Exposição FPT Histórico de Atletas

Imagem de dois tenistas em preto e branco
Primeiros tenistas paranaenses

 

 

 

 

 

Os primeiros grandes nomes paranaenses no tênis brasileiro que se tem registro foram: Orlando Silva, George Naday e Ivo Ribeiro.

Os três dominaram os títulos paranaenses a partir de 1952.

 

Recorte de jornal com duas fotos do atletas Ivo Ribeiro.
Ivo Ribeiro.

 

 

 

Nascido em 7 de setembro de 1938 em Curitiba, Ivo Ribeiro foi um dos grandes nomes do esporte no Brasil, tendo seu período mais glorioso entre os anos de 57 e 1961.

Sua mãe Ilze Ribeiro, foi uma das melhores tenistas paranaenses da década de 50 e incentivou o filho no esporte. Ivo começou na modalidade com 11 anos.

Ivo ficou entre os 10 melhores do ranking brasileiro entre 1957 e 1974, sendo número 1 em 1960 e levou o nome do tênis paranaense pelo mundo, principalmente para Europa, onde foi vice-campeão de Wimbledon no juvenil.

 

 

 

PRINCIPAIS CONQUISTAS

- 14 vezes campeão Paranaense de 56 a 80;

- Tricampeão Brasileiro: 57, 60 e 61;

- Vice-campeão juvenil de Wilmbledon em 1957;

- Campeão de Simples do Torneio Sul-Americano de 1958;

- Campeão de Duplas do Torneio Internacional de Cheltenham, Inglaterra em 1958;

- Campeão de Duplas do Torneio de Hoylake and West Kirby, Inglaterra em 1960;

- Integrante da Equipe da Copa Davis em 1958 e 1960.

 

 
Recorde de jornal com uma foto do atleta Abilhoa
Marco Antônio de Abreu Abilhoa.

Marco Antônio de Abreu Abilhoa, nasceu em Londrina, em 24/10/1960. Começou a jogar com 9 anos e meio no Santa Mônica Clube de Campo. Foi campeão paranaense aos 10 anos da categoria 9 a 12 anos e seguiu sendo campeão paranaense de simples e duplas em todas as categorias no juvenil (13/14 15/16 e 17/18).
Sempre posicionado entre os 5 melhores jogadores do Brasil nas categorias até 16 e até 18 anos, foi para os Estados Unidos para estudar na Flórida State University (FSU) e disputar o Circuito Universitário – NCAA Division I, após chamar atenção de 5 Universidades com sua atuação no Orange Bowl.No circuito do mundial juvenil obteve algumas excelentes vitórias sobre jogadores ranqueados entre os 20 primeiros do ranking mundial.
Jogou de 1980 até 1984 pela FSU, chegando ao número 27 em simples e 13 em duplas do ranking da NCAA. Durante este período, foi campeão de simples, dupla e por equipes da Metro Conference.
Marco Abilhoa recebeu 3 vezes o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da Metro Conference, fato inédito em qualquer esporte, foi incluído no Hall of Legends da FSU, hoje chamado de “Top Noles”. Em 1984, após vencer o MVP da Metro Conference pela 3ª vez, ganhou o prêmio de Atleta Individual do Ano da Florida State University. A honraria foi entregue pelo Presidente da Universidade no intervalo de um Jogo de Futebol Americano entre a Florida State e a University of Florida, com 72 mil expectadores.
 

 

 

Atleta faz pose para a foto na arquibancada
Rodrigo Barnabé
montagem em jornal com todos os títulos do atleta

 

 

Atleta uniformizada posa para foto com raquete.
Gisele Miró

Nascida em Curitiba, no dia 1º de novembro de 1968, Gisele Miró começou cedo no tênis e aos 9 anos foi campeã paranaense na categoria 12 anos. Ela profissionalizou-se aos 19 anos de idade e participou de todos os Grand Slam do tênis no circuito feminino em sua carreira, conquistando dois títulos de simples e um de duplas.

Em 1988 chegou a ser número 99°do mundo e 108°em duplas e se tornou a 1ª brasileira a avançar uma rodada em Olimpíadas, Em 1988, então a 137 do mundo, Gisele venceu a número 22 do mundo, Helen Kelesi, do Canadá, por duplo 7/5 sendo a única brasileira a conquistar tal feito até hoje na disputa de simples.

Fez história ao obter duas medalhas nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis 1987, uma de ouro no individual e outra de bronze nas duplas mistas ao lado de Fernando Roese. Na época foi chamada de “ A Nova Maria Esther Bueno”.

Comum no tênis naquela época, Gisele acabou se aposentando precocemente em 1992 devido a dificuldade em viajar sozinha pelo mundo. Amiga e com quase a mesma idade de Jana Novotna, viu a tcheca chegar a número 2 do mundo anos mais tarde. E assim como Novotna, Gisele vencia nos treinos a espanhola Arantxa Sanchéz Vicario que chegou a número 1 do mundo em 1995.

Se um apoio melhor poderia ter mantido Gisele no esporte e onde ela poderia ter chegado ficará no imaginário do fã do esporte.

