Maringá recebe a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 09/03/2023 - 10:05

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia está de volta ao Paraná. A primeira etapa da competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) começou ontem (8) na cidade de Maringá, marcando o retorno do torneio às quadras do estado após 7 anos. O tradicional evento está de cara nova e pronto para receber os melhores atletas da modalidade em todo o país.

Criado em 1991, o Circuito teve grande importância na popularização e no desenvolvimento do esporte em diferentes regiões. Após quase uma década, o Governo do Estado do Paraná e a CBV acreditam que é o momento de retomar a parceria de tanto sucesso. 

O presidente da Federação Paranaense de Vôlei (FPV), Jandrey Vicentin, afirma que Maringá é um dos principais pólos de desenvolvimento do vôlei de praia no Brasil. “O Paraná também tem um excelente Circuito do sub-15 ao Master. O retorno do evento depois de sete anos é um prêmio ao trabalho que já deu medalhas olímpicas e tantos títulos mundiais ao Brasil”, lembra.

A história vitoriosa do Paraná no circuito nacional está ligada principalmente ao nome do curitibano Emanuel Rego, maior campeão de todos os tempos com 8 medalhas de ouro. No feminino, Ágatha Bednarczuk já conquistou a primeira colocação em três oportunidades. Ambos são medalhistas olímpicos.

Segundo o Diretor de Infraestrutura e Projetos da Secretaria do Esporte, Clésio Prado, o evento é relevante não apenas por ser o maior da modalidade, mas também por ser uma forma de atrair jovens e gerar entretenimento. “O plano de governo cria dentro da pasta do esporte um departamento para captar grandes eventos - esse é o primeiro deles. Além do fomento, o Circuito dá aos atletas oportunidade de evolução e aproxima as famílias de ídolos como atletas olímpicos e campeões mundiais”, completa.

O secretário Helio Wirbiski acredita que o apoio ao esporte, cultura e segurança traz benefícios à economia das cidades: “Indiretamente, somando treinadores e famílias, o evento contará com mais de 600 pessoas. O esporte é indutor do turismo. Parabenizo também o prefeito Ulisses Maia, que é grande apoiador do esporte paranaense”. De acordo com Wirbiski, o Paraná vai receber mais de 30 eventos ao longo do ano, fortalecendo a economia de todo o Estado.

Atrair eventos de grande porte vai de encontro às demais ações da atual gestão. O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá a participação de atletas oriundos de programas de apoio e investimento da Secretaria do Esporte, como o Geração Olímpica e o Proesporte.

ENTENDA O REGULAMENTO

40 duplas masculinas e 40 femininas se enfrentaram ontem. Delas, 16 de cada time se classificaram e se juntaram a outras 8 vindas do Ranking de entrada. As 24 duplas disputam o Torneio Principal, que tem início hoje (8). Na sexta-feira (9) começa outro torneio - o Top 12 - no qual participam as 12 duplas melhores ranqueadas nacionalmente. Esse formato conta com a participação de Ágatha e Rebecca.

ONDE: Vila Olímpica de Maringá (Av. Duque de Caxias, 1368 - Zona 7)

QUANDO: 8 a 12 de março

A entrada é gratuita.

 

GALERIA DE IMAGENS