Projeto da Secretaria de Estado do Esporte concorre ao III Prêmio Top Inovação Uninter 20/10/2023 - 18:01

O projeto dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO), organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, está concorrendo ao III Prêmio Top Inovação Uninter, que será entregue neste sábado (21) às 9h. O objetivo do prêmio é reconhecer projetos que apresentem soluções com inovação, alternativas inteligentes e criativas para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Além do JIIDO, que apresenta a ideia de proporcionar a interação social entre os idosos, a troca de experiências, a melhoria da autoestima, através das atividades e esportes direcionados ao público dos idosos, outros 6 projetos paranaenses têm chances de vitória. Foram 178 inscrições, batendo o recorde das demais edições, com 98 projetos participantes de 16 estados do Brasil.

Em 2021, na primeira edição, foram inscritos mais de 96 projetos, com 12 finalistas, contemplando oito estados do Brasil. Em 2022, o prêmio recebeu mais de 140 inscrições, divididas em 14 categorias, sendo 13 projetos classificados para a final. “Ao premiarmos os melhores projetos de cada categoria, sentimos, através da emoção dos contemplados, a importância de se ter um evento do porte do Top Inovação. Os primeiros lugares conseguem dar grande visibilidade aos seus projetos vencedores", afirma Nelson Castanheira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Internacional UNINTER.

“O Top Inovação é um prêmio nacional da Uninter e é dividido em 15 categorias. Entre elas a categoria de desporto, atividade física. A grande ideia do Top é que a gente descubra, no território nacional, projetos que beneficiem a sociedade, que tragam resultado positivo para o município, para a cidade e para a população em geral”, afirma o professor Ricieri Garbelini, idealizador do projeto.

JIIDO - Muriel Tonin, coordenador dos Jogos de Integração do Idoso, destaca a importância do projeto para a inovação no mundo do esporte: “Em primeiro lugar, inova ao reconhecer que o esporte é para todas as idades, em um mundo onde a juventude muitas vezes é enaltecida, nosso projeto celebra o envelhecimento ativo e saudável. Ele proporciona aos idosos a oportunidade de se tornarem atletas, muitas vezes pela primeira vez em suas vidas, e demonstra que nunca é tarde para abraçar uma vida mais saudável e ativa”.

De acordo com o coordenador, a inovação também está presente na maneira como é promovida a inclusão social e a diversidade. “É um ambiente onde pessoas de diferentes origens, habilidades e histórias de vida se reúnem em torno da paixão pelo esporte. Isso demonstra que o esporte tem o poder de unir, independentemente das diferenças. Participar do Prêmio Inovação da UNINTER é uma honra e um reconhecimento do impacto que o projeto tem tido na vida de tantos. Isso nos inspira a continuar inovando, aprimorando e espalhando nossa mensagem de envelhecimento ativo, inclusão e celebração da vida por meio do esporte”, conclui.

Em 2023, o JIIDO reuniu atletas da terceira idade de 75 municípios para celebrar a vida e promover a integração social. Mais de 2 mil atletas, organizados em 692 times, competiram em dez diferentes esportes: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago

As disputas esportivas ocorrem em Guaratuba, enquanto Pontal do Paraná funcionou como um espaço para socialização e aprendizado.

Recentemente, o Governo do Estado ampliou o programa, que terá, em 2024, duas edições anuais: uma no meio do ano, na região de Maringá, e outra em novembro, no Litoral.

O secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, afirmou que ao fomentar cada vez mais os Jogos do Idoso, adaptados para esta faixa etária, o Estado incentiva a prática da atividade física, esportiva, recreativa e cultural para esse público. "Isso significa saúde, bem-estar e alegria de viver”, disse. “Neste ano os Jogos já foram um sucesso e em 2024 vamos repetir, atendendo ainda mais municípios”.

PREMIAÇÃO AO VIVO - A premiação acontece com transmissão ao vivo, a partir das 9h, AQUI