Primeira etapa dos Jogos Escolares do Paraná encerra em 15 cidades-sede 12/05/2022 - 11:19

A primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) teve seu encerramento nesta última quarta-feira (11) em todas as 15 regionais participantes. Esta fase contou com a presença de mais de 20 mil participantes entre técnicos/professores e alunos.

As 15 regionais que foram sede dentro desta primeira etapa dos JEPs foram: Astorga, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Catanduvas, Centenário do Sul, Chopinzinho, Ivaí, Matelândia, Planalto, Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Tomazina e União da Vitória. Nesta primeira etapa foram disputadas sete modalidades coletivas e individuais, sendo disputadas na categoria A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), são elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

A segunda parte das regionais acontece entre os dias 26 e 31 de maio. As disputas serão realizadas em 16 cidades-sede: Quatro Barras, Kaloré/Marumbi, Roncador, Tapejara, Santa Mariana, Nova Prata do Iguaçu, Goioerê, Teixeira Soares, Jardim Alegre, Ribeirão do Pinhal, Marquinho, Loanda, Pontal do Paraná, Palmital, Wenceslau Braz e Pérola.

As equipes campeãs da primeira e segunda fase regional passarão para a fase macrorregional, que acontecerá do dia 15 a 19 de junho nas cidades de Pontal do Paraná, Pinhão, Dois Vizinhos, Medianeira, Pitanga, Terra Boa, Ibiporã e Siqueira Campos. As finais serão realizadas em duas cidades diferentes: a categoria B (12 - 14 anos) será disputada em Campo Mourão de 15 a 23 de julho, já a categoria A (15 - 17 anos) terá suas finais realizadas na cidade de Pato Branco de 05 a 13 de agosto.

A coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, fala sobre a importância da volta dos jovens e professores aos jogos e as expectativas futuras, “Nós encerramos ontem a primeira fase nas 15 regionais com uma grande expectativa futura, pois nós não sabíamos como a comunidade esportiva reagiria com os jogos após uma uma pandemia, mas os resultados foram muito positivos. Tivemos cerca de 41 mil inscrições para a participação nestas duas fases dos jogos, ocorreu uma queda de 10% em comparação a 2019, um número consideravelmente baixo considerando todos estes problemas dos últimos 2 anos. Foi uma etapa de muita alegria, pois os jovens puderam voltar a disputar os jogos, os professores voltaram a participar, é um caminho ótimo para todos. A partir de hoje teremos a regional de Curitiba com mais de 3.500 participantes, e depois teremos dia 26/05 a segunda etapa regional, para que em junho possamos iniciar a fase macrorregional”, finaliza Tomadon.

Curitiba recebe a fase regional dos JEPs a partir desta quinta-feira (12), com as disputas acontecendo de 13 a 21. A abertura será às 15h no ginásio da Praça Oswaldo Cruz. Competem na capital paranaense mais de 100 escolas e 3.500 participantes.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das Prefeituras Municipais.