Principais conquistas
- São 94 títulos no tênis no total;
- Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis em 87;
- Campeã do Aberto da República na explanada dos ministérios em Brasília;
- Campeã do Aberto de Caserta, na Itália em simples e duplas;
- Campeã do Aberto de Curitiba simples e duplas (ITF);
- Terceira melhor juvenil do mundo ranking da (ITF);
- Campeã do Banana Bowl 18 anos;
- Campeã do Carrasco Bowl;
- Campeã do Astrid Bowl na Áustria;
- Campeã do Swiss Jr Cup;
​​​​​​- Bicampeã Sul Americana;
- Vários títulos Brasileiros e Paranaenses;
- Cabeça 1 do Orange Bowl nos USA chegando às semifinais;
- Mais jovem tenista campeã paranaense 1a classe aos 12 anos de idade;
- Campeã brasileira adulto de duplas mistas com apenas 14 anos de idade ao lado de Thomas Koch;
- A mais jovem integrante da equipe brasileira nos jogos Pan Americanos de Caracas com apenas 14 anos de idade em 1983;
- Integrante da equipe Brasileira na divisão principal da Fed Cup de Praga e de Tóquio.
- O primeiro título estadual foi com 9 anos de idade no paranaense até 12;
- Atleta do ano troféu Rede Globo em quatro edições;
- Campeã Brasileira como  técnica da filha Isabela com quem tem um vice campeonato de duplas no ITF da Cidade

 

 

Guga e Prieto se cumprimentam durante jogo
Parceria entre Gustavo Kuerten e Prieto.

Nascido em Curitiba em 7 de setembro de 1973, Antonio Carlos Prieto Junior foi formado no tênis no Clube Curitibano.

Fez parte de um restrito grupo de tenistas brasileiros que disputaram os maiores torneios mundiais de tênis. Ocupou a posição de número 95 do mundo, de acordo com o ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). 

Durante sua carreira profissional, participou dos maiores torneios do circuito, como Roland Garros, Wimbledon, US Open, Australian Open, Master Series de Miami, Roma, Monte Carlo e Hamburgo, entre outros.

Sua carreira profissional teve início em agosto de 97, logo após formar-se em Comércio Exterior na Florida State University, onde também se destacou como um dos melhores tenistas universitários da NCAA  divisão I dos Estados Unidos.

Foi duas vezes convocado entre os oito profissionais que fizeram parte da equipe brasileira da Copa Davis e foi eleito representante no Conselho dos Jogadores da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Chegou ao posto de 95° posto do ranking de duplas em 2000, na semanas do dias 10 e 24 de julho. No ranking simples chegou a posição 524° do mundo, e conquistou o título ao lado de Gustavo Kuerten, em março de 2000, sendo este o momento mais marcante da carreira.

 

 

 

 

Troféu em detalhes
Troféu Chevrolet Cup - Santiago 2000

O início do ATP de Santiago foi em 28 de fevereiro de 2000, na chave de simples Gustavo Kuerten era o cabeça de chave 1, Marcelo Rios o cabeça 2 e Fernando Meligeni o 3. Nas duplas, Jaime Oncins disputou o torneio ao lado de Daniel Orsanic.

A dupla formada por Guga e Prieto entrou como wild-card no evento, eliminaram nas oitavas os chilenos Hermes Gamonal e Adrian Garcia por 7/5 3/6 6/3, na sequencia eliminando uma dupla argentina Martin Garcia e Mariano Puerta por 6/4 6/2 para chegar na semifinal.

A partir daí a dupla brasileira teve que eliminar nada mais, nada menos, que os 2 principais cabeças de chave do torneio. Na semi, os espanhóis Tomas Carbonell e Javier Sanchez, que entraram no torneio como os 2º melhores ranqueados. Em um jogo dificílimo, com os dois sets decidido no tie-break 7/6(4) 7/6(5). A cereja do bolo veio na final, com a vitória por 6/4 6/2 sobre os sul-africanos Bale/Norval.

A parceria com Guga nas duplas talvez pudesse ter ido mais longe, porém o foco do jogador nas simples deixa no imaginário o que poderia ter acontecido caso a parceria seguisse: “Devido ao título e ao prestigio de Guga no circuito da ATP conseguimos o convite para jogar o Aberto de Miami, que hoje é o Masters 1000, na primeira rodada vencemos Àlex Corretja e Joan Balcells, que era dupla da Copa Davis da Espanha. Em seguida vencemos a dupla cabeça de chave francesa Fabrice Santoro e Olivier Delaître."

Na rodada seguinte Martin Damm e Dominik Hrbaty colocariam um fim na sequência de vitórias de Prieto e Guga nas duplas, porém os bons resultados deixariam Prieto no top 100 do mundo e a dupla entre as 20 melhores na corrida dos campeões.

 

 

Bruna levanta o troféu. Ao fundo bandeira do Brasil
Bruna Colósio.

 

 

 

 

Nascida em Xanxerê (SC) em 13 de outubro de 1980, Bruna Colósio foi uma revelação no tênis paranaense nos anos 90.

Venceu o Banana Bowl em 1993, entre 99 e 2002 disputou o tênis universitário e foi eleita 2 vezes a jogadora do ano da Conferência Sudeste defendendo a LSU.

Venceu 2 torneios de simples e 11 de duplas da ITF, atingindo seu melhor ranking em janeiro de 2004, quando foi 193 da WTA em duplas.

Representou o Brasil na Fed Cup de 2001 a 2004, em um desses eventos representando o Brasil conseguiu uma de suas vitórias contra uma jogadora TOP 100.

Em 2003 obteve a outra vitória contra uma das 100 melhores do ranking sobre a tenista russa, Anna Kournikova por 6/2 6/7 6/4, na primeira rodada do torneio de Charlottsville.

Ainda nesse ano teve o momento mais marcante da carreira, ao conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano de Santo Domingo, jogando ao lado de Joana Cortez.

 

História

 

Atletas da Atualidade