Pedala Paraná inaugura o circuito Ivaí Adventure em Ivaiporã 18/11/2021 - 11:33

O programa Pedala Paraná inaugura mais uma ciclorrota. Será a primeira que engloba mais de um município. Nesta sexta-feira (19), Ivaiporã realiza evento especial para o lançamento da rota de 210 km, com outras cinco cidades: Ariranha do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Grandes Rios, Lidianópolis e Jardim Alegre, constituindo o circuito Ivaí Adventure. A inauguração ocorre às 15h, no Parque de Exposições, marcando a comemoração dos 60 anos do município.

O início da ciclorrota acontece no Parque de Exposições de Ivaiporã, com volta simbólica realizada por ciclistas e demais presentes. Já está confirmada a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, além dos prefeitos dos municípios constituintes do circuito, que assinarão um termo de adesão.

Mais de 90 municípios já aderiram às ciclorrotas do Pedala Paraná, com lançamentos previstos até 2022. Entre esses, seis já ocorreram. Um dos grandes nomes do ciclismo nacional, com grande história e participações de destaque desde os anos 70, Adir Romeo coordena o Pedala Paraná. Ele falou sobre a importância do programa e seu alinhamento com a saúde, o lazer e o turismo. “A importância está muito ligada com a segurança, facilitando a circulação, principalmente olhando para áreas rurais. Também há a intenção de aprimorar o desenvolvimento físico e a saúde das pessoas, além, é claro, de conhecer muitas belezas do Paraná, fortalecendo o turismo regional e o comércio”, disse.

Adir também comentou sobre a ampliação do projeto, seu desenvolvimento e ideias futuras. “A Secretaria do Esporte, através do superintendente Helio Wirbiski, foi responsável pela idealização do programa, criando a diretoria de inovação comandada pelo diretor de fomento e incentivo da Paraná Esporte, Tiago Campos. Esse evento de Ivaiporã será festivo e servirá também para estudar a realização em outras cidades que são grandes polos, como Londrina, Maringá e Curitiba, fazendo rotas com municípios da região metropolitana”, acrescentou.

O programa Pedala Paraná é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran-PR, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.