Treinador de parataekwondo apoiado pelo Estado recebe prêmio de melhor do mundo 04/12/2023 - 14:59

O treinador de parataekwondo e bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, Rodrigo Ferla, foi o grande vencedor do prêmio de melhor treinador paradesportivo da modalidade em 2023. O prêmio World Taekwondo foi entregue no Gala Awards, realizado neste domingo (3) na cidade de Manchester, na Inglaterra.

O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O Estado já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

Rodrigo Ferla é apoiado pelo programa desde 2017 e está contemplado também na edição deste ano. Esta foi a segunda vez que ele recebeu o título de melhor do mundo como treinador de parataekwondo. Em 2021 ele conquistou o reconhecimento após vitória nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Em 2023, venceu o mundial do México, em setembro, e o pan-americano, em Santiago, em novembro.

“Em princípio esse é um prêmio individual, mas ganhei devido ao sucesso que a seleção brasileira teve este ano. É um reflexo do trabalho e do reconhecimento da Federação Mundial. É o terceiro ano seguido que eu sou indicado como o melhor técnico, isso me dá mais confiança”, afirmou.

Agora, Rodrigo Ferla se prepara para um calendário importante em 2024, com as Paralímpiadas de Paris no horizonte. “Tenho uma expectativa muito grande de que também teremos um ano fantástico, um ano fabuloso e que tem tudo para ser melhor do que esse”, complementou.

GALERIA DE IMAGENS