Ouro no Pan de Ginástica Rítmica e Jogos Escolares movimentaram o esporte do Paraná no feriado 13/06/2023 - 08:36

Fim de semana do esporte foi marcado por fase macrorregional dos Jogos Escolares, Brasileirão de Kickboxing, Pan-americano de Ginástica rítmica e Jogos de Aventura e Natureza no norte do estado, confira agora os destaques dos eventos:

69º Jogos Escolares do Paraná - Fase Macrorregional

A fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares do Paraná aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho em oito municípios do estado (Curitiba, Palmeira, Pato Branco, Corbélia, Pérola, Jandaia do Sul, Arapoti e Goioerê). A competição faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação, com o apoio das Prefeituras Municipais e os Núcleos Regionais da Educação.

O evento contou com a participação de 18 mil pessoas entre alunos-atletas e técnicos de 289 municípios, que competiram nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

Os classificados nessa etapa dos JEPS vão para a fase final da competição, que acontece em duas cidades: Maringá (para atletas de 15 a 17 anos) entre os dias 14 a 22 de julho e Apucarana (para atletas de 12 a 14 anos) entre os dias 5 a 22 de agosto. 

O diretor de esportes da SEES, Cristiano Barros fala sobre a participação na fase final dos JEPS: “Teremos uma grande participação em ambas as etapas de Maringá e Apucarana, serão em torno de 6 mil atletas”. Barros comenta sobre a preparação para as competições “ É um volume muito grande de atletas, então já estamos trabalhando para oferecer as melhores estruturas, antecipamos as conversas com os municípios para facilitar a chegada na data do evento com tudo em ordem para todos”, finaliza.

Os campeões dos Jogos Escolares representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Campeonato Brasileiro de Kickboxing - Ginásio do Tarumã

Entre os dias 8 e 11 de junho, o Ginásio do Tarumã foi palco do Campeonato Brasileido de Kickboxing (adulto e sub-17). O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

O campeonato contou com a presença do tricampeão mundial da modalidade, o paranaense Célio Rodrigues, e reuniu 1.500 atletas de 19 estados do Brasil.

O diretor de grandes eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado comenta que eventos como o desse final de semana mostram a força do Paraná no âmbito do esporte “Um evento dessa magnitude, realmente consolida o estado do Paraná na rota de grandes eventos e para nós a parceria com o município e as confederações é mais um passo para o desenvolvimento de eventos de alto rendimento. A magia do evento como entretenimento, desenvolvimento econômico, turismo esportivo, participação das famílias.”

O Brasileirão de Kickboxing é considerado o maior evento da modalidade no continente americano, reconhecido pela World Association of Kickboxing Organization (WAKO) e garantiu pontuação para o ranking nacional, que classifica atletas para competições internacionais.

Campeonato Pan-americano de Ginástica Rítmica - Guadalajara, México

Guadalajara, no México, recebeu entre os dias 8 e 11 de junho o Campeonato Pan-americano de Ginástica Rítmica. Quatro paranaenses fizeram parte da seleção brasileira que participou da competição, todas atletas contempladas na edição de 2023 do programa Geração Olímpica e Paralímpica.

Na Categoria Individual Adulto, Bárbara Domingos ficou conquistou o primeiro lugar no individual geral, na fita e nas maças e conquistou o segundo lugar no arco.

Na categoria Conjunto Adulto, Giovanna Silva e Nicole Pircio representaram o Paraná, e junto de mais três atletas brasileiras conquistaram o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no conjunto misto.

A ginasta Yumi Moriyama representou o Paraná na categoria Conjunto Juvenil, e conquistou o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no de cinco bolas. Ao todo, as paranaenses conquistaram juntas 10 medalhas.

Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, o Brasil tem se mostrado cada vez mais uma potência na modalidade: Foram dias bem intensos, mas muito satisfatórios porque o nosso continente tem um alto nível de desenvolvimento na ginástica rítmica e o nosso país é hoje o protagonista”. Márcia ainda comenta sobre o caminho para a vaga olímpica: “Conquistamos duas vagas para o campeonato mundial na categoria individual adulto, o conjunto já estava classificado e agora e vamos com tudo para conseguir uma vaga olímpica com a Babi, para a Giovanna e para a Nicole. Temos uma boa porcentagem de paranaenses na seleção brasileira, porque também temos a Camila e a Bruna, que são treinadoras.”

Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Norte em Primeiro de Maio

Nos dias 10 e 11 de junho, o município de Primeiro de Maio recebeu o Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, que faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Norte. 

O objetivo do evento foi motivar e desenvolver a modalidade no estado. A competição foi dividida em três categorias: Aventura (50km), Discovery (20km) e MTB Adventure (40km).O evento foi organizado pelo Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura Municipal e da Federação de Corridas de Aventura do Paraná (FECAP) e contou com a presença de mais de 140 atletas.

O Paranaense de Corrida de Aventura encerrou a etapa norte dos JANS, a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza será o Festival de Inverno, no litoral.

Tiago Campos, diretor de inovação da Secretaria do Esporte comenta sobre o planejamento para a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza: “Nós finalizamos agora com chave de ouro a etapa norte dos JANS, foi um sucesso total com o lançamento do Festival da Família e dos Jogos Indígenas e agora estamos nos preparando para o Festival de Inverno que acontece em julho no litoral e vai contar com várias modalidade esportivas, atrações culturais para atender a comunidade paranaense."

 

GALERIA DE IMAGENS