PARAJAPS: Após muitas emoções, foram definidos os campeões do handebol CR e DI 24/06/2019 - 09:00

Emoção não faltou nas partidas de handebol na 8ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná em Londrina. Nas categorias cadeira de rodas (CR) e deficiência intelectual (DI), as equipes entraram em quadra durante os quatro dias de competição mostrando muita garra, união e, principalmente, respeito entre os adversários. No final, Toledo comemorou duas vezes e Ibiporã ficou com o título do handebol DI.

Campeões do handebol CR e DI

Pódio do Handebol CR masculino. (Foto: Thaise Oliveira/Esporte Paraná)

Handebol deficiência intelectual
Ibiporã, Cascavel, Maringá e São Miguel do Iguaçu foram os times que disputaram o título do handebol, categoria deficiência intelectual, durante os PARAJAPS deste ano. Com três vitórias durante a competição, a cidade de Ibiporã terminou a participação invicta e com a medalha de ouro no peito. "Foi corrido, deixamos de lado a prova de atletismo que era no mesmo horário para jogar aqui, e valeu a pena. Já participei outras vezes dos PARAJAPS, estamos sempre treinando e eu gosto muito de jogar", disse o capitão Claudemir, o Cebolinha.

Confira a campanha do campeão:
Ibiporã 14x0 São Miguel do Iguaçu
Ibiporã 2x0 Maringá
Ibiporã 6x2 Cascavel

Classificação Handebol DI
1º lugar: Ibiporã
2ª lugar: Cascavel
3ª lugar: Maringá

Handebol em cadeira de rodas
Pelo feminino, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Corbélia fizeram parte do grupo único da categoria. Ao final, após vencer os dois adversários, Toledo sagrou-se, neste sábado (22), pentacampeão dos PARAJAJAPS (2013, 2014, 2017, 2018 e 2019). "Toda final de PARAJAPS a gente joga com raça, com vontade. É sempre difícil, mas como estou há 10 anos jogando, consigo manter a calma. A emoção de conquistar mais um título é muito grande", disse a capitã Vanderléia Gimenes.

Classificação Handebol CR feminino
1º lugar: Toledo
2ª lugar: Marechal Cândido Rondon
3ª lugar: Corbélia

Pelo masculino, Marechal Cândido Rondon, Cianorte, Maringá, Toledo, São Miguel do Iguaçu e Cascavel tiveram uma agenda de jogos maior. Em dois grupos, as equipes realizaram os confrontos classificando os dois melhores colocados de cada chave. No sábado (22), pela semifinal, Toledo e Maringá venceram as partidas por 2 a 0.

Na grande decisão, realizada neste domingo (23), Toledo ficou com o troféu de ouro após uma partida eletrizante. No primeiro tempo, a equipe venceu por 7 a 3. Na etapa complementar, vitória de Maringá por 5 a 4. E por fim, vitória suada de Toledo por 3 a 2. "Entramos jogando com bastante calma. No primeiro jogo nessa competição entramos mais afobados e acabamos perdendo. Com a derrota vimos os nossos pontos fracos,  trabalhamos em cima disso e conseguimos superar as nossas limitações", disse o atleta Luiz Henrique.

Luiz Henrique que é goleiro, e também auxilia no ataque marcando alguns gols, afirmou que além do time de Maringá, um grande adversário na final foi a lesão no braço direito. "No jogo contra São Miguel, em uma defesa, acabei tirando o cotovelo do lugar. Hoje, no aquecimento, peguei duas bolas no aquecimento e acabei sentindo.  No final do segundo tempo já não estava aguentando mais, então não sei como terminei a partida. Toda a estrutura nos ajudou a relaxar mais. As acomodações foram melhores, a alimentação foi muito boa. Só temos a agradecer por todo o apoio deste ano", finalizou.

Classificação Handebol CR masculino
1º lugar: Toledo
2ª lugar: Marechal Cândido Rondon
3ª lugar: Cascavel

Estreando na competição como técnica responsável pelas equipes toledanas , Evelin Ignácio falou sobre como foi estar à beira da quadra em mais dois títulos estaduais . "Aqui foi uma batalha, o PARAJAPS é uma competição importante para nós. Sou muito ansiosa, mas sempre tento passar tranquilidade. Temos times experientes, só precisamos manter a calma para encaixar tudo e foi o que eu pedi durante os jogos".

Pensando no aumento e fortalecimento da categoria no estado, Evelin deixou aberto um convite para os interessados. "Temos a Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas, é um projeto social e todos estão convidados para jogar. Trabalhamos sempre para a evolução do esporte, principalmente na categoria feminina", afirmou a comandante.

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado com o apoio do município de Londrina.

Acompanhe a fanpage: www.facebook.com/jogosabertospr/

COM/PARAJAPS
Thaise Oliveira
thaiseoliveira@live.com

GALERIA DE IMAGENS