Paraná conquista 48 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros 21/10/2021 - 07:27

A delegação do Paraná finalizou sua participação na 68ª dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) com 48 medalhas. Durante oito dias, os atletas do Paraná puderam conviver com universitários de 400 instituições dos 25 estados e do Distrito Federal.

Para participar da etapa nacional, os estudantes disputaram os Jogos Universitários do Paraná (JUPS) em agosto deste ano, em Apucarana – competição realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). O evento marcou a retomada do esporte no Estado do Paraná e teve a participação de 50 equipes, de 11 universidades com mais de 500 pessoas envolvidas – entre atletas, dirigentes e árbitros. 

“Reuniu em Brasília mais de 3500 estudantes-universitários, representando 27 federações do Brasil e instituições de ensino. Essa competição foi um resgate do movimento esportivo universitário pós-pandemia. Além da oportunidade de integração e busca por resultados esportivos, é preciso lembrar 3500 estudantes estão no ensino superior e alguns têm essa oportunidade por meio de bolsas de estudo. É importante os estudantes pensarem no seu futuro depois da fase esportiva, assim contribuindo para a sociedade”, destaca o presidente da FPDU, Ney de Lucca Mecking.

Com 143 membros – entre atletas, técnicos e dirigentes -, o Paraná medalhou nas modalidades: atletismo, judô, karatê, natação, handebol, futsal, voleibol, basquetebol.  Foram 13 medalhas de ouro, 19 de prata e 16 de bronze.

GERAÇÃO OLÍMPICA -  Entre os atletas, está Alessandra Marchioro veterana na competição e bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ela está no último ano de educação física pela Unicesumar-PR. Voltou para Curitiba com cinco medalhas pela natação: prata - 50 metros peito, prata - 50 metros livre, prata - revezamento 4x100 metros livre; bronze – revezamento 4x100 medley e bronze revezamento 4 x 200 metros livre.  
“Ser atleta é muito difícil. São muitos gastos e muita abdicação. A faculdade ajuda com uma bolsa de 100% e na rotina de viagens com competições. A bolsa do programa Geração Olímpica me ajuda muito. Nos últimos tempos, principalmente na época de pandemia, a bolsa me ajudou absurdamente para custear meus gastos”, explica Alessandra.
NO JUBS, seis bolsistas do maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Cope conquistaram 14 medalhas para o Paraná. Entre as modalidades de atletismo e natação.

PRÓXIMA ETAPA - A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) confirmou que os Jogos Mundiais Universitários Chegdu 2021 não será realizada este ano. Agora, o maior evento multiesportivo para estudantes atletas está programada para acontecer entre 26 de junho e 7 de julho de 2022, na China.

 

>>>>>> Confira as medalhas conquistas pela Delegação do Paraná

GALERIA DE IMAGENS