Novo Parque Esportivo é inaugurado em Curitiba 05/02/2019 - 12:10

Os moradores do Sítio Cercado, um dos bairros mais populosos de Curitiba, ganharam neste sábado (02) um Parque Esportivo, com quadra de futebol com grama sintética, pista de skate com oito obstáculos, quadra de basquete 3 por 3 e pista de caminhada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou o novo espaço, junto com o prefeito Rafael Greca e com o presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o presidente da Paraná Esporte, Helio Wirbiski, inauguraram neste sábado (02) um parque esportivo no Bairro Novo. A estrutura conta com quadra de futebol com grama sintética, pista de skate com oito obstáculos e quadra poliesportiva. Curitiba,02/02/2019   -  Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Ratinho Junior explicou que a ideia é colocar as estruturas em áreas com baixo IDH ou próximo a escolas, para que elas possam ser aproveitadas em atividades de contraturno.

“São revitalizações de praças de bairros importantes de várias cidades. Além de ser um espaço de lazer, a ideia é que se torne um instrumento de ressocialização, para que  a criançada possa usar fora do horário escolar para fazer atividades físicas”, afirmou o governador.

O Governo do Estado investiu R$ 470 mil na construção do Parque Esportivo. O espaço fica na Praça Napoleão Cortes Júnior Filho, ao lado da Unidade de Saúde João Cândido. Beneficiará principalmente os alunos da Escola Estadual Guido Arzua, a maior da região com quase dois mil alunos, e também a comunidade. "Todo equipamento esportivo terá sua liberação atrelada a uma política pública do esporte", informa o presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, que completou informando que seis escolas serão beneficiadas com a nova unidade do Bairro Novo, no Sítio Cercado.

Wirbiski ainda comentou que o projeto Maestro da Bola, idealizado pelo ex-jogador Ricardinho, usará o espaço para suas atividades de contraturno. "Hoje são 1.200 jovens atendidos em Curitiba pelo projeto e com essa parceria chegaremos a 3 mil crianças em todo o Paraná".

O prefeito Rafael Greca afirmou que os novos equipamentos dão vida nova à praça. “É uma praça renovada, que agora se transforma em um ponto de lazer e educação para o esporte e para a cultura”, disse.

CAMPEONATO — A entrega foi animada pela Banda Lyra de Curitiba. A prefeitura promoveu atividades dos Jogos do Piá, campeonato de futebol em grama sintética, torneio de basquete, campeonato de skate. Teve jogos gigantes e brinquedos infláveis para crianças e tintas para grafite.

A moradora do Xaxim Cássia Fagundes Ângelo acompanhou o filho Arthur, de nove anos, na estreia do campo de grama sintética. “Ele estava muito animado e nós adoramos. Tem que aproveitar muito, porque a atividade física é importante para a saúde. Meu filho ama”, disse. “Eu jogo na escola, mas nas férias não tem onde jogar. E agora tem esse projeto para eu participar”, contou Arthur.

Antony Bertoco tem 16 anos e anda de skate há 15, mas não tinha um lugar apropriado para a prática perto de casa. “Aqui é melhor do que ir para o Centro para andar. No lugar mais próximo estavam roubando os obstáculos, aqui está bem melhor”, disse.

ESPAÇOS – O Parque Esportivo de Curitiba faz parte de uma série de espaços para atividades esportivas e recreação que o Governo do Estado está implantando. São 312 estruturas, entre Arenas Esportivas (campo de futebol) e Parques Esportivos (que contempla campinho, pista de skate, caminhada e basquete 3 por 3).

Os equipamentos vêm em dois contêineres, que depois da instalação são acoplados à estrutura para servir como vestuário ou em outras funções. São 224 Arenas Esportivas já encaminhadas aos municípios, das quais 154 já instaladas, e 88 Parques Esportivos, sendo 36 instalados.

A instalação dos equipamentos depende do apoio dos municípios, que são os responsáveis por preparar a base para a instalação dos equipamentos.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
facebook.com/governopr e pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho da Esporte Paraná em:
facebook.com/esportepr
instagram.com/esportepr