Verão Maior Paraná recebe etapa do Mundial de Beach Tennis disputada por 700 atletas 30/01/2024 - 12:38

O Paraná recebe a partir desta terça-feira (30), em Matinhos, no Litoral, uma etapa do circuito mundial de Beach Tennis chancelado pela Federação Internacional de Tênis (ITF). São cerca de 700 atletas inscritos, entre competidores brasileiros e estrangeiros, que disputarão até o próximo domingo (4) troféus e posição no ranking mundial da modalidade. O torneio integra também os Jogos de Aventura e Natureza, que têm sua primeira etapa da edição 2024 disputada durante a temporada. 

As disputas reúnem mais de 200 duplas de atletas de Curitiba, Interior do Paraná e de outras cidades do Litoral, além de competidores estrangeiros, divididas nas categorias Amador (A, B, C e D) e Profissional (BT 10 e BT 200). Todas as classes foram subdivididas entre masculino, feminino e duplas mistas, com início dos jogos às 8h desta terça-feira e término no domingo, após cerca de 450 partidas. A competição profissional também vai oferecer à dupla vencedora premiação no valor de US$ 15 mil.

“O beach tennis é um esporte que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e por isso conquistou um campeonato próprio dentro do Verão Maior Paraná. Nada mais justo do que trazer os melhores atletas do país e do mundo para participar de competição nessa grande estrutura montada pelo Governo do Estado no Litoral”, disse o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte, Tiago Campos.

SONHO – O torneio nas areias da praia de Caiobá é uma parceria do Governo do Estado com a Federação Internacional de Tênis, Federação Paranaense de Tenis (FPT), Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), Sesc, Fecomércio e Copel.

O esporte mistura conceitos do vôlei e do tênis de praia. Ana Guaita, de Cascavel, e Ana Rampazzo, de Curitiba, ambas com 14 anos, formam, pela primeira vez, dupla para jogar no campeonato profissional. Até agora, elas participavam de campeonatos amadores e a partir deste evento terão a oportunidade de rankear mundialmente.

“Já ganhamos o primeiro jogo nesta manhã e a experiência foi incrível. Estamos nos divertindo e aproveitando ao máximo essa oportunidade. Estava muito ansiosa para jogar no profissional, é a realização de um sonho pontuar no ranking mundial e em uma competição promovida no meu estado”, ressaltou Ana Guaita.

Ana Rampazzo também falou da alegria em poder participar de uma etapa mundial profissional perto de sua casa e com a família na plateia. “É a realização de um sonho ingressar no campeonato profissional, estou muito feliz”, disse.

Segundo o vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis, Silvio Pinheiro de Souza, o torneio ajuda a ampliar o alcance do esporte, que tem se tornado cada vez mais popular no País. Ele explicou que, ao todo, são três torneios profissionais: dois da categoria BT 10, que oportunizam a conquista de 10 pontos no ranking profissional, e um na categoria BT 200, que oferece 200 pontos para os atletas, além de premiação em dinheiro. Paralelo à competição profissional acontecem, a partir de quinta-feira (1), as competições amadoras.

“É muito importante para nós termos um campeonato dessa magnitude dentro do espaço do Verão Maior. Isso ajuda a divulgar o esporte e atrai a curiosidade das pessoas. Aqui na arena a todo momento passam pessoas que perguntam como fazer para participar do campeonato. É espetacular ter a competição nesta época do ano aqui nas praias do Paraná”, ressaltou Souza.

REFERÊNCIA – O coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná 2023/24, Jackson de Almeida, aponta que o torneio é uma demonstração de que o Paraná se torna cada vez mais um estado referência na prática e desenvolvimento do esporte, com atletas renomados no mundo. “Essa é a terceira vez que recebemos o torneio de beach tennis a nível internacional. Isso dá visibilidade ao Paraná e ao esporte no Estado”, disse.

No Verão Maior Paraná, as quadras de beach tennis chamam a atenção de milhares de banhistas que vão às praias do Litoral. Entre outras atividades disponíveis, os veranistas podem utilizar as quadras espalhadas pelos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná gratuitamente.

A competição de beach tennis marca a última semana esportiva da programação do Verão Maior Paraná, realizado pelo Governo do Estado, projeto que movimenta as praias paranaenses nesta temporada. Desde o fim de dezembro, esportistas de diversas categorias puderam mostrar as suas habilidades nas areias do Estado, ampliando as opções de lazer de milhares de turistas e moradores.

Os shows nacionais terão continuidade até o último final de semana de fevereiro, todos os finais de semana, exceto o Carnaval.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS