Termina o VIII Encontro de Gestores de Esporte, em Foz do Iguaçu 17/04/2023 - 14:56

Foi realizado no último fim de semana (13 e 14 de abril), em Foz do Iguaçu, o VIII Encontro de Gestores de Esporte do Estado do Paraná.  A edição lançou eventos da Secretaria de Estado do Esporte e apresentou os planos do governo para o restante de 2023. Além disso, compartilhou resultados das políticas aplicadas pela secretaria e reuniu no mesmo ambiente representantes de 255 municípios para uma troca de experiências e coleta de aprendizados para o futuro. No total, foram mais de 600 participantes em cada um dos dias de evento.

O segundo dia do encontro contou com uma programação cheia. Palestra motivacional com Maurício Rua, o popular ex-lutador Shogun, apresentação dos portfólios estaduais do esporte, apresentação dos programas da Secretaria de Estado de Esporte, como O Paradesporto Que Queremos, PROESPORTE e a Escola de Esporte e o Geração Olímpica e Paralímpica do Paraná. Por fim, foi realizada uma capacitação com a professora Natasha Lise e uma palestra de marketing e gestão com Ary José Rocco Jr.

“Terminou nosso encontro de gestores, com secretários e comunidade do esporte interessados em entender e conhecer o planejamento estratégico do Estado. Felizmente tem sido assim, o Paraná é o primeiro nos Jogos Escolares Brasileiros, nos Jogos da Juventude e tem sido exemplo para o Brasil inteiro, muito pela capacidade de toda essa comunidade esportiva que segue o planejamento e nos apoia incondicionalmente”, afirma o secretário de esportes do Paraná, Helio Wirbiski.

Para Antonio Sapia, secretário de esportes de Foz do Iguaçu, o evento foi um momento ímpar. “Profissionais de educação física e gestores se reuniram para tornar possível que cada município aplique o que há de melhor para a construção de um esporte e comunidade esportiva vencedora”, complementa Sapia.

Rejane Penna Rodrigues, diretora de esporte amador, lazer e inclusão social do ministério federal, afirma ter sido uma honra participar desse momento de união das cidades paranaenses. “Essa iniciativa é fantástica, pois vem ao encontro com o que o ministério espera dessa nova gestão: implantação do sistema nacional do esporte, que envolve município, estado e governo federal trabalhando e interagindo para o desenvolvimento real do esporte para toda”, conclui.

"O evento foi recordista em vários sentidos, em público e número de municípios. Outro diferencial foi o feedback que foi acontecendo durante o evento, onde o gestor pôde compartilhar com algumas lideranças a respeito dos temas abordados. Tudo no encontro diz respeito à possibilidade que o municipio tem de desenvolver sua política e instrumentos para a governança do esporte. A nossa leitura é de que o gestor volta pra casa com a missão de colocar em prática tudo que ele recebeu", conta Joselene Anjos, coordenadora do encontro e do Planejamento da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS