Paraná disputará sete modalidades nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo 23/11/2021 - 08:58

Com uma delegação de 62 pessoas –atletas e dirigentes, o Paraná marca presença nas Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre os dias 23 e 26, os atletas representarão o estado em sete modalidades. São elas: atletismo masculino e feminino, natação masculino e feminino, goalball masculino, tênis de mesa masculino, parataekwondo feminino e masculino, judô masculino, basquete em cadeira de rodas (formato3x3) masculino.

Para um deslocamento seguro e seguindo os protocolos sanitários, três ônibus foram enviados de três regiões do Paraná. Um saiu de Cascavel, Guarapuava e Castro, outro iniciou a viagem em Maringá, Apucarana e Londrina. E também teve um ônibus com saída da capital para a terra da garoa.  A delegação chegou na segunda-feira, 22, na parte da tarde.

A chefe de delegação paranaense Margarete Ottobeli Gasperin afirma que a expectativas dos atletas é alta, pois ficaram dois anos sem essa competição por causa da pandemia. “Os representantes do Paraná são definidos através dos Jogos Escolares do Paraná. Os campeões são classificados para representar o estado. É gratificante ver a felicidade dos atletas por estarem tendo essa oportunidade”, enfatiza.  

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a inscrição de 851 atletas no total, de 24 unidades da federação – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia.  As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Na última edição, em 2019, mais de 1.200 atletas participaram da competição, que contou com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. 

GALERIA DE IMAGENS