Geração Olímpica 10 anos

BannerSuperior-GO10anos
 

 

Foto atleta

 

O Programa Geração Olímpica completou 10 anos de existência no dia 11 de julho de 2021. Criado em 2011 pelo Governo do Estado, por meio, à época, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), atual Superintendência Geral do Esporte, tinha por nome inicial Talento Olímpico do Paraná. A intenção inicial nesse projeto pioneiro foi transformar o estado em referência nacional, dando condições de manter os grandes atletas no Paraná e ainda criando um forte cenário nas categorias de formação.

 

A transição do nome Talento Olímpico do Paraná para Geração Olímpica se deu em 2019 . "A decisão aconteceu a pedido do governador Ratinho Junior pela confirmação, após grandes resultados esportivos ao longo dessa década, de que o projeto que inicialmente buscava talentos se consolidou com uma grande geração de campeões", disse o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski. Lembrando que uma das principais responsáveis por esse sucesso é a Companhia Paranaense de Energia - a Copel, patrocinadora em todos os anos. 

 

Desde o início, o projeto consiste em conceder incentivo financeiro para atletas em diferentes categorias, desde a base até o alto rendimento. Em 10 anos, chega à marca de mais de 10 mil atletas contemplados, somadas todas as edições. Somente na atual, a 10ª, são 1.250 bolsas ofertadas e um aporte financeiro de R$ 4.750.000,00.


Ao longo desses anos, apoiou atletas olímpicos e paralímpicos que ascenderam em suas carreiras e levaram o nome do estado a três olímpiadas: Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e agora Tóquio (2021).

 

 

 

 

​​​​​​

INFOGRÁFICO - Confira o mapa com os países onde aconteceram as principais competições que já receberam a participação de atletas e técnicos do Geração Olímpica ao longo desses 10 anos de programa (para ver em alta resolução CLIQUE AQUI)

 

InfograficoNovo

 

 

VÍDEOS COMEMORATIVOS E DOCUMENTÁRIO EFICIENTES 

Os gestores esportivos enviaram mensagens sobre os 10 anos do Geração Olímpica. Destaque para a fala da maior autoridade do paradesporto mundial, o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

 

 

O presidente da Copel, Daniel Pimentel, também enviou um vídeo para comemorar os 10 anos do Programa Geração Olímpica. A empresa é a maior patrocinadora do esporte paranaense e um exemplo de gestão no setor elétrico para todo o país. 

Uma equipe da Superintendência do Esporte e TV do Estado produziram um documentário acompanhando os atletas que competiram na Paralimpíada Rio 2016. Intitulado "Eficientes", ele traz imagens e falas de personagens que fizeram história para o programa.

 

  

 

NA MÍDIA: 2011, quando tudo começou

 

Em 2011, o lançamento teve a cobertura da mídia, além do registro no site da Agência de Notícias do Paraná.

 

No Programa é-Esporte, da então TV é-Paraná (atual TV Paraná Turismo), o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, nomeado padrinho do Talento Olímpico do Paraná, falou sobre a importância daquele momento histórico. Relembre como foi no SITE DA TV.

 

A Gazeta do Povo também fez cobertura do lançamento do projeto, que foi realizado no Museu Oscar Niemeyer. Leia o artigo no SITE DO JORNAL.

 

Naquele ano inicial, o programa ofertava 250 bolsas. Em 2021 esse número saltou para 1.250. Crescimento que reflete, além do nome, uma mudança de patamar. Hoje, o Geração Olímpica é referência nacional, sendo o maior programa de bolsa-atleta do Brasil a nível estadual, além de ser o único que oferece suporte de bolsa para treinadores. Centenas de beneficiados participaram das principais competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e Jogos Pan e Parapan-Americanos. Acompanhe na sequência uma linha que retrata essa passagem vitoriosa do tempo. 

 

LINHA DO TEMPO

 

O padrinho

Vanderlei Cordeiro de Lima

(Foto: COB/Divulgação)

Vanderlei Cordeiro de Lima - o paranaense nascido em Cruzeiro do Oeste (4 de julho de 1969) é um ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. Em 2016, teve a honra de acender a Pira Olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro. Foi padrinho do Programa Talento Olímpico do Paraná (hoje Geração Olímpica) em sua criação. 

 

PODCAST: ESPECIAL DE 10 ANOS

A edição especial do podcast conta de uma maneira diferente os momentos marcantes do Programa Geração Olímpica. O primeiro bloco traz relatos de atletas renomados como: Emanuel Rego, Márcia Menezes e Athos Schwantes. No segundo bloco, os bastidores do Programa Geração Olímpica é revelado por dois ex-bolsistas administrativos: Kamal Curi e Talissa Gabriela Reis. Por fim, um bate-papo com aqueles que coordenam o programa há anos e que lembram passagens desses 10 anos de história: Denise Golfieri, Dirceu Ramiro e Cristiano d'El Rei. Prepare-se e aperte o play:

 

 

O maior de todos os tempos

Emanuel Rego

 (Foto: Agência de Notícias do Paraná)

 

Emanuel Fernando Scheffer Rego -  O curitibano (48 anos) é um ex-jogador brasileiro de vôlei de praia que competiu em cinco Jogos Olímpicos seguidos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Ganhou três medalhas, sendo ouro em Atenas; bronze em Pequim e prata em Londres, quando já era bolsista do Talento Olímpico do Paraná. Emanuel foi escolhido como o Atleta da Última Década pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). É o maior vencedor do Circuito Mundial, com dez títulos, além de ser o maior vencedor de etapas do Circuito Mundial, com 77 medalhas de ouro, 37 de prata e 41 de bronze. Emanuel é ainda o jogador com mais títulos na história do voleibol de praia, 155, superando o americano Karch Kiraly. Em 2016, foi introduzido no Hall da Fama do Voleibol por sua "carreira lendária".

 

2012 - OS PRIMEIROS JOGOS

Talento Olímpico do Paraná

Em 10 anos de história o Geração Olímpica teve seus bolsistas participando de três Jogos Olímpicos e Paralímpicos: Londres (2012), Rio (2016) e agora segue rumo a Tóquio (2020/2021).

 

Em Londres 2012, seis bolsistas representaram o programa: o esgrimista Athos Schwantes, o mesatenista paralímpico Claudiomiro Segatto, o atirador paralímpico Carlos Garletti, os técnicos Darlan Ciesielski (bocha paralímpica) e James Walter Lowry Neto (tiro esportivo) e o multimedalhista Emanuel Rego do vôlei de praia. A medalha de prata de Emanuel, em Londres 2012, foi a primeira conquistada por um atleta do programa. 

 

Na foto (Agência de Notícias do Paraná), o evento de lançamento da 2ª edição do programa, em 2012.

 

RIO 2016 - DIAS DE GLÓRIA E HISTÓRIA

Ágatha e Bárbara medalhas de prata Rio 2016

Trinta e quatro bolsistas. 19 modalidades. Duas medalhas. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro foram marcados por esses números alcançados pelos bolsistas do Programa Geração Olímpica, à época Talento Olímpico do Paraná.  

 

Na Rio 2016, o Geração Olímpica fez história com uma delegação de 34 bolsistas paranaenses. Na edição de 2012 em Londres, apenas seis bolsistas chegaram ao maior evento esportivo do planeta.

 

Em solo brasileiro, o Geração Olímpica teve 16 representantes olímpicos, 18 paralímpicos, mais quatro reservas. O pódio foi preenchido por atletas paranaenses duas vezes:  jogadora de vôlei de praia Ágatha Bednarkzuc Rippel  (Foto: Inovafoto/CBV), de Paranaguá, e Marcelo do Santos da bocha adaptada, de Telêmaco Borba.

 

A medalha de prata de Ágatha, ao lado da sua dupla Bárbara, enfrentaram as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. Para conquistar o segundo lugar com gosto de ouro, Ágatha e Bárbara tiveram que enfrentar a atleta da modalidade com mais vitórias olímpicas (Atena, Pequim, Londres), a americana Kerri Walsh com sua dupla Ross. Essa foi a primeira emoção da comunidade do Geração Olímpica, depois a emoção se repetiu nos Jogos Paralímpicos com a bocha adaptada.

 

No dia do seu aniversário, 10 de setembro, Marcelo assumiu o posto de titular e fez a jogada da vitória para o Brasil. Assim, pôde enfrentar a Eslováquia na final, quando o bolsista do Geração Olímpica desde 2015 conquistou a prata de presente ao Brasil.

 

INFOGRÁFICO - Confira os atletas e suas respectivas modalidades na RIO2016:

RIO 2016

 

O infográfico faz parte da revista lançada em 2018 para celebrar o título de maior programa de incentivo ao esporte. Confira o infográfico na Revista Geração Olímpica e leia o material na íntegra.

