Ranking Paranaense de Escalada começa no final de semana 18/05/2023 - 11:46

Nos dias 20 e 21 de maio, Curitiba será palco da primeira etapa de provas do Ranking Paranaense de Escalada Esportiva, promovido pela Federação de Escalada Esportiva do Paraná (FEEP). 

O evento vai abrir o calendário de competições estaduais da modalidade, convidando atletas de todo o estado para se reunirem na capital e participarem das provas de velocidade e dificuldade, duas das três categorias competitivas da escalada esportiva.

Os dois dias de competição vão exigir dos atletas muita resistência e agilidade para subir os mais de quinze metros de parede. A terceira modalidade prevista no ranking, de boulder, exige movimentos mais explosivos e força bruta e será realizada em agosto, também em Curitiba.

Com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o grande desafio do esporte no estado passou a ser formar atletas para disputar competições internacionais, com o sonho de um dia enviar representantes para as Olimpíadas. Para a concretização deste objetivo, a escalada tem contato com o incentivo de entidades locais, como a realização de provas de alto nível pela FEEP e o apoio de programas do Governo do Estado.

Todos os eventos do Ranking Paranaense 2023 serão realizados por meio de um projeto aprovado no programa Proesporte – uma iniciativa de fomento e incentivo ao esporte do Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná e da Copel.

O coordenador do Proesporte, Otávio Vinícius Valente Taguchi, explica que o Ranking Paranaense de Escalada é “uma iniciativa muito importante para a modalidade de escalada, o evento poderá despertar o interesse na modalidade pois será aberto ao público.”

Além disso, também serão realizados eventos de capacitação, com vagas prioritárias para atletas federados, mas também abertos à comunidade externa, com a intenção de despertar o interesse das competições em esportistas que normalmente não competem e na comunidade em geral, uma iniciativa para democratizar o acesso ao esporte e o conhecimento da escalada esportiva.

Muitas marcas e ginásios locais também acreditam nessa empreitada e somam esforços, juntamente da própria comunidade escaladora, prestigiando o evento e oferecendo trabalho voluntário, premiações, espaços e divulgação. São empresas que entendem a importância da realização destes eventos como forma de fomentar o esporte sendo elas a Caverna Escalada, Ginásio Campo Base, Ginásio ViaVentura, Ginásio UBT, Crux Agarras, Conquista Montanhismo, Sapo Agarras e Centro de Treinamento PoleClimb.

SERVIÇO

Ranking Paranaense de Escalada Esportiva

1ª Etapa de Velocidade e Dificuldade

Local: Campo Base Ginásio de Escalada - Av. Pres. Kennedy, 35 - Rebouças, Curitiba

Data e horário: 20/05 - a partir das 10h; 21/05 - a partir das 9h

Para mais informações: @feepescalada

 

GALERIA DE IMAGENS