Projeto disponibiliza academia gratuita para a melhor idade 17/03/2023 - 14:37

O projeto de academia para a melhor idade da Secretaria de Estado do Esporte vem levando alegria e qualidade de vida para idosos da comunidade. Implementado no ano de 1996, a atividade conta com mais de 160 alunos, a partir de 55 anos (mulheres) e 60 (homens) e acontece de segunda a quinta, nos períodos da manhã e da tarde.

Rafael Ferreira de Oliveira, professor da academia, comenta que inicialmente o projeto era destinado apenas a pessoas da região, mas com o tempo foi ganhando maior abrangência e hoje atinge pessoas de bairros mais afastados, “Como estamos falando da melhor idade, a gente fala de esporte para vida toda, então, é uma atividade física relacionada à saúde que traz muitos benefícios”. O professor também explica que as atividades são pensadas para atender a individualidade de cada aluno, respeitando suas limitações: “A gente conta com idosos que têm diversas doenças e cirurgias, então, com o uso da musculação fazemos um trabalho que traga fortalecimento e mobilidade para a vida funcional dessas pessoas”, finaliza.

A aluna Maria Antonia Erthal de Souza, de 71 anos, conta que pratica atividades na academia há mais de 20 anos e atualmente frequenta a turma de segundas e quartas: “Eu devo muito a esse espaço, antes eu tinha muitas dores e depois que comecei a fazer atividade física aqui eu melhorei bastante e nunca mais precisei tomar remédio pra dor”. Maria comenta que além do desenvolvimento físico ela pode trabalhar o aspecto social, “para mim que sou dona de casa, vir aqui é me ressocializar porque quando a gente fica em casa é sempre aquela mesmice e aqui a gente se atualiza, conversa com pessoas, então é muito bom.”

Outro aluno da academia é Osni Leonel Alves, de 76 anos, que também frequenta o espaço há mais de 20 anos e conta sobre como o projeto o ajuda de diferentes formas: “pra mim é uma terapia muito boa, não só muscular como também mental, eu me sinto bem junto com o grupo e gosto de interagir com eles”. Alves ainda comenta sobre a importância da atividade física para sua vida: “eu prezo muito aqui pela Paraná Esporte, porque é perto da minha casa e pela facilidade de estar aqui. O nosso corpo requer exercício, as pessoas de mais idade têm essa necessidade de permanecer com o corpo em atividade, então é importante não só pros idosos, mas também pros jovens, começar com o esporte e não parar”, finaliza.

Além de possibilitar que pessoas da melhor idade se exercitem, o projeto tem como objetivo trabalhar o aspecto social dos participantes. O professor Fabio Adriano Almeida comenta que a atividade física auxilia esses alunos ao tirá-los do sedentarismo “Eles melhoram a qualidade de vida e automaticamente melhoram a parte social, porque se sentem importantes e sentem que fazem parte de um todo, então a gente desenvolve esse trabalho de socialização”. Segundo Almeida, os alunos realizam confraternizações semestrais para reunir todas as turmas e professores, “eles demonstram um prazer e uma alegria muito grande em estar participando do projeto, a gente sabe que uma pessoa feliz tem mais vontade de viver e o exercício físico traz isso para essas pessoas”, finaliza.

Em breve a academia irá ganhar uma área voltada para a medicina esportiva, com a parceria de médicos renomados e universidades do Estado. O diretor de infraestrutura e projetos esportivos, Clésio Prado comenta sobre a implantação do espaço “Ele já está praticamente pronto e terá todas as áreas que envolvem a medicina esportiva, como ortopedia, psicologia, nutrição, tudo isso para atender a nossa comunidade e também outros projetos que a gente tem aqui no complexo da Paraná Esporte e no complexo do Ginásio do Tarumã”. O atendimento será destinado a atletas que não tem condição financeira e também para a produção de estudos sobre evolução e desenvolvimento do esporte.

ACADEMIAS AO AR LIVRE

Atualmente dos 399 municípios do Paraná, 144 contam com academias ao ar livre, ao todo são 309 espaços destinados ao atendimento da comunidade, com 10 equipamentos para exercícios físicos instalados em praças e públicas de fácil acesso, com o objetivo de levar qualidade de vida aos paranaenses.

Até o final de 2023, mais 123 municípios irão receber 255 academias ao ar livre. A instalação dos espaços é uma iniciativa do Plano Paraná Mais Cidades, do Governo do Estado, que busca contribuir no desenvolvimento dos municípios paranaenses por meio de ações de secretarias e autarquias. 

SERVIÇO

Segundas e Quartas - 9h às 10h, 10h15 às 11h15, 14h às 15h e 15h30 às 16h30

Terças e Quintas - 9h às 10h, 10h15 às 11h15, 14h às 15h e 15h30 às 16h30

Duração de 50 minutos a 1 hora

160 vagas para mulheres a partir do 55 anos e homens a partir dos 60 anos

Contato pelo telefone (41) 3361-7787

Rua Pastor Manoel Virgínio, 1020 - Capão da Imbuia - Curitiba/PR

 

GALERIA DE IMAGENS