Paraná conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo 05/10/2021 - 09:58

Seis ouros, seis pratas e cincos bronzes esses foram os resultados dos atletas do Paraná no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo que ocorreu no último final de semana no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel. O evento tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, da Federação de Atletismo do Paraná (FAP) e da Prefeitura de Cascavel.

Somando as conquistas, a delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação com 17 medalhas. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação.  No feminino, foram oito medalhas e terceira classificação geral. Já no masculino foram nove medalhas e a segunda colocação geral.

A primeira medalha paranaense veio nos 1000 metros com obstáculos com Juliany Francisca da Costa, do Geração Atletismo Cianorte. Com a marca de 3 minutos, 29 segundos e 53 milésimos, Juliany conquistou o ouro.  A delegação também subiu ao pódio com salto triplo, lançamento de disco, 100 metros com barreira, salto em altura, pentatlo, lançamento de martelo, arremesso de peso, 250 metros, 300 metros com barreira e 4x75 metros.

Entre os 17 atletas que medalharam, três são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica: Lucas Fracaroli, Letícia Evelyn Lopes e Luís Felipe Albilio Gomes Barbosa.  O programa é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel.

CNTA -  O CNTA foi inaugurado em fevereiro deste ano. Com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, o centro recebeu seu primeiro grande evento nacional após a paralisação das atividades esportivas por conta da pandemia de COVID-19.

Nesse evento, o CNTA recebeu 480 atletas, 102 clubes, 17 Estados e o Distrito Federal. Com 96 medalhas em provas individuais, o evento teve cerca de 19 horas de transmissão.

Com um investimento total de R$ 21.392.968,10, sendo 70% do montante proveniente do Governo Federal e 30% do Governo do Estado, a instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 m² e área construída de 8.000 m², contendo guarita, alojamento, arquibancada, pista de aquecimento coberta, área de fisioterapia e pista de padrão internacional, regido pelas normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo - IAAF (sigla em inglês).

Confira a lista de atletas do Paraná com medalhas:

ATLETA MODALIDADE MEDALHA  CLUBE
 Juliany Francisca da Costa (FEM) 1000 metros com obstáculos Ouro Geração Atletismo Cianorte

Ana Beatriz Corassini (FEM)

Salto Triplo Bronze Instituo Foz

Lucas Fracaroli Matias (MASC)

Lançamento de Disco Bronze

ASEMPAR/Paranavaí

Thales Santos da Rosa (MASC) Salto Triplo Prata  Instituo Foz
Raissa Ramos Vieiras de Lima (FEM) Lançamento de Disco Prata  PM Colombo
Thales do Santos Rosa (MASC) 100 metros com barreiras Prata Instituto Foz
Eric Guedes Cardoso (MASC) Salto em Altura Ouro

ASEMPAR/Paranavaí

Eric Guedes Cardoso (MASC) Pentatlo  Bronze

ASEMPAR/Paranavaí

Kimberly Cristiny de Souza Assiz (FEM) Lançamento do Martelo Ouro Instituto Foz
Alberto Rodrigues dos Santos Filho (MASC) Arremesso de peso Ouro  IPEC
Laura Graeff  Borges Nunes (FEM) Pentatlo Bronze Geração Atletismo Cianorte
Luís Felipe A. Gomes Barbosa (MASC) Lançamento do Martelo Ouro IPEC
Leonardo de Paula Cirilo dos Santos (MASC) Lançamento do Martelo Bronze

ASEMPAR/Paranavaí

Amanda Miranda da Silva (FEM) 250 metros  Prata Geração Atletismo Cianorte
Amanda Miranda da Silva (FEM) 300 metros com barreira Ouro Geração Atletismo Cianorte

Elisa de Carvalho Pantoja da Silva

Laura Catharino dos Santos

Maria Eduarda Inoue Mendes

Letícia Evelyn Lopes

Revezamento 4x75 metros  Prata IPEC

 

GALERIA DE IMAGENS