Atletas do Geração Olímpica conquistam medalhas nos Jogos Paralímpicos 26/08/2021 - 11:55

Atletas do Programa Geração Olímpica conquistam duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Uma prata na esgrima em cadeira de rodas e um bronze na natação. 

Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas. Nascido no Rio Grande do Sul, o esgrimista compete pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), cuja sede fica localizada em Curitiba. Guissone disputou a final contra Alexander Kuzyokov, cujo placar final foi 15 a 8 favorável ao representante do Comitê Paralímpico Russo. “Eu estou feliz, joguei solto, coloquei em prática o que treinei e voltar com uma medalha no peito é fruto de muita dedicação”, ressaltou.

 

Trajetória até a prata - Após realizar uma excelente primeira fase com quatro vitórias e uma derrota, Jovane Guissone garantiu classificação para as quartas e venceu o iraquiano Ali Ammar por 15 a 10. Nas semifinais, ele derrotou o britânico Dimitry Coutry pelo placar de 15 a 13 com direito a uma virada. 

A medalha de prata é a segunda conquistada por Jovane Guissone para a esgrima em cadeira de rodas do Brasil. Ele foi ouro em Londres 2012.

 

Bronze na natação – O nadador Eric Tobera, classes S4, garantiu medalha de bronze na prova de revezamento 4x50 livre misto - 20 pontos (que representa a soma das classes funcionais dos quatro atletas que competem). O curitibano disputou as eliminatórias e classificou o Brasil para a final. Já na final, o time do Brasil teve outra formação. 


De acordo, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), quem disputa as classificatórias também recebe a medalha, mesmo que não suba ao pódio. Tobera conquistou o bronze com o time composto por Daniel Dias, Patrícia Pereira dos Santos, Joana Neves e Talisson Glock – os quatro que caíram na piscina na final – e Laila Zuzigan e Gabriel Melone, que fizeram a eliminatória com Tobera. A equipe brasileira finalizou a prova com o tempo de 2min24s82.

Podcast com Jovane Guissone – Em julho desse ano, Jovane participou do podcast da Paraná Esporte e já falava da expectativa de conquistar medalha nos Jogos Paralímpicos em Tóquio.

 

10 ANOS DO GERAÇÃO OLÍMPICA - Neste ano, é celebrado a décima edição (2011-2021) do programa, que vive um momento de celebração ao olhar para uma década de muito desenvolvimento. Neste período, mais de dez mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Ao longo desse tempo, ajudou no desenvolvimento de suas carreiras e levou o Paraná ao status de referência nacional na área. Durante esses dez anos, a Companhia Paranaense de Energia, a COPEL, foi a patrocinadora – e a maior aliada do esporte no estado. Na edição 2021, será feito um investimento de R$ 4.750.000,00. Fique atento em nossas redes sociais @esportepr e @geracaoolimpicapr.

GALERIA DE IMAGENS