Paranaguá abre Circuito Paranaense de Handebol de Areia em dose dupla no pódio 13/01/2020 - 00:22

Circuito Paranaense de Handebol de Areia abriu a temporada 2020 neste fim de semana na Arena Caiobá. A competição realizada em parceria com a Liga de Handebol do Paraná integrou a programação do Verão Maior no litoral. A primeira etapa do torneio estadual consagrou as equipes feminina e masculina da AHPA/Sespor/Paranaguá campeãs invictas. 

Com o título, as seleções parnanguaras assumem a liderança do quadro de pontuação, largando na frente em busca do título geral. “Chegar ao pódio foi uma surpresa pra nós, pois acabamos de encerrar a temporada nacional no masculino e a equipe feminina está sendo renovada, então encerrar a etapa de abertura com o título nos anima para o restante da temporada estadual”, destacou o técnico e coordenador da Associação de Handebol de Paranaguá, Lincoln Moura.

Na ocasião, Moura enfatizou a importância de agregar a modalidade ao Verão Maior: “Fomentar o handebol de areia é muito importante, aqui tivemos a oportunidade de mostrar ao grande público o que é esporte e como ele é jogado”, enfatizou.

Até chegar ao lugar mais alto do pódio, o elenco feminino venceu Entre Rios do Oeste, Marechal/Paraná Uniformes, Antonina Handbeach e Cobra Handbeach Cascavel/ACH, time este que superou na final. “Começar o ano com esse troféu é bem motivador, ainda mais fazendo dobradinha com o masculino. É muito gratificante ver o handebol de areia em um evento como o Verão Maior, em que visibilidade do esporte é muito grande”, destacou a capitã da equipe, Patrícia Staniscia. 

Com a medalha de prata ficou Cobra Handbeach Cascavel/ACH e com a de bronze Antonina/Handbeach, fechando o pódio feminino. Na 4ª colocação terminou Entre Rios do Oeste, seguido de Marechal/Paraná Uniformes.

Já o selecionado masculino pegou na estreia São Miguel do Iguaçu, protagonizando uma disputa acirrada, vencida por 2 a 1. Na sequência superou os rondonenses por 2 a 0, resultado que classificou o time à semifinal diante de Antonina Handbeach. No clássico litorâneo, os parnanguaras se sobressaíram, indo ao jogo decisivo contra a seleção são-miguelense, reencontro que esquentou ainda mais a areia da Arena Caiobá. Jogando de igual pra igual, Paranaguá superou os adversários na experiência por 2 a 0, placar que consagrou o time campeão.  “Voltamos aos treinos há uma semana, então nosso time ainda está se encaixando, uma vez que algumas peças saíram. Estamos em um processo de reconstrução e formação de novos atletas para encaixar a equipe. Conseguimos evoluir durante a competição e no final crescemos, o que nos trouxe o título”, afirmou o capitão Antônio Francisco Junior (Jota), que integrou o elenco na disputa do Circuito Brasileiro de Handbeach, em que Paranaguá encerrou a temporada 2019 em 2º lugar. 
  
Completou o pódio São Miguel do Iguaçu/Handebol e Cobra Handbeach Cascavel/ACH “A”. Na 4ª posição ficou Antonina/Handbeach, enquanto Marechal/Paraná Uniformes encerrou sua participação em 5º lugar e Cobra Handbeach Cascavel/ACH “B” se despediu do torneio na 6ª colocação. 

A próxima etapa acontece entre os dias 25 e 26 de janeiro, em Porto Rico, e os campeões gerais serão conhecidos em Marechal Cândido Rondon, de 08 a 09 de fevereiro. 

Demais atividades 
A programação do Verão Maior ainda contou com uma série de atrações, entre elas escalada com tirolesa, voo cativo de balão, beach tennis, futebol, atividades de palco, recreação em família, além de um torneio de vôlei de praia, que reuniu 20 duplas masculinas e 12 duplas femininas. 

As atividades serão realizadas por acadêmicos e profissionais de Educação Física até o dia 09 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 08h às 12h e das 15h às 19h nos postos fixos de Caiobá, Guaratuba, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangrilá. Além destes, ainda tem duas equipes itinerantes – Guaratuba e Antonina, e na região de Porto Rico e na Costa Oeste (municípios lindeiros) também são desenvolvidas as ações do projeto.

Acompanhe informações diárias e fotos do Verão Maior pelo facebook e instagram da Esporte Paraná. 

O Verão Maior é uma ação integrada do Governo do Estado, em parceria com os municípios do litoral, de Porto Rico e da Costa Oeste, cujo objetivo é aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.


COM/Verão Maior
Jaqueline Galvão
jaquelinefsgalvao@gmail.com
WhatsApp: (45) 9.9139-1005

GALERIA DE IMAGENS