Segundo dia de PARAJAPS teve medalhas na natação 21/06/2019 - 18:50

A quinta-feira (20) foi intensa de competições na modalidade natação, nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), em Londrina. As provas foram realizadas na Academia de Natação e Hidroginástica Arena Club. Durante todo o dia, os atletas contaram com a grande e incentivadora participação do público.

As cidades de Maringá, Londrina, Curitiba, Ibiporã, Campo Largo, Pinhais, União da Vitória, São José dos Pinhais, Campo Mourão, São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Ibaiti, Corbélia e Paranaguá somaram 83 atletas nadadores, que encararam a piscina da Arena Club para a disputa das 24 provas – todas valendo medalhas, de acordo com a classificação funcional nas categorias: deficiência física, intelectual e visual. A primeira etapa das competições foi iniciada às 9h, e a segunda, às 15h.

Já, no período da manhã, alguns campeões foram conhecidos. Mas, a maioria das medalhas acabou saindo no período da tarde.

Três medalhas no peito

O atleta Nicolas Henrique Kaguimoto Ferreira, de Curitiba, levou três medalhas nestes PARAJAPS, sendo duas de ouro e uma de prata. Ele participou das provas 50 m costas, 100 m costas, revezamento 4x50 m e 100 m livre.

Faz dois anos que ele está participando de competições. “Gosto muito de competir, comecei brincando e gostei da natação. Treino todo dia”, explica Nicolas. Sua mãe, Raquel, tem acompanhado o filho nas disputas e comenta que ele possui uma rotina puxada de treinos. “Ele pratica de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 16h às 18h, e no sábado, no período da manhã”. Com o seu desempenho nas provas que participa, Raquel conta, toda orgulhosa, que o nadador conquistou o índice para o Nacional. 

.
Nicolas Henrique Kaguimoto Ferreira, atleta de Curitiba, levou três medalhas. Foto: Fernanda Hraber 

Na estreia, atleta de Campo Mourão leva ouro

Um dos atletas que foi revelação destes PARAJAPS de Londrina foi Leonardo Paulos Kimurante, de Campo Mourão. Ele conquistou o ouro nas provas de 50 m costas na classe S 7, 50 m livre e 100 m livre. Ele credita seus resultados à superação de seus limites. “Estou treinando há dois meses. Fui com a raça e está dando certo”. Sua rotina mudou completamente depois que decidiu se dedicar ao esporte.

.

Pela primeira vez nos PARAJAPS, Leonardo Paulos Kimurante sai vitorioso. Foto: Fernanda Hraber

“Esqueci o outro lado da minha vida e, praticamente, só treino. Quando comecei, treinava duas vezes na semana e, depois que surgiu a competição, estou me dedicando todos os dias agora”. Para ele, os PARAJAPS simbolizam motivação. “Não é só porque você está em uma cadeira de rodas, é cego, ou qualquer deficiência que tenha, o mundo não vai acabar pra ti. É só você ter força de vontade e fé que você chega lá”, destaca ele.

Três provas, três ouros

Vinicius Bernardi Guarienti, da cidade de Pinhais, foi campeão nas provas 200 m livre, 50 m costas e 100 m costas. O atleta é uma das grandes apostas para a disputa nacional e descreve sobre a sua participação nos PARAJAPS 2019. “É uma sensação muito boa. A gente treina de segunda a sábado, quase todo dia, focamos em grandes competições e, para um atleta, é muito bom ver o trabalho dele dando resultado”, comemora o nadador.

Para Guarienti, o dia de provas mostrou que está no caminho certo, sempre buscando melhorar nos detalhes. “Estas medalhas refletem nosso treinamento e dedicação no esporte”, destaca. O próximo objetivo do atleta é competir nas fases nacionais, pelo Circuito Caixa Loterias de Natação, que será realizado em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico brasileiro. Ele vai brigar para ficar entre os três melhores no ranking para seu ingresso na seleção brasileira e sonhar com as Paralimpíadas.

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado com o apoio do município de Londrina.

Acompanhe a nossa fanpage: www.facebook.com/jogosabertospr/

COM/PARAJAPS
Fernanda Hraber
fernanda.hraber@hotmail.com


GALERIA DE IMAGENS