Saiba mais detalhes sobre a Rio 2016 em matéria da Agência de Notícias do Paraná: CLIQUE AQUI 

Confira todos os detalhes da conquista de Ágatha Bednarczuk NA MATÉRIA 

 

 

 

 

 

Medalhistas em Tóquio

 

 

 

 

 

ESTAMOS EM TÓQUIO -  Já começamos as preparações batendo recorde, o Governo do Paraná, por meio da Superintendência de Esporte, anunciou a maior delegação do Geração Olímpica para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. São 34 bolsistas do Geração Olímpica e um esportista que tem um projeto pessoal via Programa de Incentivo ao Esporte, o Proesporte. Confira a lista completa aqui.

ATLETAS – Na delegação paranaense em Tóquio estão atletas de destaque nacional, como a jogadora de vôlei de praia Ágatha Bednarkzuc Rippel, de Paranaguá, que é medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016. Em deslocamento para o Japão, ela deixou um recado para agradecer o apoio do Estado. “Quero pedir a torcida e o incentivo de todos. E vocês tenham a certeza de que vamos dar o nosso melhor em busca do pódio”, disse.

Vitor Gonçalves Tavares, do time paralímpico de badminton, está animado com a possibilidade de medalha no Oriente. Ele vem de bons resultados na fase de preparação e mira o pódio em sua primeira Paralimpíada. “A perspectiva é boa porque fui bronze no Mundial e ouro no Para-Pan”, afirmou o curitibano. “O Geração Olímpica me deu tranquilidade para focar nos treinos”, finalizou.

 

Em Tóquio - Nos meses de agosto e setembro de 2021 aconteceram os Jogos de Tóquio. Trinta e cinco bolsistas do Programa Geração Olímpica disputaram em suas modalidades o maior evento esportivo do mundo, sendo 10 olímpicos e 25 paralímpicos. Foram nove medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos: três de ouro, dois de prata e quatro de bronze.

Medalhistas bolsistas:

Cássio Reis - Futebol 5 - ouro

Gledson Barros - Futebol 5 - ouro

Jeferson da Conceição - Futebol 5 - ouro

Jovane Guissone - Esgrima de cadeiras de roda - prata

Giovane Vieira - Canoagem - prata

Eric tobera - Natação - bronze

Débora Carneiro - Natação - bronze

Beatriz Carneiro - Natação - bronze

Meg Emmerich - Judô - bronze

 

 

 

 

 

GERAÇÃO OLÍMPICA NOS JOGOS PAN-AMERICANOS E PARAPAN-AMERICANOS - Em Toronto 2015, os bolsistas também se destacaram. Os 39 atletas regulares do Pan-Americano conquistaram juntos 25 medalhas, sendo: 10 ouros, 5 pratas e 10 bronzes. No Parapan-Americano, 9 eram bolsistas e conquistaram juntos 10 medalhas, sendo: 5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. 

Em 2019, nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Lima, 41 bolsistas representaram o Geração Olímpica e trouxeram para casa 31 medalhas (9 de ouros, 5 de pratas e 14 de bronzes).

 

Pan e Parapan de Lima

 

 

 

GERAÇÃO CAMPEÃ - Como vimos, as conquistas foram inúmeras, então o Talento Olímpico do Paraná, após os Jogos de Lima, tornou-se o consagrado Programa Geração Olímpica que completa seus 10 anos em 2021. Veja no vídeo as maiores vitórias do programa até aqui e seus atletas destaques.

 

    GERAÇÃO OLÍMPICA: INCENTIVANDO O PARADESPORTO PARANAENSE

Paracanoagem

O gigante paranaense, assim Mari Santilli define o programa Geração Olímpica. A atleta da paracanoagem é uma das bolsistas contempladas ao longo destes dez anos. De lá para cá, mais de 1150 bolsas atletas e técnicos foram distribuídas para o paradesporto paranaense em 18 diferentes modalidades.

Em 2021, até o momento, 283 atletas e técnicos – do nível formador escolar ao nacional – foram contemplados.  Entre os nomes rumo aos Jogos Paralímpicos no Japão, está Mari Santilli.  Desde 2016, a atleta recebe a bolsa-atleta na modalidade da paracanoagem. Segundo Mari, o programa é essencial para dar apoio aos atletas de alto rendimento, como é o caso dela. “Não tenha dúvida que é um baita programa que eu chamo de ‘gigante paranaense’. Que vem com muita força e dão apoio para a gente” revela Mari. Formada em educação física, o paradesporto nunca foi novidade em sua vida. Porém, desde que se acidentou, de atleta amadora Mari se tornou atleta de alto rendimento. Para realizar seus sonhos, como a Rio 2016, a bolsa-atleta do Geração Olímpica foi suporte para que ela disputasse os jogos paralímpicos pela canoagem.

