Estado, UFPR e Comitê Paralímpico Brasileiro firmam acordo para expandir atividades 26/01/2024 - 10:56

A Secretaria de Estado do Esporte, a Paraná Esporte, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) firmaram um Acordo de Cooperação para incentivar o esporte paralímpico no Estado. A parceria visa promover o desenvolvimento das modalidades paralímpicas desde a base até o esporte de alto rendimento, tanto no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Curitiba quanto nos outros seis centros espalhados pelo Estado - Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Ivaiporã.

A previsão é que os sete postos, que funcionam em parceria com as universidades estaduais, tenham programação definida a partir de março. O Centro de Referência Paralímpico em Curitiba inclusive está contratando professores, com carga horária de 20 horas semanais, e um coordenador técnico com carga horária de 30 horas semanais. Os detalhes das vagas podem ser consultados  AQUI  .

A ideia é que eles ofertem aulas de atletismo, tênis de mesa, parataekwond, judô, goalball, futebol para cegos, entre outras modalidades. Também podem abrigar campeonatos, treinamentos e palestras.

O CPB, como entidade gestora das modalidades paralímpicas no País, terá o papel de conduzir e orientar eventos e atividades nesses espaços, enquanto a UFPR disponibilizará condições para o funcionamento do centro em Curitiba. A universidade também disponibilizou uma equipe de pesquisas focada na prática do paradesporto, liderada pela professora doutora Ruth Cidade, que fez carreira nos temas esporte educacional, educação paralímpica e educação física adaptada.

A Secretaria de Estado do Esporte, em conjunto com o Paraná Esporte, fará a articulação com os municípios e atuará no suporte às ações do CPB, por meio do setor de Paradesporto, com eventos esportivos, e da Escola do Esporte, para capacitação de profissionais da área.

De acordo com o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, o paradesporto do Paraná já é referência nacional com o programa Geração Olímpica e Paralímpica e outras linhas de atuação. Em 2023, os atletas paranaenses conquistaram 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze nas Paralimpíadas Escolares e oito medalhas douradas, 12 de prata e 11 de bronze nos Jogos Parapan-Americanos.

"Essa integração com Curitiba e com outras cidades que têm tradição nessa área fortalece o Paraná ainda mais. Com capacitação dos professores e espaços exclusivos para crianças PCD, com certeza o Paraná ficará ainda mais forte no paradesporto", afirma.

CURITIBA – Além do acordo, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, também vai ampliar as ações no Centro de Esporte e Lazer, localizado na Vila Oficinas.

SOBRE AS VAGAS:

Coordenador Técnico (Funções)

• Coordenação efetiva do Centro de Referência Paralímpico.
  • Formação e liderança da equipe, alinhadas com as modalidades paralímpicas desenvolvidas no Centro.
  • Estabelecimento e gestão das relações com a Secretaria Estadual do Esporte/Paraná Esporte, Comitê Paralímpico Brasileiro, confederações, associações e clubes locais.
  • Supervisão técnica, assegurando o cumprimento das recomendações do Manual de Procedimentos do CPB junto aos professores.
  • Coordenação dos programas de captação de atletas para o projeto.
  • Controle e emissão de relatórios periódicos de desempenho conforme fluxo estabelecido pela Secretaria Estadual do Esporte/Paraná Esporte.
  • Perfil desejado
  • Formação superior na área do esporte ou saúde.
  • Desejável mestrado em área relacionada à performance esportiva ou sólida experiência na área.
  • Mínimo de 1 ano de experiência no esporte paralímpico.
  • Domínio do pacote Office, Internet e programas específicos da área.
  • Desejável nível básico de espanhol e inglês (comunicação escrita e oral).

Professor (Funções)

• Atuação no atendimento de alunos com deficiência, focando na iniciação e promoção dos fundamentos básicos da modalidade.
  • Detecção dos alunos com melhor desempenho, separando-os para turmas de aperfeiçoamento e preparação para seleções de base.
  • Desenvolvimento de projetos na área de atuação e elaboração de relatórios periódicos para o Coordenador do Centro de Referência.
  • Recebimento de orientações e participação em capacitações promovidas pela Secretaria Estadual do Esporte/Paraná Esporte e Comitê Paralímpico Brasileiro, relacionadas às modalidades desenvolvidas nos Centros de Referência.

Perfil desejado

• Graduação em Educação Física.
  • Desejável especialização na área de atuação.
  • Recomendável conhecimento das demandas específicas do desporto paralímpico sob a perspectiva dos alunos.
  • Conhecimento e experiência na modalidade paralímpica.
  • Prática mínima de 1 ano na modalidade paralímpica desenvolvida.

Cronograma:

• 25/01/2024 a 02/02/2024 - período de inscrição e análise dos currículos (enviar para o e-mail: paradesportopr@gmail.com)
  • 05/02/2024 a 09/02/2024 - entrevista dos pré-selecionados com o Comitê Paralímpico Brasileiro e Secretaria de Estado do Esporte