Paraná é destaque em competições neste fim de semana 10/04/2023 - 13:09

Atletas do Paraná foram destaque em campeonatos nacionais e internacionais neste fim de semana. Confira os resultados:

Bárbara “Babi” Domingos - Sofia World Cup e Grand Prix de Ginástica Rítmica na França

Bárbara Domingos fez história ao ser a primeira ginasta brasileira a se classificar para uma final de Copa do Mundo e ficar entre as três melhores na prova de fita, conquistando a medalha de bronze na Sofia World Cup na Bulgária. No fim de semana, Babi ainda conquistou um ouro inédito para o Brasil no Grand Prix de Ginástica Rítmica que aconteceu em Thiais, na França, também na prova de fita.

A conquista histórica de Babi é reflexo do trabalho desempenhado junto à técnica, Márcia Naves. A atleta e a técnica treinam nas dependências da Secretaria de Estado do Esporte, em Curitiba, no Clube Agir. Babi comenta sobre as últimas conquistas: “Estou muito feliz com esse resultado na fita. Estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, e isso confirma que estamos, eu e minha treinadora, no caminho certo. Se continuar treinando como estou, e competindo bem, vamos conseguir o grande objetivo que é a conquista da vaga olímpica”*.

Ambas já foram bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, programa do Governo do Estado que destina bolsas a atletas e técnicos do Paraná. Bárbara já foi 10 vezes contemplada pelo programa e Márcia 8 vezes bolsista na categoria técnico. A atleta conta que o programa é muito importante para arcar com os custos do esporte. “Querendo ou não, é um esporte muito caro. No nível que eu cheguei agora, na seleção brasileira, tudo a gente precisa ter em dobro, dois arcos, duas bolas, duas fitas, mas o programa tem ajudado muito nisso”, finaliza.

Nesta semana, Bárbara compete na Copa do Mundo de Tashkent, no Uzbequistão. O Brasil também será representado pela paranaense de 15 anos, Maria Eduarda Alexandre. 

Ronan Cordeiro - Arena Games em Londres

O atleta do paratriatlon, Ronan Cordeiro participou do Arena Games, campeonato organizado pela Super League Triathlon e pela World Triathlon que aconteceu no último sábado (8) em Londres.

Ronan conquistou o ouro e foi o primeiro paratleta sulamericano a participar da competição, que contou com uma prova de 300 metros de natação, 10km de ciclismo e 2km de corrida.

Atualmente Ronan é incentivado pelo programa PROESPORTE e já foi 7 vezes bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. O atleta comenta o resultado e o apoio do estado: "Fiquei feliz demais com a minha marca e com o convite para participar desse evento incrível. Muito obrigado ao Governo do Estado por acreditar no meu trabalho desde o início e pelo apoio do projeto incrível, o PROESPORTE, sou muito grato por tudo”, finaliza.

Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 em Cascavel

Cascavel recebeu neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo sub-20. O torneio aconteceu no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo e garantiu vagas para o Campeonato Sul-Americano de Bogotá, que será realizado no período de 19 a 21 de maio. O evento contou com 710 atletas de 124 clubes, representando 21 estados do Brasil e o Distrito Federal. Dos clubes participantes, 12 foram do Paraná. 

Os paranaenses conquistaram um total de 31 medalhas, sendo 15 de ouro (melhor desempenho). O grande destaque foi Renan Gallina, que conquistou o lugar mais alto no pódio nos 100 e nos 200 metros rasos (com o tempo de 20.30, recorde da competição e a primeira marca do ano no mundo na top list da World Athletics) e acabou eleito o melhor atleta masculino da competição. Além dele, Elias Oliveira também conquistou múltiplas medalhas de ouro, ajudando o Paraná a assegurar a segunda melhor colocação no masculino.

As meninas conquistaram 19 medalhas de ouro para o Paraná, com destaque para Julia Aparecida e Helena Mees, com duas cada. Ana Mees encerrou a participação com um ouro e uma prata. O Estado obteve a melhor campanha no feminino.

* Aspas retirada de www.ge.globo.br

GALERIA DE IMAGENS