Proesporte realiza webconferência com pareceristas 31/03/2020 - 17:30

A Coordenação do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE) realizou, na tarde de ontem (30), uma webconferência com os integrantes da equipe, membros que presidem a Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (CPROESPORTE) e os profissionais credenciados que farão a análise técnica e do mérito referente ao edital 01/2019 .

A conferência tinha como propósito capacitar os pareceristas para atuarem na análise técnica e do mérito referente ao edital 01/2019, alinhando os critérios e parâmetros de análise individual conforme dispõe o edital. 

Pela primeira vez à distância, a reunião contou com 25 participantes e fez uso de ferramentas tecnológicas, como a plataforma de webconferência disponibilizada pela CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e a plataforma digital de inscrição e gerenciamento de projetos SISPROFICE (Sistema do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – plataforma da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, que vem sendo utilizada há dois anos pelo PROESPORTE) . 

Ainda que a modalidade de treinamento à distância seja uma novidade imposta pelo momento circunstancial de pandemia da COVID-19, a Superintendência do Esporte reforça que as atividades relacionadas ao PROESPORTE seguem em andamento, integrando na rotina dos profissionais tais ferramentas que se mostram essenciais na gestão do Programa.

Quanto aos pareceristas capacitados, eles serão responsáveis pela análise técnica e do mérito dos 198 projetos habilitados conforme os critérios e parâmetros estabelecidos no Edital 01/2019. Nesta etapa serão classificados os projetos que atingirem o mínimo de 70% do total de pontos possíveis na soma dos critérios de análise técnica e de mérito. Essa pontuação final resultará da média aritmética das notas atribuídas por cinco pareceristas, sendo descartadas a maior e a menor.

 

Sobre o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (PROESPORTE)

 

O PROESPORTE, Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte, foi instituído pela Lei nº 17.742/2013 e regulamentado pelo Decreto 8560, no ano de 2017. Desde então o Governo do Estado do Paraná publicou 2 editais. O primeiro, em 2018, movimentou cerca de R$ 2 milhões; o segundo, em 2019, R$ 8 milhões. Tais recursos são destinados para projetos de Formação Esportiva (aprendizagem e vivência), Excelência Esportiva (formação e aperfeiçoamento de atleta de rendimento) e Esporte Para a Vida Toda Readaptação (para toda a população, incluindo pessoas idosas).

As áreas seguem os parâmetros presentes na Política de Esportes do Paraná e os recursos são destinados levando-se em conta critérios e requisitos conforme as áreas, categorias, segmentos, abrangência e faixa orçamentária. Do montante global de recursos atribuídos para cada edital, pelo menos 20% deverão ser destinados aos projetos que atendem as pessoas com deficiência.

*O Campeonato Paranaense Individual de Ginástica Rítmica, evento que ilustra a reportagem, foi realizado com auxílio financeiro do PROESPORTE (Foto: Confederação Brasileira de Ginástica/Divulgação)