Para melhorar seu desempenho, entre 2019 e 2020, Mari adquiriu um barco importado. Assim, possibilitando treinar com um equipamento top de linha. Mari conta que colocou um adesivo do Programa Geração Olímpica na embarcação. O motivo da homenagem é reconhecimento pelo suporte financeiro que recebe para representar o Paraná e o Brasil pela sua modalidade. Mari Santilli estará em Tóquio.

 

 

mari santilli

PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA MUDA NOME EM HOMENAGEM AOS PARATLETAS

No dia 17 de setembro de 2021, o Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, junto à Copel, promoveu um almoço para homenagear os representantes do Paraná que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Aproveitando a presença dos atletas e técnicos, foi lançado oficialmente o novo nome do Programa Geração Olímpica. Agora, passará a se chamar Programa Geração Olímpica e Paralímpica.

A mudança de nome, no entanto, já era um tópico debatido há algum tempo pela Comissão Estadual de Avaliação do programa. Em junho, Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, sugeriu a alteração em seu discurso, no evento de lançamento da Torcida Paraná em Tóquio, ocorrido no Palácio do Governo.

Já na última década, o Paraná tem se tornado referência nos esportes paralímpicos. Em dez anos de Geração Olímpica (então Talento Olímpico do Paraná), foram concedidas 1.136 bolsas para atletas de 18 modalidades paralímpicas. É o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta.

Outros destaques, como os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que contam anualmente com cerca de dois mil competidores, também reforçaram a presença do paradesporto no estado; ou mesmo o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), que somadas as edições de 2018 e 2019, contemplou 14 projetos paradesportivos.

Por fim, as nove medalhas conquistadas pelos bolsistas do programa Geração Olímpica nas Paralímpiadas de Tóquio corroboraram para a inclusão oficial do nome “paralímpico” à logomarca, que começará a ser utilizada no próximo ciclo do programa em 2022.

 

Geração Olímpica e Paralímpica

 

GRAVE UM VÍDEO:

O programa Geração Olímpica completou uma década. Para mostrar a importância do esporte e as transformações que é capaz de causar, convidamos vocês, bolsistas, para gravar um vídeo sobre:

“O esporte pode ser tudo o que a gente deseja”

Primeiro de tudo, utilize o kit do programa GO e escolha um local que represente sua categoria. Por exemplo, o campo ou a academia que treina.

Depois é simples, você deve virar seu celular na horizontal. Em um minuto, você pode contar o que o esporte significa em sua vida. O seu vídeo pode ter no mínimo 15 segundos e no máximo 60 segundos.

É importante escolher ambientes com boa iluminação e gravar em ângulos que sejam favoráveis a luz. Com isso, seu vídeo terá uma qualidade melhor para quem assiste. Também é importante cuidar com o som: evitar ambientes com barulhos externos e falar alto e claro.

Como enviar? O vídeo deve ser postado em um drive. Você deve encaminhar o link do drive para o e-mail: geracaoolimpica@esporte.pr.gov.br.  As seguintes informações são necessárias: nome completo, município, categoria e modalidade.

Seja criativo, não tenha vergonha e conte um pouco da sua história. Seu vídeo será postado em nossas redes sociais.

 

arte vídeo

 

10 ANOS E 10 MOMENTOS HISTÓRICOS -  Após semanas de interações em nossas redes sociais, o público do Programa Geração Olímpica nos ajudou a chegar ao resultado de uma decisão muito importante. Colocamos lado a lado diversos momentos relevantes ao longo de todo esse tempo de programa, em enquetes que contaram com a participação de centenas de pessoas. 

Os vencedores, agora, compõem os dez grandes momentos do Geração Olímpica. São muitas conquistas para celebrar e relembrar. Agradecemos a todos que nos ajudaram com essa super tarefa. Confira  nesta galeria de imagens o resultado:

GALERIA DE IMAGENS

  • 10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    10 momentos do Geração Olímpica
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição
    As redes sociais votaram em 10 grandes momentos do Geração Olímpica para celebrar a 10ª edição