOLAR, desde que cumpram as exigências do  regulamento da próxima edição, que estará disponível a partir de Fevereiro de 2022.

GALERIA DE IMAGENS