Paraná sedia o 1° evento esportivo exclusivo para esportes de combate neste final de semana 10/11/2021 - 15:06

Inédito no estado e no país, Londrina será sede da 1° competição esportiva voltada exclusivamente às modalidades de combate. Nomeado de Paraná Combate, o evento acontecerá entre os dias 13 e 15 de novembro e é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio das federações de lutas do estado.  

A estimativa é reunir em torno de 1.500 atletas para a disputa de 10 modalidades de lutas, que acontecerão em versões femininas e masculinas. São elas: Boxe, Capoeira, Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Kickboxing, Kung-Fu, Muay thai, Taekwondo e Wrestling. Segundo o Diretor de Esportes da Superintendência, Cristiano Barros d'El Rei, o histórico positivo do Paraná em lutas foi uma das razões pelas quais o Paraná Combate foi criado. 

“Pela relevância que temos perante o cenário nacional, tivemos a ideia de trazer um mix de Juventude e Abertos e fazer um evento grande destinado somente aos jogos de Combate.”, explica. Dessa forma, a competição se consolida em seu primeiro ano já abrangendo dez modalidades com atletas acima dos 18 anos e três categorias juvenis (13 à 17 anos), nas modalidades de Taekwondo, Judô e Karatê. 

Rodrigo Ferla é diretor técnico da Federação Paranaense de Taekwondo e, tendo sido campeão brasileiro infantil aos 12 anos, sabe mais do que ninguém a importância das competições e do incentivo aos mais jovens. “Isso mostra que o Estado não está olhando apenas para o hoje, mas também para o futuro, trabalhando o fomento dessas modalidades esportivas que vem dando tanto resultado e prestígio pro Paraná”, explica. 

Ferla auxiliou, somente em Tóquio 2020, três campeões paralímpicos: Nathan Torquato (ouro), Débora Menezes (prata) e Silvana Fernandes (bronze). “Só da minha modalidade, que é o Taekwondo, nós formamos atletas, técnicos e medalhistas olímpicos, paralímpicos e em mundiais. Então a competição vem aí como reconhecimento deste trabalho também.” 

Quanto aos atletas participantes das modalidades adultas, o supervisor técnico dos Jogos Abertos do Paraná, Richarde Salvador, conta que recebeu inscrição de 58 municípios paranaenses. Todas as 12 regiões do estado serão representadas no evento. Para ele, isso é um reflexo do retorno das competições esportivas no estado. 

“Essa retomada foi de fundamental importância para a circulação econômica dentro da área esportiva, e isso envolve prefeituras, federações e atletas de todas as regiões do estado”.

O Paraná Combate 2021 vem sendo organizado desde agosto pela Paraná Esporte e os demais parceiros. Para o próximo ano, a expectativa é oferecer aos atletas uma competição com dias mais afastados, de duração de uma semana, que movimente ainda mais pessoas e que traga novos atletas para a modalidade. 

A programação completa do evento você confere neste link.