Maringá fica com 1º lugar no parataekwondo 21/06/2019 - 19:10

As disputas de parataekwondo aconteceram na manhã de sexta-feira (21), sob o tatame do Centro de Treinamento Associação Madureira de Taekwondo, em Londrina. Ao todo, 12 atletas das cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Cascavel disputaram a modalidade nesta edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS). Na classificação geral, os maringaenses levaram os troféus no masculino e feminino.

As sete provas que valiam medalhas iniciaram às 8h30. O parataekwondo dos PARAJAPS teve três categorias: classe P10 de deficientes visuais, P20 de deficientes intelectuais e k40 de deficientes físicos. Disputaram quatro atletas nas categorias femininas e oito, masculinas.

Na classificação geral feminina, Curitiba ficou na terceira colocação. Os atletas de Londrina conquistaram o segundo lugar e, a grande vencedora, foi a cidade de Maringá com 14 pontos. Na classificação masculina, Curitiba e Maringá (36 pontos) se mantiveram na mesma posição. Já, o segundo lugar passou para Cascavel.

Atleta na briga por valorização, vaga na seleção e Paralimpíadas

De Curitiba, o atleta Henrique Dias Saskoski, veio aos PARAPAJS de Londrina e levou para a casa mais uma medalha de ouro na categoria de deficiência física. Em 2018, Saskoski já havia participado dos Jogos e conta que, agora, está praticamente classificado para o campeonato brasileiro, pelos resultados que tem conquistado. “Vou tentar conseguir vaga para a seleção brasileira. Faz nove anos que treino esta modalidade e participo de competições”.
.
Henrique Dias Saskoski, de Curitiba, participa dos PARAJAPS pela segunda vez. Foto: Fernanda Hraber 

Henrique, que teve uma luta muito disputada nestes PARAJAPS, busca, por meio de seu trabalho, mais reconhecimento ao paradesporto. “A gente treina não só para ser disputado, mas para conseguir o nosso objetivo, pois acho que a categoria paralímpica ainda é bem desvalorizada. Então, queremos evoluir, cada vez mais, porque nos esforçamos para isso”, afirmou o atleta.

Ele relata que, quando iniciou a carreira, não havia o parataekwondo para Henrique disputar. “Então, eu ia fazer apresentação no taekwondo para conseguir chamar mais atenção da federação para abrir uma vaga para nós. E a gente nunca desistiu porque uma hora iríamos conseguir chegar na seleção. E este é o objetivo!”, relatou o paradesportista.

Resultados

Confira todos os resultados finais das disputas da modalidade parataekwondo em: www.jogosabertos.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/2019_pj_ldna_coletanea_parataekwondo.pdf

Modalidade nas Paralimpíadas de 2020

O ano de 2020 será muito especial para o Parataekwondo, pois será a estreia da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Toquio, junto com o parabadminton. No total, serão disputadas 22 modalidades paralímpicas. O evento inicia no dia 25 de agosto com o encerramento previsto para o dia 6 de setembro de 2020.

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado com o apoio do município de Londrina.

Acompanhe a nossa fanpage: www.facebook.com/jogosabertospr/

COM/PARAJAPS
Fernanda Hraber
fernanda.hraber@hotmail.com


GALERIA DE IMAGENS