Na abertura dos PARAJAPS, governador Ratinho Junior destaca o esporte como prioridade máxima 21/06/2019 - 18:20

Na noite de quinta-feira (20) foi realizada a solenidade de abertura da oitava edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), no Ginásio do Colégio Vicente Rijo, em Londrina – cidade sede da competição em 2019. O governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, participou da cerimônia do evento que recebe, aproximadamente, 1.130 atletas paranaenses e 500 membros organizadores, árbitros e dirigentes.

.
Governador Carlos Massa Ratinho Junior, participou da cerimônia de abertura. (Foto: Thaise Oliveira/ Esporte Paraná)

A animação dos atletas tomou conta da abertura dos PARAJAPS. Neste ano, o evento esportivo bateu recorde de participação com 50 cidades sendo representadas. As 17 modalidades disputadas são: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal - deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol - deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

A cerimônia

O evento iniciou com a apresentação artística da Escola Especial Cesar Soriani (APAE) de Sertanópolis, que emocionou o público. Com a presença de várias autoridades locais, regionais e estaduais, a abertura teve a participação do lutador e campeão mundial de MMA, Wanderlei Silva, que esteve em Londrina no lançamento do projeto JAPS Combat, no qual tornou-se embaixador.
.
Wanderlei Silva junto com o Diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski. (Foto: Thaise Oliveira/ Esporte Paraná)

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, declarou, oficialmente, a abertura dos PARAJAPS, e destacou a importância que o Estado está dando para o paradesporto. "É um evento que tem um significado muito grande para o Estado do Paraná. No nosso governo, o esporte é prioridade máxima, para que jovens e adolescentes possam ter uma vida mais saudável, e também queremos fazer do Paraná um celeiro de bons atletas. Estou muito feliz de estar aqui, abrindo mais uma edição dessa competição tão importante", destacou ele, durante a abertura.

Seguindo o protocolo da cerimônia, outro momento marcante foi a entrada do fogo simbólico, conduzido pelo atleta da paracanoagem e campeão mundial, Igor Tofalini, que também acendeu a pira olímpica. “Para mim, é um privilégio participar dos PARAJAPS, estar conduzindo a tocha e acender a pira neste grande evento que o Estado faz com todas as modalidades paradesportivas. É a segunda vez que participo desta cerimônia e é muito gratificante poder estar aqui, poder estar junto com os outros atletas. A gente acaba sendo espelho para eles, principalmente, para os mais jovens que estão em outras modalidades competindo. Então, fico muito feliz, e agradecido pela oportunidade, novamente”, descreve ele.

.
Atleta Igor Tofalini acendeu a pira olímpica. (Foto: Thaise Oliveira/ Esporte Paraná)

Tofalini, que é tetracampeão dos PARAJAPS, é natural de Cambé, mas mora e compete por Londrina. “Tudo começou aqui em Londrina. O primeiro evento foi o PARAJAPS e é muito marcante para mim, pois fico lembrando de toda a minha trajetória no esporte”. O paracanoísta disputa suas provas no sábado (22), no Lago Igapó – local da competição de paracanoagem nestes Jogos. Igor disse estar bem focado e que treinou bastante para ter um bom resultado.

Dando sequência à solenidade, a tetracampeã paranaense e campeã brasileira de paracanoagem em 2018, nos 200 e 500 metros, Brenda Fernandes de Almeida, foi a responsável pelo juramento do atleta. A abertura foi encerrada com a apresentação circense de um grupo da Associação Flávia Cristina, de Londrina.

Londrina, sede dos PARAJAPS cinco vezes

Esta é a quinta vez que Londrina sedia a competição, sendo a segunda consecutiva. O município também já se candidatou para receber os PARAJAPS no ano que vem. Para Fernando Madureira, presidente da Fundação de Esportes de Londrina, é uma grande satisfação trazer este evento de novo na cidade. “É uma grande honra porque, além da gente estar desafiando a cidade e, também, a nossa gestão da Fundação, mostrando a capacidade da equipe, nós estamos dando nova oportunidade para os paratletas estarem se apresentando, competindo”, comenta ele.

.
Fernando Madureira, presidente da Fundação de Esportes de Londrina. (Foto: Thaise Oliveira/ Esporte Paraná)

Madureira observa que o paradesporto é “emocionante porque é uma superinclusão destes atletas, dando qualidade de vida, espaço de igualdade para eles. Então, a ideia nossa é cada vez ampliar, investir nestes paratletas, para que o pessoal tenha uma vida diferenciada”, conclui.

Curitiba, campeã geral em todas as edições

A cidade que é a capital paranaense, Curitiba, possui a maior delegação dos PARAJAPS com 216 membros. A cidade participou de todas as edições desta competição. Segundo Vitor Broka, chefe do grupo, a finalidade principal não é sair com o maior número de vitórias e medalhas, mas sim, promover a prática esportiva. “Nosso objetivo é fazer com que o pessoal venha, participe com alegria e entusiasmo. Que saia de casa e que fomente o esporte, a atividade física, o bem estar, a sociabilização dos paratletas. Este é o nosso primeiro objetivo”, esclarece ele.

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado com o apoio do município de Londrina.
Acompanhe a nossa fanpage: www.facebook.com/jogosabertospr/

COM/PARAJAPS
Fernanda Hraber e Rafael Souza