Vai Croco

O octacampeão paranaense de futebol americano marcou um touchdown fora de campo. Em 2019, Coritiba Crocodiles foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE). 

Pela primeira vez, a equipe de futebol americano participou do programa no edital de 2019 com o projeto “Vai Croco”. Foram contemplados com R$ 149.858,94, tendo a empresa de telefonia TIM Brasil como incentivadora.

O presidente do Coritiba Crocodiles, Adan Rodriguez, conta que souberam do edital por meio de um dos diretores do time e decidiram participar. Com recursos da lei de incentivo, a equipe conseguiu viabilizar custos da equipe curitibana. Como a locação do campo de treinamento e jogos, material esportivo, uniforme do time adulto e sub-21, taxas de inscrições para jogos. Em meio à pandemia, esse recurso foi de suma importância para manutenção do time de futebol americano. Para o presidente, o Proesporte foi um reforço e uma forma dos trabalhos continuarem.

Em 2020, o calendário de jogos foi suspenso. No entanto, em anos com competição, a equipe adulta disputa Campeonato Paranaense, Taça Brasil e o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (CBFA). Crocodiles é octacampeão paranaense – sendo sete delasconsecutivas - e bicampeão nacional.

O Crocodiles tem cerca de 80 atletas na equipe principal. Já a equipe sub-21 tem em torno de 60 atletas e a escolinha atende 50 crianças. 

A empresa apoiadora da equipe é a Tim. O gerente de Marketing da TIM, Carlos Abilhoa, explica que a Tim investe em projetos que possam potencializar e transformar a vida das pessoas, como é o caso do esporte e do Proesporte. “Os preceitos que envolvem o esporte refletem, em diversos aspectos, os valores da nossa marca: coragem, respeito e liberdade. E a iniciativa de apoiar equipes e atletas de diversas modalidades e categorias reafirma a estratégia de valorizar o esporte no país, que atualmente é um importante instrumento de inclusão social”, enfatiza Abilhoa.

Em relação a escolha pelo futebol americano, Abilhoa destaca que a Tim entende que manter patrocínios como esses, especialmente de modalidades ainda com pouca visibilidade, como é o caso do futebol americano, com o Coritiba Crocodiles, contribui especialmente nesse momento que passamos. Vários setores, inclusive o esporte, precisam de apoio para continuar suas ações, manter seus atletas e, principalmente, levar entretenimento para seus torcedores. Parcerias como a feita com o Coritiba Crocodiles, que é um time referência no país, nos permite imaginar inúmeras possibilidades e, inclusive, que tenham cada vez mais destaque e visibilidade para que outras empresas também se sintam motivadas a investir em uma área que pode definitivamente transformar a vida de jovens atletas.

OPORTUNIDADES - O atleta Delmer Zoschke começou jogar futebol americano há mais de dez anos e sempre vestiu a camisa do Coritiba Crocodiles. Foi com o time curitibano que Zoschke pode defender a Seleção Brasileira.

Em 2015, Zoschke participou da Copa do Mundo de Futebol Americano na cidade de Canton, nos Estados Unidos.  Zoschke afirma que o futebol americano e a oportunidade com a camisa canarinho fizeram diferença na sua vida. Além disto, destaca que muitos atletas brasileiros que participaram da Copa do Mundo tiveram diversas oportunidades por causa do futebol americano.

Atualmente, Zoschke é vice-presidente do time, capitão de defesa da equipe adulta (defensive End) e coordenador defensivo  da equipe Sub-21. O futebol americano se tornou mais que um esporte, uma profissão.

GALERIA DE IMAGENS

  • Coritiba Crocodiles
    Coritiba Crocodiles
    Coritiba Crocodiles
    Uniforme pago com recursos do PROESPORTE
    Coritiba Crocodiles
    Foto: Letícia Moura

    Foto: Letícia Moura
    Coritiba Crocodiles
    Foto: Letícia Moura

    Foto: Letícia Moura
    Coritiba Crocodiles
    Foto: Letícia Moura

    Foto: Letícia Moura
    Uniforme pago com recursos do PROESPORTE