Paraná está no circuito de competições nacionais de enduro equestre 25/11/2019 - 12:54

O terreno e clima paranaense favoráveis à prática do enduro equeste tornou a região de Ponta Grossa parada oficial do calendário nacional da modalidade. Sendo assim, no dia 7 de dezembro a cidade recebe a última etapa do Campeonato Paranaense que terá provas nacionais chanceladas pela Federação Equestre Internacional (FEI). No próximo ano, em abril, Ponta Grossa também vai sediar a última seletiva nacional que vale vagas para o Mundial na Itália. A modalidade está sendo cotada para integrar o calendário dos Jogos de Aventura e Natureza em 2020.

Com trilhas únicas e a beleza singular da região de Ponta Grossa, o Paraná tem se destacado cada vez mais no cenário do enduro nacional. Além disso, a cultura equestre, o clima de temperaturas amenas e as características do terreno proporcionam disputas agradáveis para cavalos e cavaleiros, comprovando que a região tem realmente um grande potencial para provas de nível internacional.

Segundo a FEI, o enduro é o esporte equestre que mais cresce ao redor do mundo. Hoje é praticado em 53 países onde são realizadas mais de 900 provas anualmente.

As provas do Campeonato Paranaense de Enduro contam com mais de 100 inscritos, de mais de cinco estados diferentes. A competição conta pontos para o ranking mundial na modalidade.

O Paraná também é destaque no cenário nacional com atletas que vêm obtendo resultados expressivos. Na V Etapa do Paulistão de Enduro Equestre e XIXX Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, realizada em agosto, o Estado foi representado por 13 conjuntos e destes, oito estiveram no pódio.

Resultados obtidos pela equipe do Paraná:
1° Lugar CEIYR/CENYR 1* 80 Km - Artur Leonel Ulsenheimer com RG KNIAZ (PSA)
2° Lugar CEI/CEN 2* 120 Km - João Leonel Antocheski com RG KRAB (PSA)
4° lugar CEIYR/CENYR 2* 120 Km - João Pedro Bornia Antocheski com JALES CRH (PSA)
2° Lugar CEI/CEN 1* 80 Km - João Leonel Antocheski com CORLAY ENDURANCE (PSA)
3° Lugar CEIYR/CENYR 1* 80 Km - João Pedro Bornia Antocheski com MACANHIS ENDURANCE (PSA)
 4° lugar Livre Curta Adulto 60 Km - Rogério Nunes de Oliveira com INFINITO DO RINCÃO DA QUERÊNCIA (CRIOULO)
4° Lugar Graduado Aulto PP 40 Km - Marcelo Ulsenheimer com OLGA CRH (PSA)
5° Lugar Graduado Jovem 40 Km - João Victor Ferreira da Silva com RG KAMIL (PSA)