Paraná estreia com vitórias nos Jogos Escolares Brasileiros 03/11/2022 - 09:55

De 1º a 15 de novembro acontecem os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Rio de Janeiro, com a participação de delegações de todo o país. E o Paraná estreou na competição, nesta quarta-feira (02), em três modalidades e saiu na frente em todos os confrontos.

 

O estado chega aos JEBS com uma delegação composta por 283 participantes, entre alunos atletas, dirigentes e organizadores, disputando nas 17 modalidades deste evento esportivo. E, nas estreias do futsal, vôlei de praia e basquetebol, todas as equipes representantes conquistaram vitórias, tornando o Paraná invicto neste primeiro dia de competições.

 

 

Vôlei de Praia

Debaixo de muita chuva, a dupla masculina paranaense, Gabriel Campos e Gustavo Dela Justina, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, venceu os adversários do Rio Grande do Norte, por 2x1 com as parciais 17x21 21x12 e 15 a 11. “No ano passado, conquistamos o terceiro lugar, na série bronze, e nossa expectativa é dar o melhor de nós para alcançarmos uma posição ainda maior agora”, conta o aluno atleta, Gustavo.

Nesta quinta-feira (03), é a vez da estreia da dupla feminina, representando o estado, também do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, em jogo com Rondônia.

Futsal

Na modalidade futsal, o Paraná superou seus concorrentes nos primeiros jogos. Na disputa masculina, enfrentando a equipe do Amazonas, os meninos da Escola Santa Terezinha, de Ponta Grossa, venceram a partida por 4x2. O aluno atleta, Gabriel Verner Lossnitz, conta que é a primeira vez que participa da competição. “Nossa estreia foi boa e nós temos grandes chances de medalha e classificação para a série ouro”, ressalta o autor de dois gols da vitória.

As meninas do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, de Toledo, também jogaram e passearam na quadra, vencendo Roraima com o placar finalizado em 7x2.

Basquetebol

A equipe feminina de Foz do Iguaçu também dominou as quadras do primeiro dia do basquetebol nos JEBS. Em partida realizada com a equipe da Bahia, as paranaenses fecharam o jogo com o resultado de 61x02.

Vitória também no basquetebol masculino, em que o time de Castro, da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, disputou sua primeira partida na competição com o Maranhão e ganhou por 52x41.

A competição

Os Jogos Escolares Brasileiros reúnem, aproximadamente, 6 mil alunos atletas dos 27 estados brasileiros. As competições estão acontecendo no Parque Olímpico, Arena da Juventude e na Universidade da Força Aérea (Unifa).

OS JEBS são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e Secretaria Especial do Esporte. A delegação paranaense conta com o incentivo do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, Superintendência Geral do Esporte e com o apoio da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR).

 

COM/JEPS

Texto: Fernanda Pereira

Fotos: Erica Fernanda