VERÃO MAIOR PARANÁ: Competições agitam o litoral e o noroeste do estado neste fim de semana 03/02/2023 - 09:05

O fim de semana promete ser repleto de eventos esportivos para os veranistas curtirem o litoral e a região noroeste do Paraná. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, promove três grandes competições da programação dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Maior Paraná: o surfe, o cross games e a corrida de rua.

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, a partir das 8h, acontece o Circuito Paranaense de Surf Amador, onde mais de 120 atletas de diversas categorias desbravam o mar do Balneário Flórida, em Matinhos. A competição contará com outras atrações, como a Exposição Cultural do Litoral Paranaense e as oficinas de prática de surf.

VIVÊNCIA DE SURF INCLUSIVO
O evento também é marcado pela adesão paradesportiva com a Vivência de Surf inclusivo, com 15 paranaenses que receberão atendimento adaptado pela Federação Paranaense de Surf para a prática da modalidade. A cadeira anfíbia estará disponível para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam viver a experiência de estar no mar de maneira segura. A intervenção paradesportiva ocorre no sábado (04), às 15h, e estará aberta ao público interessado.

Já a Arena Verão Maior Paraná, em Caiobá, recebe no dia 04/02 o Campeonato Paranaense de Cross Games, evento esportivo que agita pelo segundo ano consecutivo a Operação Verão. A estimativa é de receber mais de 200 atletas nesta competição que envolve capacidade cardiorrespiratória, força, resistência muscular, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão dos competidores. O Campeonato contará com transmissão ao vivo pelo YouTube da Paraná Esporte, a partir das 10h. [www.youtube.com/@ParanaEsporteOficial]

Por fim, na região noroeste do Estado, a Nova Orla João Batista, em São Pedro do Paraná, recebe mais de 100 atletas para o Circuito JAN de Corrida de Rua, evento que pela primeira vez acontece na Operação Verão do município. Os atletas se dividem nas categorias de 05 e 10 km e contará com o apoio da Polícia Militar durante o percurso.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, os eventos fortalecem o estado. “Terminamos as operações dos postos, mas as atividades do verão continuam através dos Jogos de Aventura e Natureza. Serão diversas modalidades e mais de 400 atletas em atividade em todo o estado promovendo muita cultura, desenvolvimento econômico e muita inclusão", comenta.

VERÃO MAIOR PARANÁ- O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomercio/SESC e das prefeituras municipais.