Paraná Bom de Bola tem aumento de 30% na participação de atletas em comparação a primeira edição 09/06/2022 - 12:51

Em 2021 estreou uma nova competição de futebol de campo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte: o Paraná Bom de Bola, que engloba disputas entre seleções municipais em diferentes faixas etárias. A disputa engloba uma única modalidade em suas diversas categorias, além de desenvolver o futebol feminino.

A sua 1º edição teve um total de 300 equipes, sendo 24 no feminino e 116 no masculino sub-16, 116 equipes no sub-21 e 44 no master 50+ com um total de 6.534 atletas. Guaratuba, Carambeí, Cornélio Procópio, Florestópolis, Marialva, Umuarama, Goioerê, Planalto, Coronel Vivida, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon e Jardim Alegre foram as 12 cidades-sede. O evento esportivo seguiu os protocolos sanitários, com diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nas competições, staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva do estado.

Para o diretor de esportes da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano d'El Rei, a expectativa foi muito boa por ser a primeira vez do Paraná Bom de Bola, ainda mais no meio da pandemia. “A competição só teve a fase regional, por conta da impossibilidade de utilizar os alojamentos e refeitórios com um volume muito grande de pessoas, sendo esta a diferença entre a 1º e 2º edição'', afirma.

A 2º edição do Paraná Bom de Bola começou em maio em 12 cidades-sede: Campo Largo, Tibagi, Ribeirão do Pinhal, Cambira, Sarandi, Iporã, Boa Esperança, Corbélia, Verê, Quedas do Iguaçu, Missal e Marilândia do Sul, com participação de 185 municípios. São mais de 10 mil atletas das categorias sub-16 (feminino e masculino) , sub-21 (masculino) e master (masculino). Ao todo serão 357 equipes competindo - 327 masculinas e 30 femininas.

A fase regional, que terminou no dia 5 de junho, foi dividida em quatro fins de semana. Os resultados desta etapa podem ser conferidos AQUI

Cristiano alerta que os cuidados contra a Covid-19 continuam sendo tomados em todas as etapas do Paraná Bom de Bola. “Seguimos com a proposta de avançar para as macrorregionais esse ano, onde os atletas irão ficar hospedados nos alojamentos mas ainda com todo cuidado e seguindo os protocolos que exigem o uso de máscaras e álcool em gel. Queremos evitar que o esporte possa ser um propagador de contaminação na realização de eventos públicos organizados pelo estado”, finaliza o diretor de esportes.

Os campeões da fase regional irão disputar a fase macrorregional, entre os dias 29,30 e 31 de julho, em São Mateus do Sul, Arapongas, Moreira Sales e Palotina.

O coordenador dos Jogos de Rendimento do Paraná, Emerson Venturini “Milico” está com uma expectativa muito grande. “Esse ano tivemos um acréscimo de 30% de municípios inscritos em relação ao ano de 2021. É um indicador de que a competição recém criada já é um sucesso”, afirma.

A fase final acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro no município de Goioerê.

SOBRE O PARANÁ BOM DE BOLA - Criado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição de futebol de campo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, e engloba disputas entre seleções municipais em diferentes faixas etárias, e acontece em três fases: regionais, macrorregionais e finais.