Natação em águas abertas, surf e pesca com caiaques agitam o Litoral neste fim de semana 21/02/2024 - 15:45

Três campeonatos vão movimentar o litoral paranaense neste fim de semana (24 e 25). Eles integram os Jogos de Aventura e Natureza e também a programação do Verão Maior Paraná, promovidos pelo Governo do Estado. A programação começa no sábado com o Torneio Interclubes de Caiaque, em Antonina, e o 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, em Matinhos. No domingo, Guaratuba recebe a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas.

A 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas tem 450 atletas já confirmados, além de 30 árbitros capacitados. O evento, que acontece na Praia Central de Guaratuba, tem entre seus objetivos marcar o cenário da natação em águas abertas no Sul do País.

Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, é dividido em quatro categorias, que iniciam nos seguintes horários: 5.000 metros, às 7h; 400 metros (Iniciante e PCD), às 9h30; 1.500 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior), às 10h10; e 750 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior, PCD), às 11h30.

Para garantir a segurança dos participantes, três barcos acompanharão toda a extensão da prova, enquanto jet skis e stand ups estarão à disposição para assegurar assistência imediata em caso de necessidade. E a expectativa é grande. A travessia retorna ao calendário após 12 anos. O destaque fica por conta de adição da prova de 5 km, desafiando os atletas em um circuito de aproximadamente 1.600 a 1650 metros, a ser completado em três voltas. Um limite máximo de 70 atletas foi estabelecido para garantir a segurança e a qualidade da experiência.

“Não dá para deixar de dimensionar o apoio do Corpo de Bombeiros que, com certeza, apoia toda a parte de segurança do Verão Maior Paraná, um ponto essencial definido durante a organização do evento”, diz Ederley Scremin, consultor técnico da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná.

Jackson de Almeida, coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná 2023/24 e dos Jogos de Aventura e Natureza, afirma que o intuito destas ações é dar continuidade às atrações para os veranistas. “O calendário esportivo ajudou a manter o Litoral muito movimento no começo deste ano”, destaca.

SURF NAS ONDAS – Matinhos recebe a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, no sábado e no domingo, no Balneário de Gaivotas. A competição contará com a mais de 120 atletas de diversas categorias, como Sub 12, Sub 14, Sub 14 Feminino, Sub 16, Sub 16 Feminino, Sub 18, Universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open Feminino e Open. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, em colaboração com a Hurley e da 30 Pés.

“A Federação Paranaense de Surf e a Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos (OCEAM) convidam a todos os atletas e entusiastas do esporte a participarem do campeonato”, destaca o presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99829-5160.

Os quatro primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e kits e todos os participantes têm direito à alimentação durante o evento.

PESCA – Antonina sediará o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. Com o sucesso das edições anteriores, a modalidade retorna aos Jogos de Aventura e Natureza, um evento esportivo em meio às belezas naturais da região. Este ano, a expectativa é de mais de 150 caiaques na prova.

O campeonato conta apenas com a categoria embarcações movidas a propulsão humana e tem como propósito central impulsionar a pesca esportiva, seguindo o princípio do pesque e solte da espécie robalo. Além disso, busca promover o turismo na cidade e disseminar a cultura da modalidade, enfatizando a importância da conservação ambiental.

Desde sua primeira edição, em 2020, o torneio tem se destacado pelo impacto no cenário esportivo do Estado. Naquele ano participaram 165 atletas, marcando o início de uma trajetória de sucesso. Em 2021, mesmo com muitos desafios por conta da pandemia de Covid-19, o evento reuniu cerca de 130 entusiastas, com todas as medidas para garantir a seguranças dos participantes.

“O torneio recebe elogios tanto dos participantes quanto dos moradores e comerciantes locais, consolidando-se como um marco no calendário esportivo do município”, ressalta o presidente da Apapec e organizador do evento, Fabiano Diniz.

O evento contará com diversas atividades para as famílias presentes, especialmente para as crianças, como piscina de bolinha, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, entre outras.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.