Uel e Superintendência do Esporte abrem inscrições para curso de formação de treinadores em novembro 22/10/2021 - 09:14

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Superintendência Geral de Esporte, por meio do programa Escola do Esporte, vai oferecer em novembro o último módulo do curso de formação de treinadores – de forma online e gratuita.  Serão quatro dias de curso (06, 13, 20, 27 de novembro, das 9 horas às 12 horas) pelo Canal do Curso de Formação no Youtube. 

Chegando à etapa final, coordenador do curso, professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte da UEL, acredita que poderão avaliar todos os pontos do curso. “Entendemos que estamos oferecendo informações atuais sobre processos de treino, metodologias e acompanhamento de Jovens Atletas. Sendo que sempre temos o foco em oferecer ferramentas e possibilidades que sejam acessíveis a todos os participantes. Em alguns casos mostrando ferramentas sofisticadas, mas também uma possibilidade de fazer isso com recursos simples e que podem ser encontrados em todos os locais de prática”, ressalta coordenador do curso, professor Hélcio Rossi Gonçalves.


Ainda em 2020 ocorreu a primeira edição (módulo I) do curso de formação de treinadores com a participação de 2200 inscritos. Em março deste ano, o módulo II teve 4437 participantes. O penúltimo módulo contou com 1920 inscritos.  A proposta faz parte de um planejamento de atendimento à sociedade, vinculado à pró-reitoria de extensão da UEL e do Centro de Educação Física - Departamento de Ciências do Esporte.


Para o IV módulo uma novidade, Simone Banana (@curadoria.de.ideia) enviará um resumo ao final de cada etapa do curso. Os resumos visuais são uma forma de fixar o conteúdo e que auxiliam em estudos posteriores ao curso. 


O curso atingiu além das fronteiras brasileiras, atingindo 13 países. Entre eles, Portugal, Angola, Estados Unidos da América, Argentina, Chie, Bélgica, outros. No Brasil, todas as regiões do país tiveram inscritos. A região sul teve 46,43% das participações. Já região sudeste teve 33,65%, centro-oeste 11.32%, norte 9,93% e nordeste 8,76%. 


Essa iniciativa se alinha ao programa Escola do Esporte, da Superintendência do Esporte do Paraná, que visa promover, organizar e executar diversos cursos e ações da aprendizagem em parceria com o Sistema Esportivo Estadual e suas necessidades em caráter presencial e/ou nas diversas plataformas das novas tecnologias de informação.

O coordenador do Programa Escola do Esporte, professor dr. Antonio Carlos Dourado, explica que os três módulos anteriores abordaram temas importantes para formação dos profissionais com professores de diversas universidades brasileiras. "O IV módulo finaliza as ações de 2021. A parceria com cooperação técnica tem dado resultados muito interessantes. Tivemos basicamente, em cada um dos sábados, em torno de 1200 participantes online no Youtube. Após isso, tivemos um número muito significativo de visualizações nas palestras, em torno de 50 mil. Sendo que 43 mil foram no Brasil e 7 mil foram de brasileiros fora do país, cerca de 15 países. O espectro de abrangência dos cursos foi muito significativo. Para que esse trabalho tenha continuidade, efetivamos ontem o termo aditivo para continuar essa cooperação em 2021” destaca Dourado.
 
INSCRIÇÕES – O conteúdo será transmitido ao vivo pelo canal do Curso de Formação no Youtube. As inscrições podem ser efetivadas via ficha cadastral disponível AQUI. Lembrando que o participante recebe o certificado proporcional a frequência – podendo se inscrever até dia 26 de novembro.


Confira a programação completa do quarto módulo - das 9h às 12 h:

6 de novembro: 1 - Tokyo 2020: reflexões sobre a formação e atuação de treinadores e treinadoras Profa. Dra. Larissa Rafeela Galatti – Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – FCA/UNICAMP.


13 de novembro: 2 - Aplicação das Ciências da Computação no Esporte. Prof. Dr. Felipe Arruda Moura – Universidade Estadual de Londrina – UEL. 


20 de novembro: 3 - Avaliação aplicada ao esporte. Prof. Dr. Hélcio Rossi Gonçalves – Universidade Estadual de Londrina – UEL. 


27 de novembro: 4 – Ciências do Esporte, Políticas Públicas de Esporte e Desenvolvimento Humano Prof. Dr. Antonio Carlos Dourado – Universidade Estadual de Londrina – UEL e Paraná Esporte – Esporte da Escola.