Exposição FPT - História
"Completar 70 anos é algo inexplicável, uma marca histórica, que mostra a união do tênis e do beach tennis paranaense.
Com essa exposição estamos relembrando jogadores importantes, momentos que aconteceram, fatos que mudaram carreiras, que mudaram o dia-a-dia de muitas pessoas e ilustram como os dois esportes cresceram de forma muito rápida, tornando a FPT uma das federações mais relevantes do Brasil. Esse crescimento é fundamental que mostra a união entre atletas, técnicos, árbitros, professores, clubes e academias.
Me sinto muito orgulhoso de estar a frente da entidade nesse momento e cumprimento cada presidente que passou, pois cada um contribuiu um pouco na construção desta bela história com seu generoso trabalho."
Presidente da FPT, Silvio Pinheiro de Souza.
Um dos primeiros registros da prática de tênis no Paraná foi feita em 18 de maio de 1918 no jornal “A Republica”. E falava sobre um campeonato que seria disputado no Lawn-Tennis Rosa Club no Passeio Público.
Por volta de 1934 existe o registro da construção da primeira quadra de tênis em Londrina. A foto tirada por José Juliani mostra a Sede da Quadra de Tênis “dos Ingleses” na Cia de Terras Norte do Paraná. O local hoje é a Biblioteca Pública Municipal. Os tenistas compraram um terreno, onde hoje é o Londrina Country Club.
Em 1944 a Diretoria da Federação Desportiva Paranaense organizou uma comissão formada por: Lucius Smythe, Adolfo Kruger, Oldemar Guimarães e Henrique Cardoni para dirigir o Departamento de Tênis.
A comissão organizou vários eventos começando com o Campeonato de Terceira Turma, onde participaram 40 jogadores.
Em 20/12/1949 é realizada a reunião de encerramento do Departamento de Tênis da Federação de Desportos Paranaense, abrindo caminho para a criação da Federação Paranaense de Tênis
No dia 17 de janeiro de 1950, foi fundada a Federação Paranaense de Tênis por: Círculo Militar do Paraná, Clube Curitibano, Graciosa Country Club, Coritiba Futebol Clube (clubes fundadores) e Londrina Country Club (clube filiado). Em 24 de agosto é concedida a filiação da FPT pela Confederação Brasileira de Desportos.
LISTA DE PRESIDENTES
50 e 51 – José Mugiatti Sobrinho
52 e 57 – Carlos Engel
58 e 59 – Oswaldo Fontão de Andrade
60 e 61 – José Ferreira
62 e 63 – General Francisco Gonçalves da Luz
64 e 65 – Aroldo Fedatto
66 e 67 – Paulo Duboc
68 e 69 – Arnaldo Santos
70 e 71 – Mauro Fortes Carneiro
72 e 73 – Luiz Renato Camargo Essenfelder
74 a 79 – Celso Percegona
80 e 81 – Antônio Carlos Grein
82 e 83 – Omar Karan
84 e 85 – Roberto Nogueira
86 e 87 – Manoel Fernandes Maia
88 e 89 – Celso Percegona
90 – Miguel Nasser Filho
91 a 02 – Luiz Sperandio
03 a 06 – José Luiz Demeterco
07 a 13 – José Guilherme Danelon
13 a 20 – Silvio Pinheiro de Souza
No livro “60 anos de CBT – A história do tênis brasileiro” na página 47 é creditada a Federação Paranaense de Tênis a ideia de criar a Confederação Brasileira de Tênis.
A instituição seria criada em 1955.
Na década de 70 vários torneios ganharam força na FPT, como o 1º Torneio Presidentes da Federação Paranaense de Tênis disputado em 1970. Um prévia do que 30 anos depois seria o Interclubes.
O Campeonato Estadual de Estreantes também ganhou força e era muito prestigiado por clubes, técnicos e pelos jogadores que estavam iniciando no esporte, chegando ao ponto de alguns jogadores treinarem por anos antes de participarem do evento.
A chave ao lado é do torneio de 1972.
Torneios importantes foram realizados nesses 70 anos de FPT, o Londrina Country Club realiza desde 1987 a Londrina Juniors Cup, importante evento infantojuvenil do país onde já passaram nomes consagrados do esporte. Em 2007 o estado recebeu o Pré-Pan evento vencido por Teliana Pereira que garantiu vaga a tenista ao Pan-Americano de 2007. Em janeiro de 2012 o Graciosa Country Club recebeu o Zonal Americano da Fed Cup, entre inúmeros outros eventos. Porém o torneio destaque foi a Embratel Cup, também realizada no Graciosa em 1997 e vencida por Gustavo Kuerten semanas antes dele vencer o 1º Roland-Garros. Na época Guga trocou a camisa utilizada na vitória (foto) com Daniel Rocha pela sua camisa do Atlético.
Em 1997 Loedelane Jorge Campos, a Loede, teve a ideia de mesclar o Interclubes de Tênis Europeu com a recém iniciada ideia dos eventos por classes no estado. Surgia assim o Interclubes Paranaense de Classes, maior evento amador de tênis das Américas. Loede já era proprietária da ATM, equipe que levou o título na época como mostra a foto.
CAMPEÕES INTERCLUBES DE CLASSES
- 1997 - Academia de Tênis Maringá
- 1998 - Academia Point Tênis
- 1999 - Academia de Tênis Maringá
- 2000 - Clube Curitibano
- 2001 – Academia de Tênis Maringá
- 2002 – Clube Curitibano
- 2003 – Clube Curitibano
- 2004 - Academia de Tênis Maringá
- 2005 - Academia de Tênis Maringá
- 2006 - Graciosa Country Club
- 2007 – Graciosa Country Club
- 2008 – Clube Curitibano
- 2009 – Graciosa Country Club
- 2010 – Graciosa Country Club
- 2011 – Graciosa Country Club
- 2012 – Clube Curitibano
- 2013 – Clube Curitibano
- 2014 – Clube Curitibano
- 2015 – Clube Curitibano
- 2016 – Clube Curitibano
- 2017 – Clube Curitibano
- 2018 – Clube Curitibano
- 2019 – Clube Curitibano
Em 2002 a Federação Paranaense de Tênis conquistou seu primeiro título da Copa das Federações Infantojuvenil. O torneio é o único disputado em tal formato a nível nacional e as federações montam uma seleção de jogadores e técnicos para disputar um evento no mesmo formato da Copa Davis e da Fed Cup. No final do evento o melhor estado é o campeão. A foto acima é da bandeira assinada pela equipe daquele ano
EQUIPE DE 2002
10 ANOS FEMININO: Flávia Nerone e Isadora Simões
10 ANOS MASCULINO: Andre Tavares, Pedro Toccafondo Neto e Ricardo Hopker
12 ANOS FEMININO: Fernanda Nerone e Maria Eugênia Fornea
12 ANOS MASCULINO: Bruno Ferreira, Felipe de Paula e Jair Assunção Neto
14 ANOS FEMININO: Ana Poletto, Louise Vendramin e Mariana Divardin
14 ANOS MASCULINO: Gustavo Costa, Luis Otávio Pires e Carlos Yamashita
16 ANOS FEMININO: Ana Victoria Santos, Greicy Akamine e Loriane Favoretto
16 ANOS MASCULINO: Eduardo Silva, João Paoliello e Tiago Morozowski
18 ANOS FEMININO: Camila Cagliari, Marina Chiarelli e Otavia Socha
18 ANOS MASCULINO: Alexandre Bonatto, Edson Abraão, João Bounassar e Thiago Santos
O título da Copa das Federações de 2011 foi marcante para o tênis paranaense. Além do evento ter sido disputado pela primeira vez em Curitiba, foi também o primeiro título do estado na competição com São Paulo estando na disputa.
EQUIPE DE 2011
12 ANOS FEMININO: Kathleen Biong Percegona (CC), Nathalia Wolf Gasparin (CC), Vitória Bieleski Okuyama (CCA), Mariana Gobo Nogueira (AAC).
12 ANOS MASCULINO: Gustavo Bobato Bastos (DRTTI), André Luiz Cezar (AAC), Matheus Bobato Roth (DRTTI), Guilherme Machado (DRTTI).
14 ANOS FEMININO: Gabriela Feitosa Rezende (CC), Gabriela Oliveira Araújo (PL), Lara Isis Oliveira (DRTTI), Paloma da Silva Cortinhas.
14 ANOS MASCULINO: Mateus Sturm Rucci (AAC), Fernando Schimiti Yamacita (LCC), Pedro Neiva de Lima (ATF), Flavio Augusto Tonon Filho (CHM).
16 ANOS FEMININO: Paula Acioli Pimenta (AABBL), Amanda Spindola Veiga (AV), Isabel Demeterco Santos (CC), Maria Vitória Beirão (GCC).
16 ANOS MASCULINO: Marcelo Tebet Filho (LCC), Felipe Capra Fonseca (ATF), André Luiz Baldo (Bytennis), Fabio Langer Pereira (PL).
18 ANOS FEMININO: Eduarda Nardi Santos (CC), Beatriz Luiza de Souza (DRTTI), Priscila Babinski Garcia (GCC), Fernanda Luvizotto do Amaral
18 ANOS MASCULINO: Mário Wilson Littieri (CC), Marcelo Locatelli (LCC), João Dematte Gauer (CC), Lucas Costa Guinski (ATF).
COPA DAS FEDERAÇÕES 2016:
12 anos feminino: Maria Mauad, Nicole Serraglio,Maria Bloot, Maria Ramos
14 anos feminino: Nathalia Mossambani, Julia Klimovicz, Luana Wild, Maria Eduarda Oliveira
16 anos feminino: Thais Andreotti, Laura Silveira, Vanessa Silva, Julia Campos
Sub-23 feminino: Nathália Gasparin, Vitória Okuyama, Kathleen Percegona, Isadora Rinaldo
12 anos masculino: Gabriel Schenekenberg, João Schiessl, Lucca Liu, Percy Buffara
14 anos masculino: Adriell Santos, João Duleba Matheus Ramos, Eduardo Stephanes
16 anos masculino: Eduardo Taiguara, Victor Castro, Lucas Lima, Eduardo Almeida
Sub-23 masculino: Enrico Lima, Felipe Garla, Gabriel Sidney, Arthur Fagundes
BEACH TENNIS - O esporte chegou no Brasil em 2008 e existe registros de prática do esporte no Parque Barigui em 2011, porém foi por Maringá que a modalidade chegou a FPT em 2013 com o primeiro torneio oficial sendo realizado em dezembro de 2013. A partir de 2015 a CBT criou a Copa das Federações de Beach Tennis e a FPT começou a enviar equipes para representar o estado.
Disponível também neste formato: