Segunda etapa regional do 3º Paraná Bom de Bola começa esse final de semana 26/05/2023 - 20:28

No começo de maio foi dado início à 3ª edição do Paraná Bom de Bola, competição de futebol de campo realizada pelo Governo do estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e  com o apoio e parceria das prefeituras municipais.

A fase regional é dividida em duas etapas, que acontecem em dois finais de semana, a primeira foi no dia 11 de maio e a segunda acontece de 25 a 28 de maio, e tem como sede 12 municípios do estado: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica.

O Paraná Bom de Bola tem disputas divididas em quatro categorias sendo 15+ feminino, sub 16 masculino, sub 21 masculino e master +50 masculino. Entre atletas, técnicos, dirigentes e staff são mais de 8 mil pessoas envolvidas na 3ª edição da competição, sendo 7.198 atletas, totalizando 327 equipes de todo o estado, sendo 26 equipes femininas.

Segundo Cristiano Barros, diretor de esportes da SEES, o Paraná Bom de Bola em conjunto com outros jogos oficiais do estado conseguem atender quase todos os municípios, "O Bom de Bola é específico para a modalidade de futebol onde nós atendemos tanto o masculino quanto o feminino, somando esses dois núcleos dos JEPS e do Bom de Bola a gente tem um atendimento de 397 municípios do Paraná”. O diretor também conta que o estado arca com toda a logística necessária para o evento acontecer, para que os atletas só tenham a preocupação de chegar ao evento e competir “ Em todas essas competições realizadas pelo estado, quem participa só tem a responsabilidade de chegar lá, porque usamos escolas públicas municipais e estaduais para hospedar os alunos, o estado também paga alimentação, arbitragem, materiais esportivos, assessoria técnica, premiação entre outras coisas.”

O preparador físico e supervisor técnico do Paraná Bom de Bola, Riva Carli conta que a competição segue os princípios da política de esporte do estado do Paraná “Nós visamos todas essas questões de socialização, saúde, esporte para toda vida e fomento ao esporte, o nosso objetivo principal é enfatizar bem isso de participação e desenvolvimento no esporte”. Carli ainda comenta que dois âmbitos muito trabalhados dentro da proposta do Paraná Bom de Bola são a base e o desenvolvimento do futebol para pessoas mais velhas “Quando falamos da categoria master, de pessoas com mais de 50 anos, é um público que às vezes fica de fora quando falamos de projetos de futebol, então essa é mais uma premissa de trabalhar com o futebol como uma ferramenta para a saúde dessas pessoas e trabalhar com a base, na formação dos atletas jovens, não necessariamente com o objetivo de medalhas e títulos olímpicos e de ser um atleta profissional, mas no âmbito da educação e do querer jogar e participar de um esporte.”

Carli, que já foi preparador físico de times como Atlético-PR, São Paulo e Flamengo finaliza falando sobre novidades para o próximo ano do Paraná Bom de Bola “Queremos fazer algo mais abrangente, com o objetivo de capacitar professores e técnicos, integrar a arbitragem, trabalhar a integração dos municípios, e fazer com que os municípios se motivem mais e aumentem sua participação dentro do Paraná Bom de Bola.”

Neste final de semana acontecem as semifinais e finais da fase regional da competição, os classificados vão para a fase macrorregional, que acontece de 27 a 30 de julho nos municípios de Marilândia, São Mateus do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara do Oeste.

As finais acontecem em dois finais de semana de outubro, de 5 a 8 e de 26 a 29 na cidade de Campo Mourão.

EDIÇÕES ANTERIORES

Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola tem como objetivo trabalhar dois pilares da Política Estadual de Esportes, sendo a formação de jovens atletas e também o esporte para toda vida. Com isso, o Paraná Bom de Bola engloba uma modalidade, o futebol de campo, dividido em quatro categorias, trabalhando com atletas a partir dos 15 anos até mais de 50 anos, além de buscar desenvolver o futebol feminino, o turismo no Paraná e a promoção da saúde.

Na 1ª edição em 2021, ainda na pandêmia, o Paraná Bom de Bola contou com a participação de 300 equipes, sendo 24 femininas, 116 no sub 16 masculino, 116 no sub 21 masculino e 44 no master 50+, totalizando 6.534 atletas participantes. Guaratuba, Carambeí, Cornélio Procópio, Florestópolis, Marialva, Umuarama, Goioerê, Planalto, Coronel Vivida, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon e Jardim Alegre foram as 12 cidades-sede.

A 2ª edição, em 2022, foi marcada pelo aumento de 30% no número participantes, alcançando mais de 10 mil atletas de 185 municípios e totalizando 357 equipes competindo, sendo 30 delas, femininas. As cidades-sede foram Campo Largo, Tibagi, Ribeirão do Pinhal, Cambira, Sarandi, Iporã, Boa Esperança, Corbélia, Verê, Quedas do Iguaçu, Missal e Marilândia do Sul.