Exposição FPT Atletas da Atualidade

Três atletas abraçados sorrindo
Família Pereira.

 

 

 

 

Em 1995, José Pereira da Silva decidiu deixar a vida de cortador de cana no sertão pernambucano e migrar para Curitiba com a esposa Maria Nice Pereira e os 7 filhos.

Na capital do estado José conseguiu um emprego de servente de pedreiro na construção da academia de tênis de Didier Rayon. Terminada a obra o treinador e proprietário da academia contratou seu José para cuidar das quadra e a história da família Pereira no tênis estava iniciada.

Dentro de quadra os filhos Renato Teliana e Zé Pereira elevaram o nome da família ao status de uma das mais marcantes do tênis no Brasil.

 

Renato observando o jogo
Renato Pereira.

 

 

 

O mais velho dos três irmãos Renato Pereira chegou a trabalhar ainda em Pernambuco, após a vinda para Curitiba passava o dia na academia Didier Rayon Tennis Team, ajudava nos treinos pegando bolinhas e sempre que podia jogava.

Como jogador chegou a ter pontos na ATP, mas decidiu seguir o caminho de treinador por sempre gostar de ensinar.

Apesar disso foi ele quem abriu as portas do alto rendimento para os outros irmãos.

Além de treinar a irmã Teliana já foi treinador da equipe brasileira feminina na Fed Cup em 2015 e 2016.

 

Atleta vibra e comemora ponto
Zé Pereira
Atleta com raquete batendo na bola

Nascido em 26 de janeiro de 1991, José Pereira da Silva Junior também iniciou no tênis como boleiro.

Se destacou no infantojuvenil conquistando a Copa Gerdau em 2008 e 2009, chegando ao número 4 do mundo no ranking juvenil.

Conquistou em 2010 o primeiro de 29 títulos profissionais. São 11 títulos de simples e 18 em duplas. Em 14/09/2015 atingiu o seu melhor ranking na ATP, quando foi 232 do mundo, meses mais tarde chegou a jogar o qualy para o Australian Open.

 

Teliana ainda criança levanta a raquete posando para a foto
Teliana Pereira
Atleta comemorando ponto

Nascida em 20 de julho de 1988, em Águas Belas, Teliana Pereira aos 6 anos já ajudava em casa, cuidando de sua irmã de 2 anos e as vezes ajudando o irmão Renato na roça.
Depois da mudança para Curitiba foi introduzida ao tênis como boleira, começando a treinar com mais intensidade a partir dos 12 anos.
Se tornou profissional em 2005, se tornando melhor tenista do Brasil em 2007, posto que ocupou até 2016.
Tem 2 títulos de WTA, ao todo são 34 títulos profissionais: 24 de simples e 10 de duplas.
É junto de Maria Esther Bueno a única brasileira a jogar os 4 Grand Slams em um mesmo ano (2014), chegou ao impressionante posto de 43 do mundo, conquistou a medalha de bronze nas duplas no Pan-Americano de 2007 e jogou a chave de simples e duplas mistas na Olimpíada de 2016. Ao lado de Marcelo Melo eliminaram a dupla favorita do torneio formada pelos espanhóis Nicholas Mahut e Caroline Garcia por duplo 7/6.

 

Thiago agachado posa com o troféu
Thiago Wild
Thiago comemora ponto durante jogo

Nascido em 10 de março de 2000 em Marechal Candido Rondon, Thiago Wild se tornou em março desse ano o primeiro jogador no mundo nascido nos anos 2000 a conquistar um torneio de nível ATP.

Foi também o nono brasileiro na disputa de simples a conquistar um título ATP ou superior, e o mais jovem tenista a vencer um torneio na temporada de saibro na América Latina desde que Rafael Nadal, venceu o torneio de Acapulco em 2005. Desde 2017 um tenista abaixo dos 20 melhores não vencia um ATP e Wild foi ranqueado mais alto(182) a vencer um torneio na história dos eventos ATP.

Em 2018, ano que se tornou profissional, conquistou o US Open juvenil, sendo apenas o 2º brasileiro a conquistar título de tal importância. Desde que se tornou profissional são 8 títulos, 5 de simples e 3 de duplas, chegando ao melhor ranking em março desse ano (113º).

 

Tebet durante jogo estica-se pra alcançar a bola com a raquete
Marcelo Tebet

 

Nascido em 23/02/1996 em Londrina, Marcelo Tebet Filho foi um dos mais promissores juvenis brasileiro. Aos 16 anos ele venceu o torneio de duplas no Orange Bowl, chegou a ficar entre os 100 do mundo no ranking da ITF e atingiu o posto 948 do mundo no ranking de simples da ATP, sendo o brasileiro mais jovem a conseguir um ranking tão alto na ATP, no dia 13/05/2013, com apenas 16 anos.

A promissora carreira foi interrompida no final daquele ano ele lesionou os dois joelhos gravemente. Após 2 anos e meio sem jogar o paranaense voltou para fazer história no circuito universitário, sendo o primeiro brasileiro a receber em uma mesma temporada os prêmios Arthur Ashe Leadership & Sportsmanship Award e o Rafael Osuna Sportsmanship Award na primeira divisão da NCAA. Em duas temporadas e meia foram mais de 70 vitórias, o título de MVP em 2019 e o ponto que deu o título para a sua universidade em 2019.

 

História

 

Atletas Históricos